A Rockstar mostrou-se incomodada e interveio em uma situação envolvendo um ex-desenvolvedor de GTA, que estava compartilhando informações sobre projetos passados da empresa em seu blog pessoal.
Nas últimas semanas, Obbe Vermeij contou algumas histórias sobre títulos dos quais participou do desenvolvimento, incluindo GTA San Andreas e Vice City, o que fez com que a Rockstar North solicitasse que todos os textos fossem retirados do ar.
Você precisa ver:
Tendo trabalhado como diretor técnico do estúdio entre 1995 e 2009, Vermeij acumulou uma série de histórias interessantes dos bastidores, e seus textos revelam curiosidades que chamaram a atenção dos jogadores, como, por exemplo, o motivo do cancelamento de Agent, jogo de espionagem abandonado para que a equipe tivesse foco total em GTA IV.
Jogo de sobrevivência cancelado pela Rockstar
No dia 11 de novembro, Obbe Vermeij revelou que muitos desenvolvedores da Rockstar chegaram a trabalhar em um jogo de sobrevivência com zumbis após a conclusão de GTA Vice City. Utilizando o mesmo código do game de mundo aberto que se tornou um sucesso, o projeto seria ambientado em uma ilha escocesa e teria hordas de mortos-vivos por todos os lados.
No jogo de sobrevivência, seria necessário explorar a região para conseguir mais combustível, enquanto os zumbis seriam uma ameaça constante. No entanto, o projeto foi cancelado com cerca de um mês de desenvolvimento. De acordo com Vermeij, a equipe desistiu do projeto, pois havia se tornado deprimente. Com isso, foi iniciado o desenvolvimento de GTA San Andreas.
A solicitação da Rockstar North
Enquanto os jogadores sentiam-se interessados pelos textos de Vermeij, descobrindo detalhes interessantes e cativantes sobre o desenvolvimento de grandes sucessos da indústria, por outro lado, a Rockstar North enxergou a situação de uma maneira totalmente diferente.
Em seu blog, o ex-desenvolvedor revelou que o estúdio solicitou que os textos fossem retirados do ar, alegando que o conteúdo poderia “arruinar a magia” da Rockstar.
“Recebi um e-mail da Rockstar North. Aparentemente alguns chefes de lá ficaram chateados com o meu blog. Honestamente não pensei que alguém se importaria com o que tenho a dizer sobre jogos de 20 anos de idade, mas eu estava errado. Falaram algo sobre arruinar a magia da Rockstar ou algo do tipo.
De qualquer forma, esse blog não é importante o suficiente para irritar meus ex-colegas, então vou encerrá-lo. Talvez eu apenas deixe alguns artigos com anedotas que não afetam ninguém além de mim. Eu adoraria que a própria Rockstar falasse mais sobre o desenvolvimento da trilogia, mas não parece que isso vai acontecer tão cedo. Talvez eu tente de novo em uma década ou duas.” escreveu Obbe Vermeij.