Carregamento por indução, o famoso carregamento sem fio mas com fio (calma que eu explico), apesar de muito vantajoso gera muitas dúvidas em pessoas que nunca utilizaram.
Aqui eu explico tudo que você precisa saber, com muita informação direta ao ponto.
Carregamento sem fio com fio
O primeiro passo a entender é que o carregamento sem fio na verdade tem fio, a energia tem que vir de algum lugar. As bases de carregamento são conectadas a uma fonte de energia para poderem induzir a transferência de energia para os celulares.
Normalmente os carregadores por indução têm uma fonte que vai ligada à tomada, um cabo que conecta ela a essa fonte e seu corpo que será responsável por induzir o carregamento no celular ou dispositivo compatível.
Como o carregamento por indução funciona
Um cara muito crânio conhecido como Nikola Tesla descrevia no século XIX os princípios da eletricidade e dos campos magnéticos, conceitos que seriam fundamentais para a criação do carregamento por indução e nossa vida moderna cheia de eletrodomésticos.
Lá pelos anos 2000 a Nokia utilizou alguns desses princípios para adaptar um sistema de carregamento por indução no Nokia Lumia 920, capaz de ser carregado por indução. Esse seria o primeiro smartphone popular a ser lembrado com suporte a esta tecnologia.
Para o carregamento acontecer o aparelho precisa ter uma espécie de bobina dentro do seu corpo que aproximada da base energizada gera uma diferença energética magnética. Isso, de forma reduzida, induz a corrente elétrica dentro do aparelho. A bobina no aparelho é conectada diretamente à bateria, sendo aproveitada diretamente.
Padrão de carregamento Qi
Atualmente existe um padrão de carregamento gerenciado pela WPC, Wireless Power Consortium. Ela garante as especificações da tecnologia para que diferentes marcas possam utilizar, o que facilita muito na adoção desta praticidade.
No passado a Apple chegou a utilizar um padrão próprio (novidade), mas aderiu ao modelo e hoje o mercado parece estar praticamente por inteiro utilizando Qi.
Isso estraga o celular?
O que estraga um celular durante o carregamento não é a forma de carregamento e sim o calor. Baterias são sensíveis ao calor e podem ser danificada caso sejam expostas a temperaturas mais altas que as habituais.
Por padrão, o carregamento por indução tende a aproveitar menos a energia gerada, o que pode resultar em um aquecimento maior proporcional ao carregamento sem fio. O calor muitas vezes é resultado de uma energia não aproveitada.
No entanto, carregamentos por indução muitas vezes têm velocidades menores, o que faz com que os danos sejam bem menores em muitos casos.
Resumindo, se o seu celular está aquecendo muito e isso parece estar prejudicando seu aparelho então você deve tomar uma precaução. Pode optar em substituir a base por uma mais lenta. Se o problema é com o seu carregamento com fio pode fazer a mesma coisa.
E tenho que destacar que muitas vezes o celular já está com a bateria sensível, nesse caso será fácil danificar, então tem que tomar cuidado. De qualquer forma, se o seu celular está mandando mensagem dizendo que está sobrecarregado em energia e calor não é uma boa ideia continuar utilizando os mesmos carregadores que você está utilizando, procure carregadores mais lentos.
Qual base de carregamento comprar?
Se o seu celular tem compatibilidade, o que pode ser verificado em fichas técnicas e pesquisas na internet, o ideal é comprar a base que cabe no seu bolso e que tira o potencial máximo do carregamento seu fio do seu aparelho. Claro, não só para celular, relógios também têm e outros dispositivos.
Procure por bases com boa construção, não necessariamente caras. Já testei bases realmente ruins e limitadíssimas. Garanta que está utilizando um conjunto que não limite a velocidade da base, ou seja, uma fonte de carregamento e um cabo adequado. Caso não faça isso a velocidade da sua base será limitada pela fonte e o cabo.
Pense também onde vai colocar essa base, já vi projetos de marcenaria que colocam o carregador dentro de móveis e fica incrível! Há também a possibilidade de comprar bases que ficam em pé. Algumas têm luzes, o que pode atrapalhar seu sono durante a noite? Tem que pensar com carinho.
Uma que tenho e acho muito boa é da Gorilla Shield pelo material de qualidade, durabilidade, velocidade. Deixo ela aqui abaixo, caso queira dar uma olhada:
Gshield Carregador Por Indução Wireless Magnético Sem Fio
A capacidade de carregamento rápido de até 15W garante que seus dispositivos estejam prontos para uso em menos tempo, sem comprometer a segurança ou a durabilidade da bateria.