O Besouro Azul é um dos heróis mais desconhecidos do DCEU, mas recentemente vem ganhando espaço após o anúncio do filme com participação especial de Bruna Marquezine. Para ajudar aqueles que estão entrando em contato com o personagem no momento, nos acompanhe nesse artigo para saber mais sobre ele.
Quem é o Besouro Azul?
Besouro Azul é um personagem da DC Comics que já teve três versões diferentes nos quadrinhos. A primeira foi Dan Garret, um policial que usava um uniforme à prova de balas e uma super vitamina para combater o crime. A segunda foi Dan Garret Garett, um arqueólogo enviado para o Egito que descobre um escaravelho com poderes mágicos.
A terceira foi Ted Kord, um inventor e aluno de Garret que assumiu o manto do herói após a morte de seu mentor, mas sem os poderes do escaravelho. A quarta e atual é Jaime Reyes, um jovem latino que encontrou um escaravelho alienígena que se fundiu ao seu corpo e lhe deu uma armadura e habilidades especiais.
Em quase todas as histórias, o personagem luta para assumir sua personalidade ao lado de uma entidade chamada Khaji Da, que é o escaravelho em si, e precisa dominá-la.
O personagem tem muitas semelhanças com o Homem-Aranha, que é inclusive muito mais famoso e conhecido que ele aqui fora. Apesar das muitas variações, ambos descobrem uma raça ou um artefato poderoso que dão poderes a eles.
A única diferença é que, nas primeiras versões, o personagem tinha em torno de 20 a 30 anos quando se torna o herói – deixando assim apenas para Jaime Reyes (de 15 anos) o cargo de jovem que descobre ter super-poderes, e mais perto da versão de Peter Parker.
A versão mais popular do personagem é Ted Kord, que já integrou a Liga da Justiça, foi grande amigo do Michael Jon Carter, o Gladiador Dourado, com quem protagonizou várias páginas de humor em uma série de quadrinhos.
Poderes e habilidades
O escaravelho concede ao usuário uma ampla gama de habilidades, como voar, emitir raios de energia, criar campos de força, ter força e resistência sobrenaturais, além de propor a Jaime o poder de se comunicar telepaticamente com o escaravelho.
Além das habilidades que eu já citei, o Besouro Azul também pode usar o escaravelho para criar outras armas, como lâminas, maças, escudos e canhões de plasma. Ele também pode manipular o fogo, o som e a tecnologia com o escaravelho. Na segunda versão do personagem, Ted Kord, o Besouro Azul não tinha poderes sobrenaturais, mas era inteligente e habilidoso em artes marciais.
A primeira versão do Besouro Azul, Dan Garret, foi um sucesso na Era de Ouro dos quadrinhos, chegando a ter sua própria revista mensal pela Fox Comics. No entanto, sua popularidade diminuiu nos anos 50, quando a Charlton Comics adquiriu os direitos do personagem e o reformulou como um herói com poderes egípcios.
A segunda versão do Besouro Azul foi publicado pela Charlton até 1983, quando a DC Comics comprou os direitos do personagem e o integrou ao seu universo. Na DC, ele se tornou um membro da Liga da Justiça, onde ganhou sua parceria com o Gladiador Dourado, ganhando mais destaque e fãs. Ele teve sua própria série mensal entre 1986 e 1988, que vendeu cerca de 50 mil exemplares por edição.
A terceira e atual versão do Besouro Azul é a mais popular e querida pelos fãs, representando a diversidade e a inclusão no universo dos super-heróis. Jaime é um adolescente mexicano que encontrou um escaravelho alienígena que lhe concedeu uma armadura tecnológica avançada. Ele teve sua própria série mensal entre 2006 e 2009, que vendeu cerca de 30 mil exemplares por edição. Ele também fez parte da Liga da Justiça e dos Jovens Titãs, além de aparecer em outras mídias, como séries animadas, jogos eletrônicos e agora em um filme solo que será lançado em 2023.
Besouro Azul: O Filme
A HBO Max anunciou a produção do filme “Besouro Azul”, com roteiro de Gareth Dunnet-Alcocer, conhecido por seu trabalho no filme “Miss Bala” de 2019, que arrecadou US$15.383.580,00, apesar do orçamento de US$15 milhões.
A direção do filme ficará a cargo de Angel Manuel Soto, que tem vasta experiência em curta-metragens e um longa-metragem em seu currículo, todos com uma forte influência latina.
O papel principal de Jamie Reyes será interpretado por Xolo Maridueña, conhecido por seu trabalho na série “Cobra Kai”. Além disso, o anúncio da participação de Bruna Marquezine como Jenny, o interesse amoroso de Jamie e protagonista feminina do filme, surpreendeu a comunidade brasileira – também foi uma grande surpresa para os fãs, já que Jenny não é uma personagem original dos quadrinhos do herói.
Besouro Azul chega aos cinemas no dia 17 de agosto de 2023.