Superlua Azul: saiba horário e informações do fenômeno de hoje

Matheus Martins

Hoje, dia 30 de agosto, teremos a oportunidade de ver um espetáculo da natureza: a Superlua Azul. Mas o que é isso e por que é tão especial? Neste texto, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse fenômeno astronômico.

A Superlua Azul é o resultado da combinação de dois fatores: a Lua estar na fase cheia e estar no ponto mais próximo da Terra em sua órbita, chamado de perigeu. Isso faz com que ela pareça até 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal.

Sem mais delongas, veja abaixo o horário para conferir o fenômeno.

Qual o horário da Superlua Azul?

A Superlua Azul é um fenômeno astronômico que ocorre quando a Lua está na fase cheia e no ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu. Isso faz com que ela pareça maior e mais brilhante no céu.

Além disso, a Superlua Azul recebe esse nome por ser a segunda Lua cheia do mês de agosto. A primeira foi no dia 1º deste mês. A Superlua Azul poderá ser vista nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, por volta das 22h36 (horário de Brasília), em todas as regiões do planeta.

No entanto, as condições climáticas podem interferir na observação. Segundo a plataforma Meteum, Porto Alegre terá céu limpo, enquanto outras cidades terão nuvens ou chuva.

Por que “superlua azul”?

A Superlua Azul não tem nada a ver com a cor da Lua, que não muda nesse fenômeno. Em raras ocasiões, partículas no ar podem fazer com que a Lua pareça azulada, mas isso não tem relação com o perigeu ou com a segunda Lua cheia do mês.

A Superlua Azul é um evento raro e bonito, que só irá se repetir em 2037. Por isso, vale a pena tentar admirar o céu nesta noite e apreciar a beleza do nosso satélite natural.

Deixe um comentário