Hoje (25) é o aniversário de 469 anos da cidade de São Paulo. Considerado o primeiro feriado após as festas de fim de ano, o marco é um comemorativo que faz com que muitos reflitam sobre a história da capital indo a pontos turísticos ou simplesmente escolhendo celebrar da sua própria forma.
E para você que vai fazer companhia a sua televisão ou serviço de streaming nesse feriadão, nada melhor que comemorar do seu jeito não é mesmo? Nós do Pixel Nerd fizemos uma pesquisa bem aprofundada e bolamos uma lista de séries e filmes para você assistir.
Porém, essa não é qualquer lista. Acontece que cada filme e série presente nela possuem uma coisa em comum: cada uma delas foi gravada na aniversariante do dia! Confira:
1. Ensaio sobre a cegueira (2008)
Ensaio sobre a cegueira é um filme de ficção-científica que retrata a explosão de uma epidemia conhecida como “cegueira branca”. Quando a doença atinge toda uma cidade, apenas a mulher de um médico consegue guiar todos os habitantes em situação precária e ser seus olhos e ouvidos.
Baseado na obra de José Saramago, o longa é estrelado por ninguém menos que Julianne Moore (Para Sempre Alice), Mark Ruffalo (Vingadores) e a atriz brasileira Alice Braga (Rainha do Sul).
Uma curiosidade sobre o filme dramático de Fernando Meirelles – mesmo diretor de Cidade de Deus – é que o filme foi gravado no Minhocão do centro de São Paulo. Por dois dias, 350 profissionais da produção de cinema usaram o cenário para retratar uma cidade destruída e impactada pela cegueira branca.
2. Bom dia, Verônica (2020-)
Outra produção filmada na capital é Bom dia, Verônica, série brasileira da Netflix de drama policial. Na trama, acompanhamos a policial que leva o nome homônimo da produção em uma busca incessante para resolver casos deixados de lado pela polícia corrupta. Sendo uma mera escrivã, Verônica enfrenta vários desafios quando se aproxima de Janete, uma mulher presa em um relacionamento abusivo com um serial killer.
Bom dia, Verônica gravou diversos cenários da cidade de São Paulo, evitando lugares batidos como o MASP e o Parque Ibirapuera que são sempre escolhidos. Mais focados em cenários exteriores, vemos a Marginal Tietê, uma visão diferente da Ponte Estaiada localizada atrás dos estúdios da TV Globo e até os bairros Brooklin e Santo Amaro que são trajetos da personagem para o centro.
A segunda produção da série foi um sucesso no ano passado, expandindo ainda mais a mitologia da série e revelando uam espécie de seita que acoberta todas as ações de um trio de criminosos. A produção baseada na obra dos autores Raphael Montes e Illana Casoy ainda não recebeu uma renovação para a terceira temporada.
3. Striking Vipers, Black Mirror (2011-)
Black Mirror é uma série antológica de ficção-científica da Netflix de bastante sucesso. Cada episódio diferente aborda os diferentes aparelhos eletrônicos avançados da era digital e suas consequências nas vidas de seus mais variados personagens. Em um episódio particular da 5ª Temporada, intitulado “Striking Vipers” que fala sobre dois colegas que passam a se reencontrar e ficarem viciados jogar um jogo de luta avançado do espaço virtual.
Bastante centrado na relação entre ambos, as consequências das atitudes dos personagens não demoram a impactar suas vidas gravemente com temas como traição, masculinidade tóxica e vício em videogames. É também no episódio em questão que São Paulo é usada como paisagem desde o Heliponto do Copan aos viadutos Santa Ifigênia e Dr. Plínio de Queirós, além de outros pontos bastante urbanos.
4. Sense 8 (2015-2018)
Na 20ª edição da Parada LGBT, o elenco de Sense8 veio até São Paulo em um grande evento que surpreendeu boa parte dos fãs da série da Netflix. Em cima de um carro elétrico na Avenida Paulista, os atores celebraram o orgulho à diversidade com muita dança, beijos e emoção.
Apesar de cancelada de forma prematura na sua segunda temporada, a linda série narrava a história de oito estranhos ligeiramente conectados às sensações, memórias e pensamentos uns dos outros.
5. Sintonia (2019-)
Mais uma produção da Netflix a integrar essa lista, Sintonia é mais uma série que se passa na capital – dessa vez tocando não somente os cenários urbanos, mas as favelas de toda a cidade em uma trama que representa e marca a cultura popular do funk.
O MC Doni, a evangélica Rita e o pai de família Nando lutam para conquistar seus sonhos através das adversidades colocadas em seus caminhos. Unidos por um laço que os une desde a infância, o trio sempre procura se apoiar em momentos de dificuldade.
Sendo a série brasileira mais assistida do streaming, a produção teve sua quarta temporada e sinopse divulgadas no ano passado para a alegria dos fãs.
6. Carandiru (1992)
Baseado em um conhecido caso real (e também na obra do Dr. Drauzio Varella), Carandiru é um dos maiores filmes da história brasileira que busca retratar as vidas dos detentos do presídio Carandiru, um dos maiores da América Latina na década de 90. Hoje, o lugar é um parque e espaço de lazer que vira evento para vários eventos culturais da cidade de São Paulo.
Já a obra é um marco na cultura brasileira ao lado de produções como Cidade de Deus, Central do Brasil e Tropa de Elite que ganharam o mundo. Os atores Wagner Moura e Rodrigo Santoro ganharam o mundo após diversas atuações após a produção passada em São Paulo.
7. Conquest (2023)
No último item da lista, Conquest é uma futura série da Netflix que teve cenas rodadas em diversas cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Budapeste e Berlim. Com uma trama bastante distópica, o cenário irá usar os ambientes da capital para rodar cenas de um abrigo para refugiados.
Além da informação, a série será estrelada pelo ator Keanu Reeves e a atriz brasileira Bruna Marquezine, que atualmente está no elenco da adaptação para DC, Besouro Azul. Pouco se sabe sobre o enredo da produção que é prometida há anos, mas Gabriela Rosés Bentanco da “02” – mesma agência de produção de Dois Papas se encarrega da série – entra como uma das produtoras ao lado do diretor Carl Erick Rinsch.
Essa foi a nossa lista de 7 Filmes e séries gravados em São Paulo para comemorar o aniversário da cidade. Já conhecia algum deles? Deixa a gente saber nos comentários!