O episódio especial de Invencível lançado em julho desse ano matou um pouco da saudades que os fãs estão da obra de Robert Kirkman.
Focado em Eve/Samantha Wilkins, entendemos um pouco sobre a origem de uma amigas de Mark em uma trama pra lá de interessante. Eve é uma super-heroína, e bem na pegada de séries que estão subvertendo esse gênero, sua formação não é nada simples.
O episódio especial de 50 minutos prova que Mark não é o único que pode ter uma história sangrenta, e expande ainda mais um pouco do universo dessa série tão querida pelos fãs dos quadrinhos.
Mas, por via das dúvidas de quem não verificou ainda esse extra da Prime Video, pode rolar o interesse em saber: quando e onde se passa o episódio focado em Eve?
A resposta é: no passado. Mas bem, bem, bem no passado mesmo.
Antes de Eve existir, antes de Mark sequer nascer, vemos os Guardiões Globais em uma missão importante enquanto eles invadem um laboratório financiado pelo governo. Todos estão vivos, e Omni-Man é tão parte da equipe quanto sempre foi.
Em paralelo a isso, conhecemos o Dr. Brandyworth e uma mulher em trabalho de parto. A moça claramente não está segurando uma criança normal em sua barriga, visto que feixes de luz rosa deixam seus olhos a todo tempo.
Sem demorar muito, descobrimos que o bebê é ninguém menos que Eve, uma criação do Dr. Brandyworth através da mulher que serviu de cobaia. Tentando proteger Eve e a mulher, o doutor aceita ser preso por Erickson, que está atrás da futura heroína.
Sendo assim, Eve cresce sem saber sobre a sua verdadeira origem até que atinja a adolescência, e passe a fazer suas próprias decisões. Na série original, é mostrado que Eve e os pais possuem uma relação pra lá de balanceada, e vemos que eles não a aceitam como ela é.
Nesse episódio, essa carga dramática é intensificada, e vemos até que ponto Eve foi capaz de suportar essa perda de identidade sobre o seu passado que foi tirado das suas mãos.
Em resumo, não vemos a personagem em seus dias gloriosos como uma das integrantes da equipe de heróis, nem na linha futura após os eventos da primeira temporada.
Mark aparece no especial de Eve?
A resposta para essa pergunta também é a mesma. Sim.
O roteiro do especial brinca com essa probabilidade, sabendo que os fãs mal poderiam por esperar e se perguntar se seu herói favorito de Invencível faria um “cameo” nesse bônus.
Vemos um jovem Mark invadir a cozinha onde seus pais estão, dentro de uma fantasia feita de fita e sonhando com o dia que irá virar herói.
Depois que Debbie Grayson se ausenta para ajudar o garoto, a câmera foca em Nolan e o vemos odiar ter ouvido Debbie dizer que mesmo que Mark cresça sem poderes, eles o amarão de forma incondicional.
Embora esse seja um baita easter-egg sobre um dos plots mais importantes da primeira temporada, Nolan parece um pouco em conflito, o que nos coloca em dúvida sobre o que ele deve ter pensado naqueles dias em que ele não tinha a menor ideia do herói que Mark iria se tornar.
O especial Atom Eve, bem como a primeira temporada de Invencível, estão disponíveis na Prime Video.