5 empresas de Elon Musk e como elas podem mudar o mundo

Redator Pixel

O momento em que Elon Musk – bilionário, filantropo e CEO de diversas empresas – percebeu que sonhar era só mais um passo para conseguir realizar seus objetivos provocou uma mudança no mundo e na forma como vemos ele, além de críticas ao projeto do revolucionário que quer trocar nossos carros, implantar chips em nossas cabeças e nos levar até as estrelas.

Para isso, Musk investiu um grande amontoado de dinheiro em testes e investimentos, correndo riscos que nenhum outro correu ao apresentar suas invenções ao mundo.

Mas, enquanto algumas das ideias do empresário ainda não se concretizam, fica para o nosso imaginário projetar como cada uma dessas corporações impactariam nossas vidas diretamente se pousassem de maneira perfeita em seus principais objetivos.

Vamos conferir algumas delas:

1 – Tesla

Enquanto carros voadores ainda alugam um triplex num plano idealista das nossas cabeças, a Tesla X de Musk já está encaminhando na trilha das inovações da eletrônica desde os seus primeiros passos.

Fundada em 2003, a empresa teve como total foco em seu lançamento a fabricação de carros totalmente eletrônicos, capazes de serem carregados e até dirigindo no piloto automático, além de modelos top de linhas que se comparam aos seus deferentes tradicionais já utilizáveis.

Atualmente, a sacada de armazenamento de energia da mesma por meio de alimentação de luz solar torna a companhia uma das principais caras em quesito de inovação, podendo influenciar a vida de milhões de motoristas nos próximos anos.

Se tudo der certo para a Tesla X, o combustível seria trocado por um armazenamento de energia mais saudável que viabilizaria preservar o nosso ar e retardar o efeito do aquecimento global já alertado por diversos cientistas.

Viabilizando a sustentabilidade, o motorista poderá carregar seu automóvel na própria garagem por meio de uso de carregadores e backups de energia que se otimizaram durante à noite.

Esses benefícios apesar de soarem apenas inovadores, provocaria uma grande mudança no recurso de energia global, impactando na comercialização da mesma em todo o mundo.

Com essa nova mobilidade também, novos empregos teriam de ser criados, com técnicos e profissionais formados em conhecimento de motores e baterias elétricas.

Já no campo da praticidade, não é segredo para ninguém que a Tesla X é craque em designs modernos, interiores ergonômicos e na tecnologia avançada de ponta a ponta demonstrada em versões testes dos motores em tantos eventos e apresentações.

O plano da Tesla abriria ainda mais as portas do mercado, obrigando outras montadoras a se adaptarem ao novo produto.

 Esse projeto representaria para o futuro uma adaptação completamente mundial.

2. SpaceX

Das estradas para o espaço, Musk não conhece limites quando o assunto é alcançar os objetivos de suas empresas… que também refletem seus interesses.

Com um discurso motivacional de que a próxima missão não é para os de coração fraco,  a SpaceX há anos tem demonstrado que a gênesis da sua criação envolve a missão de explorar o espaço. 

Uma segunda viagem para a Lua está marcada,  tal como o encaminhamento para o planeta Marte. 

Embora não se tenha ainda o conhecimento da existência de minérios sustentáveis para os seres humanos no planeta vermelho,  isso não impede Musk de investir milhões de dólares no lançamento.

Ele admite, no entanto, que o maior empecilho para o segmento de sua missão atualmente envolve verbas.

 A conclusão dessa engatada significaria mais para a humanidade do que avanços automobilísticos,  promovendo em seu lugar um grande passo não apenas para a ciência, mas também para a história humana.

3. Neuralink

E falando de passos para a humanidade, outra empresa de Musk quer revolucionar o conhecimento e levar a palavra descoberta a outro patamar.

Embora não receba tanta atenção do próprio CEO, a Neuralink conta com profissionais da medicina e tecnologia em seu prédio científico que estudam noite e dia para acelerar as conquistas humanas.

Ainda para este ano, a empresa espera poder implantar chips em pessoas com o fundamento de curar doenças psicológicas e físicas, além de controlar os estímulos do cérebro que controlam a forma como nos sentimos.

Com os implantes dando certo, uma verdadeira revolução científica aconteceria no mundo.

Pessoas com grandes lesões sendo capazes de trata-las sem cirurgia, vítimas de acidentes que as fizeram perder suas partes podendo se conectar a perna robóticas – isso aconteceria porque o chip teria a capacidade de se conectar a aparelhos bluetooths como uma Alexa faz com uma casa inteligente.

O paciente só precisaria depender de um bom pareamento para poder voltar a andar.

Outros que sofrem de forte depressão também teriam controle das próprias emoções, mexendo na troca de informações entre a serotonina e dopamina.

Projeto bastante polêmico por mexer com ideias de filosóficas da humanidade, a inovação já fez testes em macacos, com quem compartilhamos várias semelhanças.

4.  The Boring Company

Criado a partir do próprio nome – Boring traduzido para o português é entediante – a história desta empresa é bastante inusitada.

Um dia o filantropo estava preso no tráfego de Loja Angeles e resolveu anunciar pelo Twitter que criaria uma solução: túneis para evitar o congestionamento de carros nas avenidas.


A produção já teve início e até mesmo possui três estações exclusivas para os automóveis da Tesla.

Ela também aceleraria o lançamento do hyperloop, projeto de Musk que impulsionaria os carros com os mesmos propulsores de aviões, permitindo chegar a cidades e linhas de acesso em minutos.

https://www.youtube.com/watch?v=u5V_VzRrSBI

Embora essa produção pareça promissora e um solucionador de problemas em potencial, já houveram tráfegos registrados nós túneis e muitos motoristas reclamaram da largura das paredes que não permitem que se possa andar pelo lugar no caso de emergências.

5. Open AI

Diversos romances e produções cinematográficas previram e ainda prevêem que, em um futuro sempre tão próximo, nossa sociedade conviverá com robôs e inteligências artificiais de uma maneira que a tecnologia esteja predominante ao ponto de nos acostumarmos com as máquinas ao nosso redor.

Embora pelo lado apocalíptico e o medo comum de que essas invenções se voltem contra seus criadores (outra fantasia fruto de livros e filmes), nesse exato momento uma empresa equipada com cientistas e pesquisadores de várias áreas.


Denominada de uma empresa sem fins lucrativos e focada em construir as AI (Inteligências Artificiais) com intuito de ajudar a humanidade, a maior tecnologia pertencente a Musk é um BOT capaz de dar respostas rápidas para quase todo tipo de perguntas em dispositivos, além de ter a capacidade impressionante de escrever mais de 3 milhões de palavras por dia.

Conversando com outras tecnologias automáticas que existem em massa em sites e aplicativos espalhados por aí, ela pode ser um grande solucionador de problemas em um estágio mais avançado do avanço tecnológico, capaz de nos auxiliar no caso de encontrarmos dificuldades em mexer em aplicativos e no entendimento de línguas diferentes à nossa graças a sua habilidade de identificar temas de pesquisa ilimitada.

Imaginar um futuro onde dependemos das tecnologias na execução de tarefas simples (no caso, pesquisas) pode levantar questões éticas sobre como essas formas de identidade artificiais seriam aplicadas em uma rede tão complexa de comunicação, uma vez que você precisa de identificar como humano pra preencher captchas de segurança e entender a profundidade de debates aprofundados entre usuários que permeiam a internet.