9 filmes e séries teen considerados cults nos dias de hoje

Matheus Martins

Nos últimos anos, as produções audiovisuais voltadas para o público adolescente têm ganhado cada vez mais espaço na cultura pop e conquistado uma legião de fãs. Alguns desses filmes e séries, apesar de terem sido lançados há anos, continuam sendo aclamados e considerados verdadeiros cults nos dias de hoje. Seja pela sua trilha sonora marcante, personagens carismáticos ou enredos que abordam temas relevantes para os jovens, essas produções se tornaram referência para diversas gerações. Neste artigo, vamos listar nove filmes e séries teen que se tornaram verdadeiros clássicos da cultura pop e ainda fazem sucesso entre os jovens de todas as idades.

O que é ser cult?

 Em geral, ser cult significa ter um interesse por assuntos culturais, como arte, literatura, música, cinema, etc., e buscar conhecimento e reflexão sobre eles. Ser cult também pode se referir a um estilo de vida alternativo, que foge dos padrões e preferências da maioria das pessoas. Nesse caso, ser cult pode envolver apreciar obras que são consideradas “cults”, ou seja, que têm um público fiel e dedicado, mas que não são muito populares ou comerciais.

1. As Vantagens de ser Invisível (Filme)

O filme As Vantagens de Ser Invisível é uma comédia dramática e romance que conta a história de Charlie, um adolescente que sofre de depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos por causa de um abuso sexual na infância e do suicídio do melhor amigo. Ele se sente solitário e invisível na escola, até que conhece Sam e Patrick, dois amigos que o ajudam a descobrir as alegrias e as dores da adolescência. O filme é baseado em um livro de Stephen Chbosky, que também dirigiu e escreveu o roteiro. 

O filme foi lançado em 2012 e tem no elenco Logan Lerman, Emma Watson e Ezra Miller.

2. Skins (Série)

Skin foi uma série de televisão americana do gênero drama que foi exibida pela Fox em 2003. A série contava a história de dois jovens de mundos opostos que se apaixonam: Adam, filho de um promotor público que combate a indústria pornográfica, e Jewel, filha de um magnata do pornô. A série explorava os conflitos entre as duas famílias e os dilemas morais envolvidos no negócio do sexo.

A série foi cancelada após três episódios por causa da baixa audiência e da polêmica temática . A série tinha no elenco Ron Silver, Kevin Anderson, D.J. Cotrona e Olivia Wilde.

3. A Culpa é das Estrelas (Filme)

O filme A Culpa é das Estrelas é um romance dramático que foi lançado em 2014, baseado no livro homônimo de John Green. O filme conta a história de Hazel e Gus, dois adolescentes que sofrem de câncer e se apaixonam após se conhecerem em um grupo de apoio. Juntos, eles vivem uma jornada de amor, amizade e superação, enfrentando os desafios impostos pela doença. O filme foi dirigido por Josh Boone e teve no elenco Shailene Woodley, Ansel Elgort, Nat Wolff, Laura Dern, Sam Trammell e Willem Dafoe.

O filme foi um sucesso de crítica e público, recebendo elogios pela atuação dos protagonistas, pela fidelidade ao livro e pela abordagem sensível e realista do tema do câncer na adolescência. O filme também foi um fenômeno de bilheteria, arrecadando mais de 300 milhões de dólares em todo o mundo, sendo um dos filmes mais rentáveis do ano. O filme recebeu vários prêmios e indicações, como o MTV Movie Awards, o Teen Choice Awards, o People’s Choice Awards e o Satellite Awards.

4. Skam (Série)

Skam foi uma série de televisão norueguesa que retratou o dia a dia dos adolescentes da Hartvig Nissen, uma escola elegante em Oslo, Noruega. A série foi criada por Julie Andem e produzida pela NRK P3, que faz parte da emissora NRK. A série foi exibida originalmente apenas no site da NRK entre 2015 e 2017. 

Cada temporada foi contada do ponto de vista de um personagem diferente.A série abordou temas como amor, amizade, sexualidade, religião, identidade, bullying, saúde mental e redes sociais. A série fez sucesso na Noruega e em outros países, gerando vários remakes em diferentes línguas.

5. Diários de um Vampiro (Série)

A série Diários de um Vampiro é uma série de televisão americana de drama sobrenatural e fantasia que foi exibida pela The CW entre 2009 e 2017. A série é baseada na série literária de mesmo nome, da autora L. J. Smith. A série conta a história de Elena Gilbert, uma adolescente que se envolve com dois irmãos vampiros, Stefan e Damon Salvatore, que disputam o seu amor e o destino da cidade de Mystic Falls. A série também explora as vidas dos amigos e inimigos de Elena, que lidam com diversos seres sobrenaturais, como lobisomens, bruxas, híbridos e caçadores.

