5 filmes de terror que não decepcionaram em 2023

Matheus Martins

Atualizado em:

O ano de 2023 foi um ano de muitas emoções para os fãs de filmes de terror. Com sequências de franquias consagradas, reboots de clássicos e histórias originais, o gênero mostrou que ainda tem muito a oferecer para quem gosta de sentir medo e suspense. Neste artigo, vamos listar cinco filmes de terror que não decepcionaram em 2023, seja pela qualidade técnica, pelo roteiro envolvente ou pelas cenas assustadoras. Prepare-se para conhecer os filmes que fizeram o público gritar, se arrepiar e se surpreender nas telonas.

1. M3GAN

 Um filme produzido por James Wan, o diretor de Invocação do Mal e Aquaman, que narra a história de uma cientista (Allison Williams) que cria uma boneca inteligente chamada M3GAN para ajudar sua sobrinha órfã. Porém, a boneca se revela uma assassina implacável, que não mede esforços para proteger sua nova família.

M3GAN foi um filme que não decepcionou porque soube misturar humor, drama e terror de uma forma inteligente e divertida. O filme também fez uma crítica à sociedade atual, que depende cada vez mais da tecnologia e se afasta das relações humanas.

Além disso, o filme teve boas atuações, efeitos especiais e uma trilha sonora que soube ser envolvente. Segundo o site Rotten Tomatoes, M3GAN tem uma nota de 86% de aprovação dos críticos e de 91% do público.

Muitos elogiaram a roteirista Akela Cooper e o produtor James Wan, que são nomes consagrados do gênero terror. M3GAN também foi comparado a filmes clássicos como Chucky e a séries modernas como Black Mirror. O filme conseguiu agradar tanto aos fãs de terror quanto aos que procuram uma diversão descompromissada.

2. A Morte do Demônio: A Ascenção

A continuação da franquia The Evil Dead, que traz uma nova protagonista, Mia (Alyssa Sutherland), encontra o famoso livro dos mortos em uma cabana na floresta. O filme é dirigido por Lee Cronin, que foi escolhido pelo próprio Sam Raimi, criador da série original.

A Morte do Demônio: A Ascensão soube renovar a franquia Evil Dead, que é uma das mais cultuadas do gênero terror. Ele trouxe novos personagens, cenários e situações, mas sem perder a essência dos filmes originais, que misturam horror, gore e humor negro. O filme também agradou aos fãs da série por ter a participação dos criadores Sam Raimi e Bruce Campbell como produtores-executivos, e por fazer referências e homenagens aos filmes anteriores.

Além disso, o filme teve boas críticas da imprensa e do público, que elogiaram a direção de Lee Cronin, o roteiro de Akela Cooper, as atuações do elenco e os efeitos especiais. Segundo o site Rotten Tomatoes, o filme tem uma nota de 86% de aprovação dos críticos e de 91% do público. O filme também foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 200 milhões de dólares em todo o mundo.

3. O Exorcista do Papa

O filme O Exorcista do Papa é um filme de terror inspirado nos arquivos reais do padre Gabriele Amorth, que foi o exorcista-chefe do Vaticano e realizou mais de 100 mil exorcismos em sua vida. O filme é estrelado por Russell Crowe, que interpreta o padre Amorth, e Franco Nero, que interpreta o Papa.

O filme conta a história de como o padre Amorth investiga a possessão de um menino americano que vive em uma abadia na Espanha, e descobre uma conspiração secular que o Vaticano tenta esconder. O filme é dirigido por Julius Avery, que também dirigiu Operação Overlord, e tem roteiro de Michael Petroni e Evan Spiliotopoulos, que escreveram A Menina que Roubava Livros e Rogai por Nós, respectivamente.

4. Enys Men

Enys Men é um filme de terror, fantasia e mistério, dirigido e escrito por Mark Jenkin, que foi lançado em janeiro de 2023 nos cinemas britânicos. O filme é ambientado em 1973 em uma ilha desabitada na costa da Cornualha, onde uma voluntária da vida selvagem faz observações diárias de uma flor rara que cresce na beira de um penhasco, por baixo de uma mina de estanho abandonada. O filme é uma jornada metafísica que força a protagonista e o espectador a questionar o que é real e o que é pesadelo.

Estrelado por Mary Woodvine, Edward Rowe, Flo Crowe e John Woodvine, o longa tem uma estética retrô e visuais abstratos que o tornam um deleite para os fãs de terror. Sua inspiração foram as lendas e na cultura da Cornualha, que é a região natal do diretor Mark Jenkin. O filme foi produzido pelo Bosena, um coletivo de cineastas independentes da Cornualha, e teve o apoio do British Film Institute.

O filme recebeu críticas positivas dos especialistas e do público, que elogiaram a originalidade, a atmosfera, a fotografia e a trilha sonora do filme. O filme também foi indicado a quatro prêmios no British Independent Film Awards, nas categorias de melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro e melhor atriz para Mary Woodvine.

Enys Men é um filme que desafia as convenções do gênero terror e propõe uma experiência cinematográfica única e perturbadora.

5. Pânico VI

Pânico VI é um filme de terror que faz parte da famosa franquia Pânico, criada por Wes Craven e Kevin Williamson. O filme é dirigido por Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett, que também dirigiram Casamento Sangrento e V/H/S. O filme é uma continuação direta de Pânico V, que foi lançado em 2022 e revitalizou a série para uma nova geração.

O filme acompanha os quatro sobreviventes do massacre de Ghostface em Woodsboro: Sam (Melissa Barrera), Tara (Jenna Ortega), Mindy (Jasmin Savoy Brown) e Chad (Mason Gooding). Eles decidem se mudar para Nova York, onde esperam começar uma nova vida longe do terror. Porém, eles logo descobrem que o assassino mascarado os seguiu até a Big Apple e está disposto a matá-los de qualquer maneira. Para piorar, eles não podem confiar em ninguém, pois o Ghostface tem novos truques e motivações.

O filme também conta com o retorno dos personagens clássicos da franquia, como Gale Weathers (Courteney Cox), Kirby (Hayden Panettiere) e Billy Loomis (Skeet Ulrich).

Pânico VI é um filme que honra o legado de Ghostface com cenas violentas, humor negro e metalinguagem. O filme recebeu críticas positivas da imprensa e do público, que elogiaram a direção, o roteiro, as atuações e os efeitos especiais. Também foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 300 milhões de dólares em todo o mundo.

Deixe um comentário