Algumas séries teens têm o poder de conquistar o público de diferentes idades e épocas, graças aos seus personagens carismáticos, histórias envolventes e temas universais. Neste artigo, vamos relembrar cinco séries teens que marcaram gerações, desde os anos 90 até os dias de hoje. Prepare-se para uma viagem nostálgica e divertida pelo mundo das séries adolescentes!
1. Skins
Skins é uma série britânica de drama adolescente que acompanha as vidas de um grupo de amigos em Bristol, na Inglaterra, durante os dois últimos anos do ensino médio. A série mostra os problemas e desafios que eles enfrentam, como drogas, sexo, família, escola, relacionamentos, identidade e futuro. A cada duas temporadas, a série muda o elenco e os personagens, formando uma nova “geração”. Na sétima temporada, alguns personagens das gerações anteriores voltam para mostrar como estão suas vidas como adultos. A série é conhecida por ser polêmica, realista e excêntrica, e ganhou um Prêmio BAFTA do Público e foi indicada para Melhor Série Dramática.
3. Gossip Girl
Gossip Girl é uma série de televisão norte-americana de drama adolescente, baseada na série literária homônima da escritora Cecily von Ziegesar. A série conta a vida dos jovens da elite de Manhattan, que são acompanhados por uma blogueira anônima que sabe de tudo o que acontece com eles. Serena, Blair, Nate, Chuck e Dan são os protagonistas dessa história cheia de intrigas, glamour e drama. Eles vão descobrir que a vida na alta sociedade não é tão perfeita quanto parece e se meter nos maiores dramas.
3. Skam
Skam é uma série de televisão norueguesa que retrata o dia a dia dos adolescentes da Hartvig Nissen (Hartvig Nissens Skole), uma escola elegante no bairro rico de Frogner, em Oslo, Noruega. A série foi produzida pela NRK P3, que faz parte da emissora NRK, e foi exibida originalmente apenas no site da NRK. A série teve quatro temporadas, cada uma focada em um personagem diferente: Eva, Noora, Isak e Sana.
A série também se destacou pelo seu formato inovador de exibição, que consistia em lançar trechos dos episódios durante a semana, de acordo com a data e hora em que os acontecimentos ocorrem na trama. Além disso, os personagens possuíam perfis no Instagram e interagiam com o público através das redes sociais. Logo, Skam se tornou um fenômeno mundial, especialmente na terceira temporada, que retrata o romance entre Isak e Even. A série recebeu aclamação da crítica e do público, e gerou várias adaptações em outros países.
4. Misfits
Misfits é uma série britânica de ficção científica e comédia dramática, da rede Channel 4, sobre um grupo de jovens delinquentes condenados a trabalhar em um programa de serviço comunitário, onde eles adquirem poderes sobrenaturais após uma estranha tempestade elétrica. A série tem 5 temporadas e 37 episódios, e foi exibida entre 2009 e 2013. O elenco principal mudou ao longo da série, mas alguns dos personagens mais conhecidos são Simon, Nathan, Kelly, Curtis e Alisha. A série ganhou o BAFTA Television Award 2010 de Melhor Série Dramática.
5. Euphoria
Euphoria é uma série de drama adolescente que retrata os desafios e conflitos de um grupo de estudantes do ensino médio, envolvendo temas como drogas, sexo, violência, identidade de gênero, redes sociais e saúde mental. A série é baseada em uma minissérie israelense de mesmo nome, de 2012, e foi criada por Sam Levinson para a HBO. A primeira temporada da série estreou em 2019 e teve 8 episódios, além de dois episódios especiais lançados em 2020 e 2021.
A produção é protagonizada por Zendaya, que interpreta Rue Bennett, uma jovem viciada em drogas que tenta se recuperar após uma overdose. Ela se apaixona por Jules Vaughn, uma adolescente transgênero que acabou de se mudar para a cidade, interpretada por Hunter Schafer. Outros personagens importantes são Nate Jacobs, um atleta popular com problemas de raiva e sexualidade, interpretado por Jacob Elordi; Cassie Howard, uma garota que sofre com a reputação de promíscua, interpretada por Sydney Sweeney; e Kat Hernandez, uma jovem que explora sua sexualidade online, interpretada por Barbie Ferreira.