A série foi criada por Kevin Williamson e Julie Plec e teve no elenco Nina Dobrev, Paul Wesley, Ian Somerhalder, Steven R. McQueen, Kat Graham, Candice King, Michael Trevino, Joseph Morgan e Michael Malarkey. A série foi um sucesso de audiência e crítica, sendo indicada e premiada em diversas categorias, como o People’s Choice Awards, o Teen Choice Awards e o Saturn Awards. A série também gerou dois spin-offs: The Originals e Legacies.

6. Glee (Série)

A série Glee é mais conhecida por ser uma série de televisão americana de comédia musical que foi exibida pela Fox entre 2009 e 2015. A série é famosa por apresentar versões cover de músicas populares, cantadas pelos personagens em situações relacionadas à trama. 

A série também é reconhecida por abordar temas como diversidade, inclusão, bullying, sexualidade, religião e sonhos, através das histórias dos membros do clube do coral da escola William McKinley High School. 

A série foi criada por Ryan Murphy, Brad Falchuk e Ian Brennan e teve no elenco nomes como Lea Michele, Cory Monteith, Chris Colfer, Jane Lynch, Matthew Morrison, Naya Rivera e Darren Criss. A série foi um sucesso de crítica e público, recebendo vários prêmios e indicações, como o Globo de Ouro, o Emmy e o Grammy. A série também gerou um reality show chamado The Glee Project e dois filmes-concerto.

7. Garota Infernal (Filme)

O filme Garota Infernal é um terror e comédia que foi lançado em 2009, dirigido por Karyn Kusama e escrito por Diablo Cody. O filme conta a história de Jennifer (Megan Fox), uma líder de torcida popular que é possuída por um demônio após um ritual satânico realizado por uma banda de rock. Ela passa a seduzir e devorar os garotos da sua escola, enquanto sua melhor amiga Needy (Amanda Seyfried) tenta detê-la e salvar seu namorado Chip (Johnny Simmons).

O filme foi um fracasso de bilheteria, arrecadando apenas 31 milhões de dólares em todo o mundo, contra um orçamento de 16 milhões. O filme também recebeu críticas mistas, sendo elogiado pela atuação de Megan Fox e pelo humor negro, mas criticado pelo roteiro inconsistente e pela falta de originalidade. O filme se tornou um cult clássico ao longo dos anos, sendo considerado um filme feminista e uma sátira aos clichês do gênero terror.

8. Scott Pilgrim contra o Mundo (Filme)

Scott Pilgrim contra o Mundo é um filme de comédia e ação que foi lançado em 2010, dirigido por Edgar Wright e baseado na série de quadrinhos homônima de Bryan Lee O’Malley. O filme conta a história de Scott Pilgrim (Michael Cera), um jovem músico que se apaixona por Ramona Flowers (Mary Elizabeth Winstead), uma garota misteriosa que tem sete ex-namorados malvados. Para ficar com ela, Scott precisa derrotar cada um dos ex-namorados em batalhas que misturam elementos de videogames, cultura pop e rock.

O filme foi um fracasso de bilheteria, arrecadando apenas 48 milhões de dólares em todo o mundo, contra um orçamento de 85 milhões, porém recebeu críticas positivas, sendo elogiado pela direção, pelo roteiro, pela trilha sonora, pelo elenco e pelos efeitos visuais. Scott se tornou um cult clássico ao longo dos anos, sendo considerado um dos melhores filmes de comédia e de adaptação de quadrinhos da década. 

O filme também gerou um jogo eletrônico e uma série animada a ser lançada pela Netflix.

9. Meninas Malvadas (Filme)

O filme Meninas Malvadas é um filme de comédia que foi lançado em 2004, dirigido por Mark Waters e escrito por Tina Fey, baseado no livro Queen Bees & Wannabes, de Rosalind Wiseman. O filme conta a história de Cady Heron (Lindsay Lohan), uma garota que cresceu na África e sempre estudou em casa, até se mudar para os Estados Unidos e entrar em uma escola pública pela primeira vez. 

Lá, ela se envolve com as “Poderosas”, um grupo de garotas populares e cruéis liderado por Regina George (Rachel McAdams), que ditam as regras sociais do colégio. Cady se torna amiga das Poderosas, mas também se apaixona pelo ex-namorado de Regina, Aaron Samuels (Jonathan Bennett), o que desencadeia uma guerra entre as garotas.

O longa foi um sucesso de crítica e público, sendo elogiado pela atuação, pelo roteiro, pelo humor e pela mensagem sobre a autoestima e a amizade entre as mulheres. O filme também foi um fenômeno cultural, gerando várias citações, memes, paródias e referências na mídia.

Essa foi a nossa lista de nove filmes e séries teens consideradas cults nos dias de hoje.