O ano de 2020 não foi muito bom para os filmes e para os cinemas por conta da pandemia.
Apesar da tendência ter contado com que 2021 melhorasse as coisas, o cenário audiovisual dos cinemas só conseguiu se consagrar mesmo em 2022 com filmes voltando para as telonas ou telinhas de streaming espalhadas pelo mundo.
Como todo mundo gosta de uma boa retrospectiva, nós do Pixel Nerd resolvemos hoje trazer os 23 filmes que bombaram em 2022 após esse perído difícil.
1 – Top Gun: Maverick
Top Gun – Maverick teve uma das estreias mais assistidas da Paramount quando estreou em maio de 2022 desse ano. E não é para menos.
A produção que sofreu diversos adiamentos finalmente chegou chegando com mais de US$ 1,48 Bilhões, além também de ser um dos lançamentos digitais mais vendidos do ano.
Na nova história para o “asa” de Tom Cruise, acompanhamos Pete entrar em conflito com a tecnologia moderna dos drones que tornam os pilotos de caça basicamente substituíveis ao passo que encontra velhos amigos e até mesmo rivais.
O filme bombou não apenas nas telonas como a cena da “dancinha na praia” é a favorita de alguns espectadores.
2 – Pânico 5
O quinto filme da franquia de terror serviu como um reboot para a saga de Wes Craven e foi também um grande sucesso.
No slasher, retornamos a Woodsboro – local onde Sidney, Gale e Dewey quase foram mortos por diversos assassinos que vestiram o manto de Ghostface, um cruel assassino que faz ligações e ameaças.
Agora que onze anos se passaram, as regras mudaram e um novo grupo de sobreviventes devem lutar para desmascarar o assassino.
O filme além de ser um sucesso para os fãs da franquia, também conta com a grande participação da famosa atriz Jenna Ortega no papel de Tara, irmã mais nova da protagonista.
O sexto filme da franquia chega logo no começo do ano que vem, dia 10 de março de 2023, mas infelizmente a atriz Neve Campbell não retorna para o papel de Sidney Prescott.
3 – Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo
Diferente de outros filmes que não entenderam a essência do tema “multiverso”, Tudo em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo é um sucesso da A24, famosa indústria de filmes diferenciados que vem chamando a atenção nos últimos anos.
No longa de ficção científica acompanhamos Evelyn, uma mulher entediada e lutando para se sentir satisfeita com a sua vida. Quando uma guerra multiversal traz uma série de inimigos que querem vê-la morta, Evelyn deve lutar para se adaptar e se conectar a suas outras variantes.
O filme é graficamente perfeito e tem uma linda história de reflexão sobre a vida e por isso foi o favorito de muitos em 2022.
4 – X: A Marca da Morte
Começando o ano da melhor forma, X – A Marca da Morte foi um sucesso para o meio de filmes independentes.
“X” de Ti West é sangrento, único e um prato cheio de crítica social contra os padrões de beleza impostos pela sociedade.
Bem a moda Um Massacre da Serra Elétrica, acompanhos uma turma de seis pessoas que resolvem viajar para o meio do nada para filmarem um filme pornô. Mas, uma vez lá, eles não contam com uma assassina à espreita pronta para tornar o sonho do estrelado um pesadelo.
5 – Doutor Estranho no Multiverso da Loucura
O segundo filme do Doutor Estranho abriu diversas possibilidades para o MCU e como sempre encantou muitas pessoas.
Apesar de ter desagradado outras que acharam o longa mais a cara de Wanda Maximoff do que de Stephen Strange, é inegável que o longa teve o seu próprio sucesso.
Mal podemos esperar para ver o que mais a Marvel pode fazer para bombar no próximo ano.
6 – Sonic 2
Quem diria que um filme infantil sobre um ouriço azul vivendo altas aventuras faria tanto sucesso, não é mesmo?
A verdade é que além de ser um sucesso no mundo dos games, Sonic possui carisma, ação e diversão na medida, além de proporcionar momentos incríveis a todo momento que preenche a tela.
Com um fan-base bastante fiel, o personagem tem estado em alta também com Sonic Prime, série de animação da Netflix.
7 – Não, Não Olhe!
Mais uma vez, Jordan Peele conseguiu se consagrar com mais uma obra de arte nos cinemas.
Não, Não Olhe! foi um sucesso e uma ótima entrada para o diretor premiado pelo Oscar por um roteiro original.
O suspense em torno do enredo do filme foi uma ótima jogada de marketing, mas a estreia do filme em si compensou todo o tempo de espera.
No longa, acompanhamos dois herdeiros de um rancho especializado em animais que participam de filmagens no cinema. Quando um misterioso evento quase tira a vida do patriarca da família, a dupla reúne estranhos no caminho que ajudem a “pegar” o estranho fenômeno em câmera.
8 – Continência ao Amor
Filmes de romance possuem um encanto próprio que é difícil explicar. E com Continência ao Amor não poderia ser diferente.
Estrelando Sofia Carson e Nicholas Galitzine, acompanhamos uma cantora e um militar se apaixonando de forma lenta e avassaladora. Por ter ambos atores jovens e conhecidos de papéis anteriores, o filme foi um sucesso para os fãs de filme romântico.
9 – Jurassic World: Dominío
O terceiro filme da nova fase dos filmes de Jurassic Park trouxe novamente Chris Pratt como protagonista, além da participação especial dos atores do longa clássico.
Na aventura, acompanhamos o mundo agora com todos as criaturas pré-históricas soltas nele.
O filme foi como o “O Vingadores Ultimato” da saga e agradou a muitos fãs da franquia.
10 – Lightyear
Lightyear foi o deleite do ano para a Pixar.
O filme contou a origem dos brinquedos de Buzz no Toy Story de uma forma linda e muito divertida, além de uma aventura bastante incrível. Resta saber se o Woody da mesma franquia ou outros personagens também ganharão um projeto solo.
Esse é um daqueles casos que bombaram da forma errada. Infelizmente, alguns países odiaram a cena de beijo lésbico presente nele e proibiram a exibição do mesmo.
11 – Minions 2
O Spin-off da amada animação Meu Malvado Favorito mostrou como o famoso Gru se tornou um vilão.
Aguarda sequência direta do original de 2015, o mesmo elenco de dublagem excelente retornou para o segundo filme dos amarelinhos.
Neste, Gru tem a arriscada missão de provar a uma organiação o quão malvado pode ser.
12 – Jujutsu Kaisen – O Filme
Trazido diretamente do Japão para os cinemas brasileiros, Jujutsu Kaisen 0 foi um sucesso para os fãs de anime.
O OVA focou na história de Yuta Okkotsu, um jovem com controle de poder espiritual bastante poderoso.
Após ser matriculado na Tokyo Prefectural Jujutsu High School, o adolescente passa por poucas e boas.
13 – Monster High: Live-action
O filme sobre as fashion dolls Monster High deu um verdadeiro show de representatividade.
Incluindo o uso do pronome neutro na personagem Frankie, o filme ficou bastante em alta no Halloween sendo um dos filmes infantis mais vistos da Paramount +.
Nele acompanhamos um musical sobre a vida de Clawdween Wolf que viaja para a escola de monstros sem contar ao seu pai e enfrenta uma poderosa e estranha criatura.
14 – Arremessando Alto
Surpeendendo muitos que não esperavam ver Adam Sandler em um filme que não fosse filme de comédia, Arremessando Alto foi bombástico.
No drama, acompanhamos um técnico de uma liga de basquete poderosa ver a sua vida profissional perder o sentido. Pelos menos até o momento que ele conhece Bo Cruz, um jovem talentoso, mas cheio de dificuldades na vida.
Toda a luta para conseguir fazer com que o jovem fosse reconhecido grandiosamente pelo mundo é de encher os olhos de qualquer um que tenha coração.
15 – Avatar 2
Depois da demora de uma década, James Cameron finalmente trouxe a aguarda sequência para Avatar.
Bombando tanto nos cinemas quanto nas redes sociais, o longa retorna as grandes guerras mundiais entre os Navi que são conectados à natureza e a humanidade que tudo toca e destrói.
Além desse, Cameron tem mais 4 filmes programados da franquia a serem lançados nos próximos anos para ficar no mesmo pé de universos como Marvel e DC.
16 – Lobisomem na Noite
O especial de Halloween do Disney + trouxe o primeiro filme de horror sangrento da Marvel.
Na produção para plataforma, Elsa Bloodstone retorna para casa para pegar de volta uma relíquia pertencente ao seu pai. Porém, na mesma noite, uma competição junta diversos caçadores pelo mundo em uma batalha sanguinária e mortal.
