Os filmes mais assistidos da história da Netflix

Matheus Martins

Embora questionada muitas vezes pela qualidade dos filmes em seu catálogo, a Netflix inegavelmente continua a frente das plataformas de streaming, se destacando sempre com a imersão do novo e do velho. Com títulos ambiciosos e séries e filmes de todo tipo, deve se reconhecer pelas suas estratégias que a empresa sabe como deixar alguém viciado em qualquer coisa. Em 2017, por exemplo, um usuário virou notícia depois de assistir a Senhor dos Anéis mais de 300 vezes no aplicativo!

Mas os clássicos não são os unicos filmes que ganham horas de visualização na tela. Muitas produções recentes conseguiram atingir o feito de se destacar. Desde a compra de nomes que alcançam reconhecimento ao redor do globo em tempo recorde a produções originais feitas com grandes nomes de Hollywood, a plataforma consegue prender seus usuários por horas navegando pelos mais diversos conteúdos.

Por isso hoje decidimos reunir para você os filmes mais assistidos da história da Netflix!

10. Esquadrão 6 (2019)

Essa comédia misturada com ação estrelada por Ryan Reynolds (Deadpool, Alerta Vermelho) ainda faz bastante sucesso entre os assinantes da plataforma e é fácil entender o porquê. Assim como a Marvel que descobriu a receita exata para juntar ação, comédia e aventura para vender seus filmes de super-heróis, a Netflix tem usado uma fórmula parecida que traz o humor a histórias emocionantes que sozinhas alcançariam apenas uma parcela da audiência (isso se alcançasse). Com tramas incríveis fundidas a cenas de explosão seguidas por romances repentinos, o telespectador sente que não está perdendo nada já que todas as emoções que ele precisa estão sendo sentidas diante da tela. Desse hábito se cria um enorme costume ao tipo de produto vendido.

Em Esquadrão 6 o produto que se tem é sobre seis bilionários que decidem se declararem mortos para agir como vigilantes (ou mais ou menos como heróis) em diversas missões pelo mundo. Liderados pelo chefe da equipe Um (Ryan Reynolds), cada um dos membros da equipe são orientados a não revelarem suas identidades secretas uns para os outros e de nunca, nunca se envolverem emocionalmente a fim de se protegerem. Mas quando uma nova missão arriscada coloca o grupo de frente a um inimigo poderoso, eles deverão se unir nessa nova e talvez última empreitada de suas vidas já “terminadas”.

Com um rápido cameo de Dave Franco como o Seis logo nos primeiros minutos do filme, o título é um original da Netflix e está disponível para download offline em todos os aparelhos compatíveis com o aplicativo.

9. A Barraca do Beijo 2 (2020)

Baseado na obra de sucesso do Wattpad de Beth Reekles, não é nenhum mistério tentar entender como A Barraca do Beijo 2 segue no ranking de mais assistidos até hoje. As franquias, especialmente as envolvendo comédia romântica, contém um apelo emocional irresistível para a comunidade teen que adora filmes do gênero; sem contar aquela parcela que vai atrás da adaptação de seus livros favoritos em busca de suprir uma carência audiovisual não proporcionada pela leitura. Outros títulos como Para Todos Os Garotos que Já Amei e coletâneas de romance de Natal também foram campeãs quando fizeram suas estreias na plataforma, provando de uma vez que a aposta repetitiva tem mais a ganhar do que perder.

Na sequência do primeiro filme, acompanhamos os dilemas da vida de Elie Evans (Joey King) e seu relacionamento impensável com o bad boy da escola, Noah Flynn (Jacob Elordi) dessa vez tendo que sobreviver às barreiras da distância entre os dois. Em seu último na escola, Elie precisa decidir entre as escolhas do seu futuro e lidar com algumas mudanças na amizade com o melhor amigo, Lee (Joel Courtney) que passou a namorar. Elie também descobre uma paixão inesperada por um novo garoto da escola e precisa lidar com as desconfianças do quão forte seu amor e o amor do seu namorado são.

