A representatividade latina no cinema é um tema importante e atual, que reflete a diversidade cultural e social da América Latina e dos Estados Unidos. Muitos filmes latinos abordam questões como identidade, imigração, discriminação, violência, amor e resistência, mostrando a riqueza e a complexidade das histórias e das vozes dessa região. Para quem quer conhecer mais sobre o cinema latino, selecionamos 10 filmes bem-avaliados pela crítica e pelo público, que você pode assistir em 2023.
1. Encanto (2021)
Mirabel é a única da família Madrigal que não tem um dom mágico. Ela vive em uma casa encantada nas montanhas da Colômbia, onde cada um de seus parentes possui um poder especial, como superforça, cura ou controle de plantas. Mas quando Mirabel descobre que a magia do Encanto está em perigo, ela decide embarcar em uma aventura para encontrar seu tio Bruno, o único que pode prever o futuro e revelar o que está acontecendo.
2. O Touro Ferdinando (2017)
Ferdinando é um touro que não se encaixa nos padrões de sua espécie. Ele é gentil, pacífico e ama flores, ao contrário dos outros touros que são agressivos, competitivos e sonham em participar das touradas na Espanha. Um dia, Ferdinando é confundido com um animal feroz e é levado para longe de sua fazenda e de sua amiga humana Nina. Ele então se junta a um grupo de animais excêntricos que vivem em uma fazenda de flores, onde ele se sente mais à vontade.
3. Em um Bairro de Nova York (2021)
Em um Bairro de Nova York é um musical que conta a história de uma comunidade latina que vive em Washington Heights, um bairro vibrante e cheio de sonhos na cidade de Nova York. O filme acompanha as alegrias, as dificuldades e as esperanças de vários personagens, como Usnavi, um dono de uma mercearia que quer voltar para sua terra natal na República Dominicana; Vanessa, uma aspirante a estilista que deseja se mudar para o centro da cidade; Nina, uma estudante brilhante que enfrenta problemas na universidade; e Benny, um motorista de táxi que se apaixona por Nina.
4. Amor, Sublime Amor (2021)
Amor, Sublime Amor é um clássico musical que narra a história de um amor proibido entre dois jovens de origens diferentes em Nova York. Tony, um ex-membro da gangue dos Jets, se apaixona por Maria, a irmã do líder dos Sharks, uma gangue rival de imigrantes porto-riquenhos. Em meio a conflitos, preconceitos e violência, eles tentam viver seu romance, inspirado na obra de Shakespeare, Romeu e Julieta.
5. Marte Um (2021)
Marte Um é um filme brasileiro de drama que retrata a vida de uma família negra da periferia de Contagem, em Minas Gerais, em um contexto político e social marcado pela ascensão de um presidente de extrema-direita. O filme acompanha os sonhos, as dificuldades e as relações afetivas dos membros da família Martins, que tentam encontrar seu lugar em um país que parece não lhes oferecer oportunidades.
6. O Homem Cordial (2019)
O Homem Cordial é um filme brasileiro de suspense que aborda temas como fake news, racismo e violência. O protagonista é Aurélio Sá (Paulo Miklos), um vocalista de uma banda de rock que fez sucesso nos anos 90, mas que agora enfrenta a decadência de sua carreira e a hostilidade de seus fãs. Em uma noite de retorno aos palcos, ele se envolve em uma confusão que resulta na morte de um policial militar, e um vídeo amador que o incrimina viraliza na internet.
7. Besouro Azul (2023)
Besouro Azul é um filme de ação e aventura baseado nos quadrinhos da DC Comics, que apresenta o primeiro super-herói latino a ganhar um filme solo. O filme conta a história de Jaime Reyes (Xolo Maridueña), um jovem mexicano-americano que vive em Los Angeles e sonha em ter um futuro melhor para si e sua família. Sua vida muda quando ele encontra um artefato alienígena chamado Escaravelho, que se funde ao seu corpo e lhe concede uma armadura cibernética com poderes incríveis.
8. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso (2023)
Miles Morales é um adolescente que vive em Nova York e que se tornou o Homem-Aranha após ser picado por uma aranha radioativa. Ele descobre que existe um multiverso, onde há outras versões do Homem-Aranha, cada uma com suas próprias características e habilidades. Ele se une a Gwen Stacy, a Mulher-Aranha de outra dimensão, e a um grupo de aracnídeos de diferentes realidades, como o Homem-Aranha Noir, o Porco-Aranha e a Peni Parker.
9. Viva – A Vida é uma Festa (2017)
Viva – A Vida é uma Festa é um filme de animação da Disney e da Pixar que conta a história de Miguel, um menino mexicano de 12 anos que sonha em ser um músico famoso, mas que enfrenta a oposição de sua família, que tem uma antiga aversão à música. Na noite do Dia dos Mortos, Miguel acidentalmente atravessa um portal para a Terra dos Mortos, onde ele conhece seus ancestrais e descobre um segredo sobre sua origem.
10. Rio (2011)
O filme narra a história de Blu, uma arara-azul macho que é levado ao Rio para acasalar com uma fêmea chamada Jade. No entanto, ele é capturado por contrabandistas de aves raras, que pretendem vendê-lo no mercado negro. Com a ajuda de outros pássaros, Blu tenta escapar e encontrar Jade, enquanto também aprende a voar e a se adaptar à cidade maravilhosa.