Lobisomem na Noite além de ser curto, trouxe entretenimento e abriu diversos arcos para novos personagens e universos dentro do MCU como Blade e Cavaleiro da Lua.
17 – The Batman
O novo filme do Batman apresentando Robert Pattinson como o homem morcego separava águas até o lançamento do primeiro trailer.
Depois da sua estreia, os DCnautas se ajoelharam perante a interpretação do ator de Crepúsculo. O novo batman é raivoso, tenso e recheado da essência Batman como sempre foi nos últimos anos.
Mais voltado para um filme de investigação do que um filme de super-herói, a sequência é uma das coisas mais aguardadas para o próximo ano.
The Batman: Robert Pattinson testa positivo para Covid-19 e gravações param
Esquadrão Suicida 2: tudo que sabemos até agora sobre o filme da DC
18 – Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Muito se perguntou sobre como a Marvel avançaria o estado do segundo filme do Pantera Negra após a morte do ator Chadwick Boseman. E bem, agora que ele finalmente se encontra entre nós, já temos a resposta.
Introduzindo Namor, um dos vilões mais icônicos dos quadrinhos da Marvel, para o enredo do longa acompanhamos uma batalha travada pela futurística Wakanda e o povoado do mar em Atlantis. A missão de apresentar lindos cenários cinegráficos continuou aqui nessa sequência, o que deixou muitos marvetes satisfeitos.
O filme também trouxe Shuri, a irmã de T’challa, com o novo traje do Pantera Negra.
Marvel’s Avengers: Skins especiais do MCU vazam antes de atualização
19 – Adão Negro
Todo ano um filme de super-herói ganha o título de “mais aguardado” e quem ganhou o de 2022 foi ninguém menos que Adão Negro.
Estrelando o ator The Rock no papel (seu sonho de criança), o longa bombou bastante na época da sua estreia com um hype bastante grandioso.
Apesar de ter sido comparado com “DC tentando criar um filme da Marvel” é inegável admitir que a DC realmente está tentando adaptar filmes do universo dos quadrinhos, como é o caso com Besouro Azul.
20 – Red
Como de costume nos últimos anos, em 2022 tivemos uma nova animação da Disney Pixar.
Na história, Mei, a personagem principal, se transforma em um panda vermelho gigante toda vez que fica animada. Apesar de lutar para esconder dos pais o acontecimento, a verdade é que sua família esconde um grande segredo em torno do fenômeno.
O filme trouxe uma reflexão importante e divertida sobre a puberdade, uma fase pela qual todos passam.
21 – Pearl
Segundo filme de Ti West nesta lista, Pearl bombou bastante no cenário de filmes independentes.
Esse não é o primeiro slasher focado em contar a história de uma vilã, mas a forma como o faz é certamente pioneira e interessante. Brutal, humorizado e com tantas alfinetadas na sociedade quanto seu antecessor (X – A Marca da Morte), as pessoas amaram Pearl por inúmeros motivos.
Um deles envolve a atriz Mia Goth ser neta de uma brasileira e também atriz, Maria Gladys.
É esperado que a franquia seja uma trilogia com a estreia de MaXXXine também do mesmo universo dos dois primeiros.
22 – Terrifier 2
Terrifier teve um ano ótimo em questão de descoberta.
Ninguém sabia sobre o filme e ele escalou bem rápido de “slasher desconhecido” para o motivo das pessoas saírem vomitando pelo cinema.
No halloween, uma entidade maligna ressuscita Art, o Palhaço, para que ele cause ainda mais mortes no condado de Miles. Os alvos da vez são uma garota e seu irmão.
Sangrento e inescrupuloso, é esperado que com o sucesso o filme vire uma franquia.
23 – Halloween Ends
Nem todos os filmes que compõem essa lista precisam ser bons e esse é o caso de Halloween Ends.
A franquia poderia ter encerrado seu terceiro capítulo e final com uma honrosa história que fizesse sentido, mas escolheu focar em um novo assassino ao invés da dinâmica entre Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) e o assassino de babás Michael Myers.
Apesar disso, com a expectativa para o último ato, isso resultou em várias revisitações dos fãs de slasher ao legado de 1978 de James Carpenter.
O que achou dos 23 filmes que vão bombar em 2022?
Sentiu falta de algum filme nessa lista? Qual deles mais te empolga?
Deixe-nos saber nos comentários.
- Compre filmes oficiais em mídia física na Amazon.com.br