Repleto de cenas clichês, o filme funciona bem entregando toda a emoção necessária que pode ser repetida diversas e diversas vezes durante as milhares maratonas de filmes do gênero. Mas, apesar de ser uma febre da Netflix, o astro de Jacob Elordi cospe até hoje no prato em que atuou por não considerar a trama do papel que o levou ao estrelato séria o bastante – o que provavelmente tem haver com sua participação em uma série com enredo mais pesado como a Euphoria da HBO.

8. O Irlândes (2019)

O número oito talvez seja uma das coisas mais curiosas que vamos encontrar nessa lista. Porque com suas 3 horas e vinte nove minutos, e sem nenhuma fórmula ou apelo teen, O Irlândes já contabiliza mais de 215 no seu tempo de duração assistida na plataforma. Com Robert De Niro e Al Pacino em um elenco de peso, o longa é um drama biográfico-policial produzido pela Netflix e dirigido pelo legendário Martin Scorsese (O Lobo de Wall Street, Ilha do Medo).

Apesar de intimidador – não apenas pelo seu tempo, mas por toda a grandiosidade da obra – fica claro que os minutos contados foram preenchidos por cinéfilos ou fãs do gênero que ainda sentem falta de produções menos voltadas para o mainstream que remetem ao Poderoso Chefão dos tempos atuais. Com o orçamento escandaloso de mais de US$ 220 milhões, a trama nunca chegou a atingir os theaters e mesmo assim recebeu aclamação tanto do público quanto da crítica especializada.

O filme conta a história de Frank Sheeran (De Niro) e sua vida dupla como caminhoneiro de dia e assassino de aluguel mais requisitado à noite. Enquanto as suspeitas ao redor da morte do ex-presidente da União Internacional da Irmandade de Equipes recaem sobre ele, Frank narra sua grande conexão com a máfia italiana e seus encontros com os chefões da criminalidade em primeira pessoa. Com um efeito CGI incrível e elogiado por ter conseguido rejuvenescer diversos dos atores presentes no elenco, O Irlândes teve dez indicações ao Oscar de 2020.

7. Resgate (2020)

É claro que, fazer chorar é um dos traços mais marcantes que um filme precisa ter para não sair da nossa memória. As milhões de pessoas que acessaram a plataforma para assistir Resgate – e, bem como para reprisá-lo também – concordam comigo. A trama dos irmãos Russo (responsáveis por Guerra Infinita) envolvendo o que o próprio título indica- (o resgate de um adolescente – emocionou muita gente e até hoje tem sua sequência aguardada pelos fãs do drama de ação.

Chris Hemsworth entra na pele de Tyler Rake, um mercenário à disposição do mercado negro de Bangladesh. Tyler, apesar de forte, não está bem; afinal de contas, ele ainda convive com o trauma da morte do filho recém-nascido na mente. Razão pela qual aceita a missão de trazer de volta o filho de um gângster indiano que foi sequestrado por um traficante da cidade.

Cheio de reviravoltas e com várias cenas de ação que prendem a atenção do espectador, a conclusão do filme conseguiu enlaçar diversas pessoas que se conectaram a trama com um final ambíguo e com alas de “quero mais”, técnica que a plataforma se tornou mestre em fazer para trazer sua audiência de volta de tempos em tempos.

6. Bird Box (2018)

Se a Netflix tem um longo histórico de filmes mais assistidos, essa fama se deve ao sucesso que Bird Box foi; todo mundo se lembra do mistério e frenesi em torno das criaturas e das reações e memes que o filme causou e hoje, seu lugar nesse pódio, é um lugar mais que merecido. A atuação de Sandra Bullock foi bastante elogiada assim como de grande parte do elenco. O “Bird Box Challenge” que, apesar de perigoso, foi viral no ano em que se sucedeu a estreia.

No filme, começamos a acompanhar o difícil trajeto dessa mulher e duas crianças para atravessar um rio estando vendadas. Apesar do perigo não ser uma coisa visível aos nossos olhos, percebemos o medo real em volta dessas três personagens ser explicado quando a linha do tempo volta para o tempo em que Malorie Hayes (Bullock), uma artista, ainda vive no mundo normal. Ao ser levada para o hospital por sua irmã Jessica (Sarah Paulson), as duas vivenciam uma cena horrível e não demora até que a cidade inteira seja palco para um evento apocalíptico que leva milhões de vidas.

