Chega dezembro e tudo que pensamos é em festa, comida, lista de promessas para o ano que vem e no vindouro próximo ano. Porém, para alguns, a retrospectiva do Spotify é a coisa mais importante.
A retrospectiva é uma maneira bem engraçada do aplicativo de se ligar ao público dando a ele os dados de ouvinte de tudo que foi ouvido no ano elencando as músicas mais ouvidas e os artistas favoritados. Para quem não está ligado no próprio aplicativo, pode ficar chocado muitas vezes com o resultado, que sempre impressiona.
Mas como entrar nessa trend? E mais importante, como fazer essa retrospectiva? Abaixo montamos uma guia bem certinho e simples de como dar uma olhada no seu ano musical de 2023. Confira!
Como conferir a retrospectiva do Spotify?
Diferente da edição de alguns anos atrás, a retrospectiva agora está bem na sua tela inicial, facilitando o acesso dos usuários ao invés daquele link que leva para um navegador.
Basta ir em “Retrospectiva” e o Spotify te levará para uma biblioteca de músicas suas e do top mundial.
As galerias estão separadas por “Sua Retrospectiva”, “Suas músicas mais ouvidas”, “Mensagens dos artistas”, “2023 em músicas”, “Lojinha abrta pra você”, “Eventos ao vivo”, “Dar Matc” e “2023 em podcasts”.
Através de uma galeria de stories, o Spotify te levará para uma jornada de ouvintes onde você pode conferir seu top 5 de músicas ouvidas do ano, o artista mais tocado e a música mais ouvida no seu repeat.
A novidade vai para uma surpresinha onde o artista mais ouvido tem um stories especial dedicado para os fãs onde no vídeo eles te agradecerão pelas horas ouvidas em álbuns ou projetos mais recentes, como é o exemplo da artista SZA.
Outro é o tipo de ouvinte que você é com base no que você escuta. Eu, por exemplo, tirei “Vampiro” pelas escolhas de músicas mais sombrias que escuto no fone de ouvido. Ao todo são dois personagens para você compartilhar e se identificar com outros ouvintes.
Não se limitando apenas a duração de música que você ouviu ao longo do ano, o Spotify também te leva em uma viagem pelo mundo, elencando os artistas mais ouvidos de cada país ou capital e te jogando para determinado lugar – eu tirei São Paulo.
Você pode conferir sua retrospectiva musical no Spotify pela primeira vez direto pelo aplicativo ou visitando diretamente a página da web em formato de stories-vídeo.
Lembrando que para acessar a retrospectiva você precisa ter uma conta no Spotify para acessar o banner do Wrapped.