Não é segredo para ninguém que a aquisição da Disney dos direitos da Marvel mudou completamente o jeito como o MCU está ligado aos acontecimentos na mídia gerada para a televisão.
Entre filmes e séries, trazer todos para a mesma linha do tempo seria praticamente impossível, o que gerou a decisão de definir a canonicidade do que é ou não um conteúdo da Marvel.
Recentemente, com a estreia da segunda temporada da série Loki – que fala propositalmente de diferentes universos -, Kevin Feige, presidente executivo da Marvel, reconheceu que algumas séries do universo não se encaixam na linha canône da qual o MCU está presente na Fase 5.
Quais séries da Marvel não fazem parte do canône do MCU?
Diferente de séries como WandaVision que influencia alguns filmes da Fase 4, Falcão e o Soldado Invernal que prepara o terreno para Capitão América 4, algumas produções nem sequer rasgam a atmosfera do MCU atual. Saiba abaixo quais são:
- Demolidor;
- Jessica Jones
- Punho de Ferro
- Luke Cage
- Inumanos
- O Justiceiro
- The Gifted
- Legion
Kevin Feige sugeriu que, mesmo que essas obras não estejam oficialmente integradas, elas persistem em seus próprios universos dentro do multiverso da Marvel.
Essa revelação encontra respaldo nos alicerces estabelecidos por séries como “WandaVision” e “Loki”, que introduziram esse conceito.
Com isso em mente, abre-se um leque infinito de possibilidades, permitindo que personagens de diferentes realidades potencialmente se cruzem e histórias anteriormente consideradas não canônicas sejam agora incorporadas ao universo expandido.
Você pode assistir a todas as séries da Marvel no Disney+. O Disney+ oferece acesso a todos os filmes e séries da Marvel que você quiser.