Uma vez salva por uma mulher, Malorie e outros sobreviventes descobrem que estranhas criaturas estão por toda parte do mundo e quem as vê ficam loucas o suficiente para tirarem as próprias vidas. Trancafiados em uma casa que parece ser o único refúgio e com duas grávidas dentro, o grupo precisa correr para conseguir mantimentos ao passo que precisam evitar a todo custo os individuos que não enlouquecem com o fenômeno – pior, eles querem que os outros também vejam.

Quando parte da crítica saiu em marcha para rechaçar a qualidade do filme, o maior autor de obras de terror do mundo, Stephen King, saiu em defesa do suspense de ficção científica, alegando que o mesmo era genial e que ninguém devia ouvir aos críticos de plantão. A atitude do escritor não foi gratuita: a ideia de Bird Box foi mesmo inovadora ao apresentar monstros tão assustadores para a visão humana – um conceito tirado diretamente do Horror Cósmico – que chega a ser impossível pensar em descrevê-los, levando assim a um estado de loucura. King entende isso e por isso defendeu o sucesso com Bullock dessa forma.

5. Alerta Vermelho (2021)

Um dos maiores sucessos da plataforma no ano passado, Alerta Vermelho, é fruto daquela fórmula já mencionada no começo dessa lista: ação, emoção e uma pitada extra de comédia para entregar tudo aos assinantes da Netflix o que eles já consomem em massa no catálogo.

Fazer rir é importante, prender nossos olhos com as diferentes acrobacias é essencial, surpreender faz parte do processo natural e, se caso qualquer uma dessas coisas não der certo, é bom ter pelo menos um motivo para dar ao telespectador o impulso necessário para escolher o título dentre tantos outros. Ou melhor, três deles.

Escolher o já familiarizado com o catálogo, Ryan Reynolds, o fortão e entusiasmático Dwayne “The Rock” Johnson e a conhecida Mulher-Maravilha do universo de heróis da DC, Gal Gadot, não é só uma escolha de cunho pensada, mas uma sacada de investimento capaz de nutrir todas as horas que forem precisas para compensar os US$ 200 milhões gastos na produção do filme. Alguns usuários, como eu, ligaram na Netflix para ver só se o salário escandalizado que os três atores ganharam teve algum grande motivo de relevante para a trama. Spoiler: não obteve. O filme é mais do mesmo, entregando a camada divertida e explosiva que as apostas da plataforma sempre carregam em seus traços. Ainda assim, o longa cumpre com a sua proposta, dando frente ao Top 5 dessa lista.

A premissa do filme é bem simples: três vigaritas em torno de um tesouro que custa bastante dinheiro se apunhalando pelas costas até os minutos finais. John Hartley (The Rock) assume o caso de um roubo de arte emitido pela Interpol. As coisas, no entanto, saem um pouco do controle de John e ele se vê forçado a se aliar a Nolan Booth (Reynolds) em busca da maior ladra do mundo.

4. Não Olhe Para Cima (2021)

Nem sempre todas as coisas precisam colaborar para fazer o sucesso de um filme a ser lançado. Algumas vezes, tudo o que se precisa é de uma trend no TikTok dizendo que as pessoas que olharem para o céu vão ganhar poderes e uma comparação com a pandemia que vai marcar uma produção na história da cinemática para sempre. Esse é o fardo que Não Olhe Para Cima (não intencionalmente escrito para ser uma sátira a sociedade pós-Covid 19) carrega desde a sua estreia no ano passado e que por esse mesmo motivo está sendo reproduzido de cabo a rabo dentro da plataforma Netflix.

A primeira coisa que chamou a atenção sobre a produção, quando a mesma ainda estava na fase inicial de divulgação, foi seu elenco. Qual é? Meryl Streep, Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Jonah Hill, Tyler Perry e Cate Blanchett além das participações de Ariana Grande e o favoritinho do momento, Timothée Chalamet, unidos em um projeto misterioso que sai justamente no final do ano? Você não precisa anunciar um orçamento pesado para chamar a atenção de mais ninguém com isso. O filme não passou despercebido por ninguém que não estivesse vivendo debaixo de uma pedra e recebeu uma chuva de críticas, comparações e visualizações, que foi o fator “X” para a sua presença nessa lista.

