8 Atores que também são diretores de seus próprios filmes

Matheus Martins

Todo mundo sabe que, como trabalhadores do meio artístico, muitos atores e atrizes podem trabalhar em diversos campos diferentes do cinema: desde produtores executivos de uma série a garotos propagandas da própria produção, as possibilidades são muitas.

Porém, existe uma categoria bem distinta de atores que estão há tanto tempo na indústria que viram até mesmo diretores dos filmes que interpretam.

Filmes independentes, filmes que concorrem ao Oscar – a área do cinema parece ter abrido portas para todo tipo de possibilidade.

Nós do Pixel Nerd iremos te mostrar quais são esses 8 atores que trabalham para dirigir em seus próprios filmes.

Olivia Wilde

A atriz, modelo e produtora Olivia Wilde fez bastante sucesso em séries como House, The O.C. e filmes como Ela, Tron: O Legado e se destacou pela sua beleza e papel.

Porém, Olivia surpreendeu bastante muitas pessoas quando trouxe um trabalho da sua autoria, a comédia com ares de besteirol Booksmart (Fora de Série). No longa bem-avaliado pela crítica, duas garotas inteligentes, Amy e Molly decidem aproveitar as diversões da adolescência em uma noite alucinante.

Recentemente, a atriz lançou seu mais novo e ambicioso filme: Não Se Preoucupe Querida, terror psicológico onde também atua além de dirigir.

Na história, uma dona de casa dos anos 90 desconfia do “emprego” que seu marido e outros homens da utópica cidade têm e descobre um grande segredo.

O longa ganhou uma grande repercussão após boatos de que a atriz/diretora teria favorecido seu novo namorado, o ex-cantor e vocalista da banda Onde Direction, Harry Styles, além de ter repercutido em brigas com Florence Pulgh, atriz do marcante terror Midsommar.

Jordan Peele

Além de ser um desses atores-que-também-dirigem-filmes, Jordan Peele não só entende do assunto como também está sendo reconhecido pela academia por revolucionar o gênero terror/horror nos últimos anos.

Desde Corra! e o lançamento de Nós, o diretor e ator está sendo bem-avaliado pela crítica por produzir filmes de terror com mensagens com ares de crítica social. Apesar disso, os filmes não são fáceis, exigindo muita interpretação da audiência e um atento a cada um dos detalhes.

Seu último filme, lançado nesse ano, Não! Não Olhe! é uma ficção-científica aterrorizante onde o herdeiro de um rancho de cavalos na Califórnia, Oj, presencia um acontecimento sobrenatural no céu.

Diferente de outros direatores dessa lista, Peele está sendo tão ovacionado nessa nova função que conseguiu até mesmo produzir um reboot para Twilight Zone, além de produzir um filme de terror infantil para a Netflix, Wendell & Wild.

Zach Cregger

Ainda um novato na área de filmes, temos o ator norte-americano de 41 anos, Zach Cregger mais conhecido por ser um dos três fundadores do The Whitest Kids U’ Know, trupe de comédia famosa em Nova York e ter atuado na série Wrecked (2016).

Cregger, apesar de ter essa cara feliz, é o diretor do mais novo filme de horror bem-avaliado, Barbarian – mais conhecido como “Noites Brutais” disponível no Star Plus.

No horror, uma mulher descobre que o Airbnb que alugou já está ocupado por um homem. Apesar de desconfiada, ela aceita ficar e passa a ter um dos piores dias da sua vida quando descobre uma passagem secreta no porão.

Clint Eastwood

Já na casa dos 90 anos, Clint Eastwood é um ator, cineasta e produtor dos Estados Unidos famoso pelos seus típicos papéis em filmes de ação como um cara durão.

Ganhador de vários Oscars, seu arsenal de filmes do qual dirige variam muito: filmes sobre a guerra, filmes sobre gangues dominando cidades e filmes sobre heróis nacionais, como Sully: O Herói do Rio Hudson.

Na maioria dos filmes, Clint estreia como papel principal dentro deles.

Taika Waititi

Taika Waititi talvez seja um dos maiores diretores/atores imersos em uma franquia nos últimos anos.

O diretor de 47 anos é responsável por Thor: Ragnarök e Thor: Amor e Trovão, e também interpreta Korg, um dos aliados de Thor que aparece em ambos os filmes.

Bastante influente, o ator/diretor tem sido bastante elogiado desde que “salvou” a franquia do filho de Odin, e é responsável por outras produções importantes como Jojo Rabbit (2019) e O Que Fazemos nas Sombras (2019).

David Lynch

David Lynch já atuou na própria série Twin Peaks (1990) como o comissário Gordon Cole, diretor do FBI.

O superior de Dale Cooper, o protagonista, é conhecido por falar bastante alto e aparece nas três temporadas da série, além do filme Os Últimos dias de Laura Palmer (1992).

Lynch é conhecido por ser um artista difícil que nunca foi muito inclinado a explicar sobre seus projetos e deixar boa parte da audiência tentar entender seus significados e simbolismos sozinhos.

Quentin Tarantino

Outro ator e diretor é Quentin Tarantino, o cineasta responsável por projetos como Pulp Fiction, Kill Bill e Bastardos Inglórios.

Em seu próprio filme, Um Drink no Inferno, o ator protagonizou um dos irmãos criminosos que descobrem a existência dos vampiros. É também em Pulp Fiction, trabalho que o consagrou como diretor que ele também interpreta um personagem dentro do filme.

Outros trabalhos do diretor como ator são em Django Livre, Cães de Aluguel e Kill Bill Vol.1, além de Bastardos Inglórios também.

John Krasinski

O último diretor-ator da lista é o ator de quarenta e três anos, John Krasinski, que ficou conhecido por interpretar o Jim de The Office (2005).

Krasinski é o protagonista em Um Lugar Silencioso ao lado de sua esposa, Emily Blunt e retorna brevemente para o papel em Um Lugar Silencioso – Parte II.

Não se sabe se John irá retornar como diretor no terceiro filme da franquia, mas o projeto spin-off ainda sem nome foi repassado para Michael Sarnoski, diretor de Pig de 2021.

Além de Sylvester Stallone, existem vários outros atores-diretores que gostam de se aventurar em ambos os papéis. Esquecemos algum que você conheça? Deixe nos comentários!