6 jogos que viraram filmes

6 jogos que viraram filmes

Algo muito comum no entretenimento, que já é usado há anos, são as famosas adaptações que servem basicamente para estender uma franquia de sucesso, a fim de alavancar ainda mais a reputação dessas obras. Isso acontece em mangás, histórias em quadrinhos, animações e até em games, sim isso mesmo! Dentre essas opções, ao longo do tempo muitos jogos viraram filme.

Mas assim como as adaptações de animes, como o famigerado Death Note (2018) da Netflix, muitos gamers torcem o nariz quando ouvem que seus jogos favoritos vão ganhar um filme. De sucessos e fracassos, confira 6 jogos que viraram filmes!

Mortal Kombat (1995)

Personagens principais Mortal Kombat | Foto Unicórnio Hater/Divulgação

Lançado em 1992, Mortal Kombat é um grande sucesso até hoje, trazendo um dos mais violentos e aclamados jogos do gênero de luta. Após o enorme sucesso nos Arcades e consoles, Mortal Kombat ganhou inúmeras sequências, incluindo um filme no ano de 1995.

Após nove combates onde o mal prevaleceu, o guardião da Terra, Raiden, reúne três fortes lutadores (Liu Kang, Johnny Cage e Sonya Blade) para derrotar o mal no torneio Mortal Kombat e evitar que a Terra seja dominada. 

Com esse plot, Mortal Kombat (1995) é para muitos, a melhor adaptação de videogames para filmes da época, rendendo uma nota média de usuário de 5.8/10 no IMDb, site referência em conteúdos sobre filmes e séries.

Subzero e Liu Kang se encarando | Foto Omelete/Divulgação

O diretor do filme Paul W. S. Anderson mais tarde dirigiu outros títulos famosos, como a famigerada saga de Resident Evil e Alien Vs. Predador.

Street Fighter: A Lenda de Chun-Li (1994)

Capa Street Fighter: A Lenda de Chun-Li | Foto Entreter-se/Divulgação

Street Fighter é uma das maiores franquias do gênero de luta de todos os tempos, fazendo um enorme sucesso nos arcades e nos jogos de lutas em toda história dos games.

Em 2009 surgiu um novo motivo para os jogadores odiarem filmes adaptados de videogames. Street Fighter: A Lenda de Chun-Li foi mais um filme de Street Fighter, porém, não agradou muito, conquistando uma nota média de 3,7/10 com 23 mil avaliações no IMDb.

O filme gira em torno de Chun-Li, que quando pequena, viu seu pai ser sequestrado pelo senhor do crime M. Bison. Agora adulta, busca vingança lutando contra o crime.

Um dos grandes problemas das adaptações são que muitas não seguem a história, roteiro ou plot do conteúdo original, o que geralmente deixa alguns fãs muito incomodados. Isso pode ser visto em Street Fighter: A Lenda de Chun-Li graças a alguns fatores bem distantes do jogo e cenas de baixa qualidade.

Uma curiosidade interessante, o ator que interpreta o personagem Gen, Robin Shou, também atuou no já citado Mortal Kombat (1995) como Liu Kang.

RELACIONADOS
Street Fighter V e PUBG são os jogos da PS Plus de setembro
Mortal Kombat 11: Confira os novos trailers e principais novidades apresentadas pela NetherRealm
Série Resident Evil Darkness da Netflix ganha trailer com data de lançamento

Super Mario Bros. (1993)

Mario e Luigi em live-action | Foto BuenasVistaPictures/Divulgação

Super Mario é um gigantesco ícone na indústria dos games, trazendo diversos elementos e fazendo a infância de muita gente que tinha o console 8-bits da Nintendo.

Já sua versão dos cinemas, Super Mario Bros. é com certeza um dos, se não o pior, filme desta lista segundo alguns usuários, críticos e criadores de conteúdo. Infelizmente a saga do encanador bigodudo não ganhou uma boa adaptação no mundo do cinema. 