Quando o mistério acabou, descobrimos que o longa era uma comédia de ficção científica contando a história de dois astrônomos e o esforço deles para levar a população, por meio do governo, a notícia de que um asteróide irá colidir com a terra em pouco tempo. Mas a teimosia da presidenta dos Estados Unidos, Janie Orlean (Meryl Streep) e de sua equipe em reconhecer a veracidade das palavras da dupla pode trazer sérias consequências drásticas para a humanidade.

Se o filme original da Netflix é bom ou não, eu não sei, mas o que ninguém pode discordar é que ele saiu em hora perfeita. Pois estamos e vivemos numa era de tensão à respeito do vírus Covid (e suas variantes) cheia de brigas ideológicas que literalmente custou vidas para os governantes que não levaram a calamidade a sério. Foi um momento tristemente importante para a história da humanidade e ver essa crise atual refletida na sétima arte – seja em forma de crítica social, seja ou não agradável para os olhos da crítica, seja pelo seu elenco de peso – nos dá um sopro de vida pois agora sabemos que pelo menos estamos acordados e ciente de nossa situação atual.

Top 3 filmes mais assistidos do momento na Netflix:

3. Rápida Vingança (2010)

Embora não tão atual assim – e inclusive já ter sido transmitido em canais abertos outras vezes – esse filme com Dwayne Johnson está dominando o topo das paradas da Netflix e não se sabe exatamente o motivo. Talvez por ter sido adicionado recentemente? Talvez por se tratar de um filme de ação mais violento e sério com o astro de Hollywood e outro importante ator coadjuvante de outras produções no catálogo? Talvez não haja motivo exato? O que importa é que está dominando o TOP 10 da plataforma e por isso veio parar aqui!

Numa trama polical de ação e perseguição, The Rock é o recém-saído da prisão, Driver, que depois de anos quer vingar a morte do irmão em um assalto que deu errado. Mas para isso, ele terá que enfrentar de frente um veterano da lei e um assassino empenhado a atrapalhar seus planos. Oliver-Jackson Cohen, que faz o papel do assassino, ficou bastante conhecido por interpretar Luke Crain em A Maldição da Residência Hill e Peter Quint em A Mansão Bly, duas séries originais da Netflix disponíveis para download offline.

2. Filhos do Privilégio (2022)

Outro título mais recente e atual que está sendo assistido bastante é Filhos do Privilégio, filme alemão do gênero terror estreado esse ano. A trama segue um adolescente e seu grupo de amigos vivenciando eventos paranormais em uma cidade cheia de segredos envolvendo suicídios de outros adolescentes. Junto com a irmã, Finn descobre uma série de conspirações de membros mais velhos da cidade e até de sua própria família.

Uma curiosidade sobre o longa são as participações de Lea van Acken e Max Schimmelpfennig da série Dark no elenco principal do filme.

1. Através da Minha Janela (2022)

Se tem uma coisa que a Netflix provou que sabe fazer nos últimos anos é transformar uma história de romance – ainda mais uma baseada em histórias feitas no Wattpad – em um sucesso mundial em questão de semanas. É o feito que Através da Minha Janela, estreado no começo desse mês, já alcançou com suas mais de 60 milhões de vezes em que foi assistido. Mirando no sucesso de filmes do segmento como Para Todos os Garotos que já Amei e A Barraca do Beijo tudo indica que o novo título tem sinal verde para uma trilogia amorosa nos próximos anos.

Na história, Raquel (Clara Galle) vive observando seu vizinho de janela, Ares (Julio Peña) e imaginando como seria beijá-lo e divagando os motivos pelos quais o rapaz é tão misterioso. Quando acontecimentos pessoais acabam interferindo na vida da jovem é exatamente aí que Ares começa a notá-la, fazendo com que os dois caíam em uma história de amor que é ambos irresistível e perigosa.

E aí? Gostou da nossa lista? Ficou sabendo de mais algum sucesso historicamente assistido na Netflix? Comente aí e deixa a gente saber!