Se você tem um celular, também tem uma conta Google. E se tem uma conta Google, é bem provável que já tenha recebido uma notificação para lembrar de alguma data ou momento específico da sua vida, uma característica pelo qual o Google Fotos é bastante conhecido.
Agora, imagine que além de fotos e vídeos, o aplicativo conte literalmente a história da sua vida?
Recentemente, o Google anunciou o Gemini, sua nova IA que vem para ser uma melhoria da experiência chatbot com gerador de texto e imagem em uma experiência mais ampla e melhorada. Tal funcionamento do Gemini inspirou a empresa em criar novos modelos de linguagem.
Um deles é a iniciativa Project Ellmann, que unirá pesquisa inteligente para utilizar as fotos e dados de usuário e, assim por dizer, contar a sua história com uma pesquisa ampla de informações.
Em poucas palavras, a ferramenta não faria nada do que já não faz; que é guardar suas memórias e armazená-las em álbuns de fotos. Com o projeto em desenvolvimento, no entanto, os usuários poderão solicitar informações sobre momentos importantes da sua vida como formaturas, casamentos e fases importantes de entes queridos e o aplicativo responderia informações à respeito de tais eventos.
É dito que o projeto teria sido apresentado em uma cúpula interna por um gerente de produtos do Google Fotos, o que levantou suspeitas sobre ser o aplicativo a ganhar o recurso avançado.
O modelo seguiria a mesma base do Gemini, que é capaz de fazer buscas e geramento de imagens e texto apenas tirando uma foto do céu e enviando ao chatbot.
Por enquanto, o projeto segue em formato de testes, sem previsão de lançamento oficial pela Google. A título de exemplo, o próprio Gemini estava rumorizado na mesma fase no meio do ano para acabar sendo oficializado em dezembro.
Seguindo a mesma linha de raciocínio, é bem capaz que escutamos falar da IA integrada ao Google Fotos em algum momento do meio do ano de 2024.
Veja a seguir: