O ano de 2022 foi um ano bastante bombástico para o mundo dos jogos. Desde o primeiro semestre, os lançamentos têm marcado eras diferentes que são impossíveis de esquecer. E caso você pense que eu estou exagerando, por que não fazemos uma linha do tempo?
Elden Ring, Horizon Forbidden West, Sifu, Stray – expansão de Cyberpunk 2077 que acabou com todos os bugs. Sem falar no lançamento do jogo mais esperado do ano, God Of War: Ragnarök. Agora que a grande maiora dos jogos já foram nomeados para o TGA, é hora de deixar a nova era de games chegar.
Confira com a gente a lista de 23 jogos que irão bombar em 2023!
1. Resident Evil 4 (Remake)
Com certeza, um dos jogos mais esperados do ano que vem é Resident Evil 4: Remake. O jogo que inovou o cenário gamer em tantas àreas irá ganhar uma versão remasterizada com gráficos melhores e jogabilidade aprimorada.
Na história que todos conhecemos, o agente especial do governo dos Estados Unidos, Leon S. Kennedy é enviado em uma missão para resgatar a filha do presidente. Uma vez lá, sua luta contra hordas inteiras de criaturas e soldados hostis servirão de palco para um dos maiores survivor horror dos tempos.
Como título que ainda mora no coração dos fãs de RE, o jogo chega aos consoles no dia 24 de março de 2023 com disponibilidade para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox Series e PC.
2. Redfall
A Arkane está trazendo um dos seus jogos mais ambiciosos de todos os tempos. E com uma pegada vampiríca ainda!
No jogo de tiro em primeira pessoa da desenvolvedora francesa, você e um grupo de caçadores especializados e dominadores em magia enfrentarão uma horda de vampiros especiais. Os sugadores de sangue fazem parte de um experimento que deu super-errado e transformou boa parte da população em criaturas noturnas com poderes psíquicos.
Com um vazamento de imagens que chegou logo cedo nesse ano, é esperado que o jogo seja um exclusivo para Xbox, Xbox Series e PC.
3. S.T.A.L.K.E.R 2: Heart of Chornobyl
Um dos maiores jogos de tiro aguardados para o ano era S.T.A.L.K.E.R 2 – Heart of Chornobyl da ucraniana GSC Games World. Infelizmente, devido a guerra na Ucrânia e vários outros fatores, o jogo não veio aí e ainda desembolsou boa parte dos compradores que obtiveram o jogo pela Microsoft.
Inspirado na zona contaminada de Chernobyl, esse horror territorial traz o personagem Skif para uma área onde a contaminação radioativa causou diversas modificações, gerando assim diversos fenômenos sobrenaturais no local.
Espere por um grande mundo aberto repleto de armas de mais de trinta tipos. O jogo estreará com disponibilidade para Xbox Series e PC.
4. Atomic Heart
Descrito como o novo “BioShock”, Atomic Heart é uma das maiores promessas do ano que vem.
Ambicioso, o jogo se passa em uma Rússia paralela de 1955, onde máquinas existem para ajudar em trabalhos agrícolas. Quando o lugar fica em silêncio por um bom tempo – sem qualquer sinal para o mundo exterior – o agente secreto da KGB, Major Nechaev é enviado para investigar sua inatividade.
É claro que com essa premissa o jogo deixa bem claro que você terá como adversários uma rebelião de máquinas das mais apavorantes a perigosas.
O game da Mindfish foi confirmado para o dia 21 de fevereiro para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC.
5. Starfield
A estreia da Bethesda no sci-fi virá com Starfield, uma aventura espacial focada no mistério da existência.
O ano do jogo é 2330 e você é um tripulante espacial em uma missão de exploração em tanto a outros povos do espaço. Ao encontrar a Constelação, a última equipe de exploradores do universo, sua aventura por diversas colônias do espaço só está prestes a começar. Acompanhado de Vasco, o jogo promete uma jogabilidade de mundo aberto com missões e combates contra “piratas espaciais”.
Com um sistema inovador que permite construir o background dos seus personagens do zero, o game deve chegar em algum momento de 2023 com exclusividade para Xbox Series e PC.
6. Hogwarts Legacy
Inspirado no grande universo criado por J.K. Rowling, Hogwarts Legacy transportará o mundo gamer para dentro da maior escola de bruxos do mundo.
Sem o conhecido trio de personagens que tanto conhecemos, o game promete revitalizar a franquia trazendo uma diferença enorme de etnia, além de uma aventura libertadora com muita aula, jogos de quadribol e magia.
Hogwarts Legacy chega no dia 10 de fevereiro de 2023 para PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC.
7. Hell Is Us
Jogo de ação e aventura em 3ªa pessoa, Hell is Us é uma novidade interessante para 2023.
Desenvolvido pela Nacon, Hell is Us explora o lado sombrio da humanidade em um país isolado e devastado pela Guerra Civil. Nele será preciso desvender os segredos de um mundo semi-aberto enquanto serra ao meio misteriosas criaturas que estão à espreita.
O game promete investir na quinta geração da engenharia da Epic Games, a Unreal Egine 5, para a criação dos gráficos do jogo, o que certamente tornará os visuais de alto nível.
Hell is Us chega em algum momento de 2023 para PlayStation 5, Xbox Series e PC.
8. Hellblade 2
E de Unreal Engine 5, Senua’s Saga: Hellblade II entende muito bem.
O jogo da desenvolvedora Ninja Theory que em sua primeira entrada impressionou pelos visuais e realismo virá com um novo capítulo para a saga de Senua. Dessa vez, a moça terá que liderar o exército contra as forças nortenhas que invadiram a sua terra.
Em um comentário totalmente inusitado, a Ninja T informou aos fãs que graças a Unreal até as fezes dos pássaros ficarão realistas. Eita!
Sem data de lançamento ainda, o game irá surpreender a todos ano que vem com um lançamento para Xbox Series e PC. O game também chega ao Game Pass no dia do lançamento.
9. Wronged Us
Anunciado desde 2021, Wronged Us é o survivor horror da Delusional Studios previsto para o próximo ano.
No game, você deverá ser corajoso o suficiente para encarar uma cidade tenebrosa recheada de monstros e mistérios a serem resolvidos.
Com insprações em Silent Hill (na atmosfera) e Resident Evil (mecânica e jogabilidade), o game promete trazer um mundo aberto interessante sem qualquer sendo de direção numa referência clássica a Dark Souls. Também será impssível saber se você falhou em uma missão secundária, tudo para preservar a identidade de Wronged Us.
Por enquanto, o game foi confirmado para PC, mas não se sabe ainda em quais outros consoles ele estará disponível.
10. The Legend of Zelda: Tears of the Kingdom
Zelda é e sempre será uma franquia bastante querida pelos fãs.
É por isso que o sucessor de Breath of the Wild é um dos games mais aguardados para o ano que vem. Para o alívio dos fãs, o que não falta é informação à respeito do próximo jogo, tirando a data de lançamento, é claro.
Após os acontecimentos no castelo de Hyrule, o herói e a princesa acabam despertando uma força maligna que acaba separando o herói e a princesa um do outro, promovendo assim uma aventura de proporções imensas para Link.
O game chega em algum momento do ano que vem para o queridinho Nintendo Switch.
12. Dead Island 2
Previsto para o primeiro semestre de 2023, Dead Island 2 trará toda a ação e diversão nesse jogo cheio de estilo e luta contra zumbis.
O sucessor do primeiro jogo de 2013 nos leva para uma Los Angeles abandonada e deixada nas mãos do caos quando um vírus transforma os habitantes da cidade em zumbis famintos e perigosos. Nele você será certamente mordido, mas isso não quer dizer que não possa lutar para descobrir a verdade sobre o que está acontecendo e a origem do desastre.
O jogo estará disponível para os consoles PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC.
13. Layers of Fears
Diretamente da franquia assustadora de Layers of Fear, Layers of Fears promete continuar o legado de assombro por mais uma geração.
O jogo da Bloober Team é uma experiência antológica imersiva que mostra os horrores que artistas traumatizados tiveram que enfrentar para dar vida à seus quadros macabros.
O game que foi totalmente construído nos alicerces dos dois primeiros jogos está sendorodado a partir da Unreal Engine 5 que dá suporte com Ray Tracing, efeitos HDR e Lumen.
O terror ainda não tem data oficial marcada para voltar.
14. Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça
Já que Gotham Knights tomou conta de representar o lançamento de jogos da DCU em 2022, nada mais justo que 2023 ter o seu próprio representante!
Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça é um jogo de mundo aberto e também o sonho de todo vilão, visto que seu objetivo principal é matar os membros da Liga de heróis do bem nesse jogo do universo da legendária série Batman: Arkham.
Com ação em terceira pessoa, cada membro do Esquadrão terá um tipo de armamento e golpes exclusivos, mas tomar muito cuidado para não acabar os heróis da pátria.
A data de planejamento é para 2023 com disponibilidade para PlayStation 5, Xbox Series e PC.
15. Marvel’s Spider-Man 2
Cinco anos após o lançamento do primeiro jogo, Marvel’s Spider-Man 2 foi confirmado pela própria PlayStation com previsão para o outono americano (entre setembro e novembro) do próximo ano.
E que com o lançamento de Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, eles não poderia ter escolhido uma hora mais perfeita.
Por enquanto a página do jogo em sites de vendas apenas informa que o game está sendo desenvolvido pela Insomniac Games em colaboração com a PlayStation 5 e a Marvel Games.
16. Diablo IV
Após vazamentos, jogador gastando mais 100k para ficar mais forte, Diablo IV chega com Lilith como criatura de destaque. A lendária será desperta trazendo ao Santuário uma era de sangue, maldade e idolatria por todo o mundo.
O jogo previsto para o ano que vem se passa após os eventos da expansão Reaper of Souls de Diablo III, este lançado em 2012.
Segundo a Blizzard, o vazamento não afetou em nada o desenvolvimento do jogo que deve ser lançado para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.
17. Lies of P
Inspirado pela história familiar de Pinóquio, Lies of P é um jogo de ação estilo souls-like que promete chegar chegando no ano que vem.
Com ambientação gótica, o game se passará em um mundo dominado por todos os tipos de horrores. Em meio a esse caos, você controlará Pinóquio, um fantoche-mecha que precisa encontrar seu criador, Gepeto, para transformá-lo em um menino de verdade como na clássica história.
O game da Round8 Studio que lembra uma atmosfera meio Bloodborne está reservado para os consoles PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PC.
18. Final Fantasy XVI
Preparado para ter uma temática mais madura que os jogos anteriores – com direito a classificação pesada com sangue, violência, nudez parcial e linguagem forte, Final Fantasy XVI pode não ter detalhes o suficiente para bombar, mas fez questão de ser assim.
Com um anúncio bombástico da Square Enix, os criadores prometem um jogo que será capaz de explorar todo o potencial do PS5 com um trailer renderizado em tempo real.
O game está previsto para 22 de junho de 2023.
19. The Day Before
O MMO de mundo aberto, The Day Before perdeu o ranking de jogo mais aguardado desse ano para Stray – O jogo do Gato. Mas ainda pode se redimir no próximo.
Passado em uma era de calamidade pós-pandêmica nos Estados Unidos, a luta pela sobrevivência ganha dimensões em forma de armas realistas e jogabilidade survivor. O objetivo em TDB será sobreviver, caçando comida, literalmente matando para sobreviver ou indo atrás de colônias que o abriguem nesse novo e cruel mundo.
The Day Before chega no dia 1º de março PlayStation 5, Xbox Series e PC.
20. Forspoken
Adiado desde o começo do ano – e agora com data de estreia confirmada – é um futuro RPG de fantasia da Square Enix onde os jogadores controlarão Frey, uma jopvem que foi transportada de Nova York para o mundo mágico e cruel de Athia.
Agora presa nesse univeso mágico, Frey deverá enfrentar criaturas com seus poderes recém-descobertos.
O jogo está destacado por conter um nível de variedade de feitiços, o que faz com que o jogador possa atirar de longe, usar granadas especiais que detonam adversários ao mesmo tempo, invocar jatos de energia potente além usar escudos para se defender de ataques.
O game chega no dia 24 de janeiro de 2023 para PS5 e PC.
21. The Witcher 1 – Remake
O ano não acabou sem dar a The Witcher a novidade de que o primeiro jogo irá receber um remake, além de uma coleção de jogos do mesmo universo criado pela CD Projekt Red.
A nova versão conta com o envolvimento da Fools Theory, responsável dar suporte a jogos como Baldur’s Gate 3 e Outriders, além de uma jogabilidade de mundo aberto confirmada pela desenvolvedora, além de contar com a engenharia gráfica Unreal Engine 5 nos gráficos do game.
A data para o remake, no entanto, será revelada após o lançamento do quarto game da franquia.
22. The Lord of Rings: Gollum
Sméagol tem como missão matar quantos adversários forem precisos em busca do seu objetivo em seu jogo adiado para o ano que vem.
Com uma linha de segmento linear, a furtividade entra como característica principal desse game da Daedalic, além da profundidade tensa aliada a capacidade de contar histórias que segue a mesma. Mas ficará com Sméagol, essa persoangem redonda, a tarefa difícil de sustentar a história.
Com o Senhor dos Anéis em alta desde a estreia de Os Anéis do Poder, vamos chutar que o lançamento seja confirmado em uma data próxima da segunda temporada da série da Prime Video.
The Lord of The Rings: Gollum está previsto para ser lançado com disponibilidade para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series, Switch e PC.