Playerunknown’s Battlegrounds ficou tão famoso desde seu lançamento no ano passado que a empresa chinesa Tencent fez uma parceria com a Bluehole e lançou uma versão de bolso do game para Android e iOS chamada PUBG Mobile.
A multinacional chinesa, que é conhecida por ser a dona de League of Legends, tem tanto dinheiro que a edição de bolso ficou tão boa quanto o game original e funciona em diversos smartphones.
Mas para quem não tem um celular potente o suficiente para o aplicativo ou um computador f*da para aguentar a versão da Steam, é possível rodar PUBG Mobile no PC de forma oficial, de graça e sem pirataria envolvida.
A Tencent quer tanto bater de frente com Fortnite com a sua versão otimizada de PUBG que permite rodar o game com seu emulador oficial para computadores.
Passo a passo para baixar PUBG Mobile no PC com emulador
Chamado de Tencent Gaming Buddy, o programa permite baixar a versão gratuita de PUBG e rodá-la até mesmo em PC mais fracos, já que estamos falando da versão para smartphones.
Para baixar a versão mobile de PUBG de forma oficial, basta seguir as instruções abaixo:
1 – Vá até este site e baixe o Tencent Gaming Buddy no botão de “Download”;
2 – Quando o download estiver concluído, abra o instalador que PUBG Mobile já vai começar a ser baixado;
3 – Após alguns minutos, a instalação estará completa. Caso seja necessário, você pode configurar os gráficos do game indo até o ícone com três barras verticais, no canto superior direito, e clicar em “Settings”;
Experiência adaptada ao PC
É interessante notar que a Tencent deu bastante atenção ao emulador de PUBG Mobile para PC e o software é praticamente um port do jogo para computadores.
Automaticamente, o Tencent Gaming Buddy adapta todos os controles do mobile para o teclado e mouse e até leva em conta o setup da versão da Steam.
Isso torna a experiência mais amigável para quem não tem experiência com emuladores de Android.
Para quem manja mais, também é possível configurar um joystick para jogar.
O que é Battle Royale? Confira nosso podcast sobre o tema
O programa também faz o pareamento de partidas apenas com outros jogadores utilizando o Tencent Gaming Buddy, impedindo que os jogadores com mouse e teclado enfrentem quem está jogando PUBG Mobile no smartphone.
Graças a conexão com o Facebook, os jogadores também podem salvar seu progresso em PUBG Mobile na nuvem e continuar o jogo do PC em smartphones, ou vice-versa.
Ou seja, se você joga no celular e quer experimentar o game uma tela maior, pode continuar de onde parou sem problemas.
Os gráficos precisam (e possivelmente vão) melhorar
Apesar dos pontos positivos, é importante ressaltar que o emulador de PUBG Mobile ainda está em fase beta. Ou seja, você pode encontrar bugs durante a jogabilidade e todo o potencial do game ainda não pode ser alcançado no PC.
Alguns problemas que devem ser resolvidos no futuro são o suporte para resoluções mais altas e framerates maiores, já que PUBG Mobile só roda em 30fps no PC atualmente.
O futuro dos games?
A investida da Tencent em lançar um emulador da versão mobile de PUBG mostra que a ambição da empresa ultrapassa até mesmo o seu relacionamento com a Bluehole, criadora do jogo de battle royale.
Graças ao crescimento dos jogos mobile, que devem lucrar mais do que PC e consoles juntos este ano, os video games estão se tornando uma mídia convergente, e a Tencent está ligada nisso.
Como o sucesso de Fortnite vem mostrando, ter um jogo otimizado e que roda em todas as plataformas pode ser bastante lucrativo, mesmo que o game seja distribuído de graça.
Como vender itens de PUBG na Steam
No passado já tivemos casos assim, como Minecraft, que traz um gameplay simples e direto, roda em praticamente todos os video games e traz modo online compartilhado entre plataformas.
Essa combinação levou o jogo a ser o segundo mais vendido da história dos games.
Com o sucesso do gênero battle royale e do nome Playerunknown’s Battlegrounds, a Tencent tem bons motivos para tentar emplacas o game como multiplataforma.
Enquanto a Bluehole ficou conhecida por ser a desenvolvedora que lançou PUBG em acesso antecipado com vários bugs e, posteriormente, pela onda de cheaters no game, a Tencent pode se tornar um nome positivo por trás da franquia graças a versão mobile.
Vale ressaltar, inclusive, que a companhia chinesa também é dona de parte da Epic Games, que desenvolve Fortnite.
A versão original de Playerunknown’s Battlegrounds está disponível na Steam por R$ 55,99 e também pode ser jogada no Xbox One.
Você pode baixar PUBG Mobile de graça no Android, iOS e… PC.