Ficção científica, perseguições de carro, viagens entre dimensões, dinossauros entre outros fazem parte desse filme, e o que tem do jogo nesse longa metragem? Os nomes dos personagens, isso mesmo.

Em Super Mario Bros. (1993), os irmãos presenciam o sequestro de Daisy, que é raptada para um mundo paralelo onde alguns dinossauros sobreviveram e os seres humanos evoluíram através desses répteis. O vilão Bowser deseja unificar as duas dimensões enquanto Mario e Luigi tentam impedir seu plano malígno.

Uma das poucas coisas mostradas no filme que está presente nos jogos são os nomes. Isso significa que talvez seja uma das adaptações mais afastadas da sua obra original.

Bob Hoskins interpretando Mario | Foto NintendoLife/Divulgação

O ator que interpretou Mario, Bob Hoskins, disse ao The Guardian em 2007: “A pior coisa que eu já fiz? Super Mario Brothers. Foi um pesadelo de merda. Toda a experiência foi um pesadelo”.

Resident Evil (2002 – 2017)

Alice em Resident Evil 6 | Foto Drop De Jogos/Divulgação

Uma das mais polêmicas adaptações, Resident Evil ganhou diversos filmes ao longo de sua trajetória, porém, o desalinhamento da história do jogo fez com que muitos evitassem o título nos cinemas.

Resident Evil conta com oito longa metragens, e os problemas vão além de uma má adaptação. Furos no roteiro, plot forçado, coincidências exageradas, personagens mal aproveitados e ação desenfreada são algumas das críticas e deficiências desses filmes.

O game de 1998, praticamente fundou o gênero “survival-horror” (sobrevivência de horror), porém, nos filmes o gênero foi praticamente esquecido pelo roteirista e diretores, já que claramente há um foco enorme em ação, dividindo os fãs de Resident Evil e o próprio público.

Nos filmes, vemos o papel de Alice após um acidente de laboratório que transformou as pessoas em criaturas violentas, ou zumbis. Com o passar da franquia, Alice descobre mais sobre o que aconteceu com o mundo, o papel da Umbrella e mais sobre si mesma.

Pokémon: Detetive Pikachu (2019)

Banner oficial Pokémon: Detetive Pikechu | Foto AdoroCinema/Divulgação

Os monstrinhos de bolso também tiveram adaptações para os cinemas, com o recente fluxo de novos “live actions”, como Rei Leão, Alladin entre outros. 

Em Pokémon: Detetive Pikachu, Tim, filho de um renomado detetive, perde seu pai até então desaparecido. Para ajudar a encontrá-lo, o parceiro do seu pai, Pikachu ajuda Tim a desbravar Rime City, onde Pokémon e humanos vivem em harmonia.

Pokémon: Detetive Pikachu (2019) é totalmente diferente dos jogos de Pokémon, tanto em plot como personagens, mundo etc. O filme trouxe pela primeira vez os monstrinhos realistas oficialmente.

O filme acabou ficando com uma nota de usuário de 6.6/10 no IMDb e 53/100 no Metacritic, site que reúne diversas reviews de outros sites e tira uma média.

Sonic: The Movie (2020)

Sonic em Sonic, The Movie | Foto SonicTheMovie/Divulgação

O filme do mascote da SEGA também causou muitas controvérsias em seu anúncio, forçando a direção do filme a mudar o visual do ouriço azul. 

Quanto a história, Sonic junto a um xerife de uma pequena cidade, enfrentam o governo e o Robotnik, que como sempre, quer capturar o ouriço.

O filme faturou 306 milhões de dólares nas bilheterias do mundo todo. Sonic, The Movie não é muito semelhante ao plot dos jogos, mas tem alguns elementos da franquia junto a um toque sutil de comédia.

As adaptações, para o bem ou para o mal, são as extensões de obras de sucessos, e como dito no início, servem para alavancar mais o sucesso dessas obras. E você? Viu algum desses filmes? Conta aqui pra gente!

Gabriel Cavalheiro

Redator de conteúdo no nicho de games. Devorador de jogos indies, mobile e de Mega Man.