Android 14: as 10 principais mudanças e compatibilidade

Ricardo Prado

O sistema operacional móvel mais popular do mundo está com uma nova versão que promete aprimorar o que já estava dando certo e trazer recursos inéditos que ajudam a deixar o celular ainda mais com a sua cara.

Com o lançamento do Android 14, a Google demonstra seu compromisso com melhorias significativas em privacidade, segurança e desempenho. Além disso, a empresa busca proporcionar uma experiência aprimorada para dispositivos com telas maiores, como tablets e smartphones dobráveis.

A seguir, confira quais são as principais mudanças trazidas pelo Android 14 e qual é a compatibilidade dele com os dispositivos atuais.

1. Maior foco em customização

Você sempre pôde personalizar sua tela inicial, mas o Android 14 vai além, oferecendo ferramentas para personalizar sua tela de bloqueio. Isso inclui um seletor de tela de bloqueio, modelos de tela de bloqueio, um tema monocromático e suporte para imagens Ultra HDR.

Agora, você também pode criar papéis de parede com efeito de parallax usando suas próprias fotos, papéis de parede no estilo cartoon com seus emojis favoritos e até mesmo papéis de parede gerados por IA com base em prompts de texto.

2. Fontes maiores e dimensionamento inteligente

No Android 13, a alteração para uma fonte maior estava limitada a 130% nos dispositivos Pixel da Google. Com o Android 14, você pode ampliar as fontes para até 200%, tornando o texto mais legível para pessoas com deficiência visual.

Veja também:

Além disso, o sistema utiliza o dimensionamento não linear para evitar distorções em palavras que já estão ampliadas, como títulos.

3. Vida útil da bateria aprimorada

Embora não seja um recurso de destaque específico, o Android 14 concentra-se em melhorar a eficiência do sistema para reduzir o consumo de energia.

Alterações na forma como o sistema operacional lida com tarefas em segundo plano, downloads e uploads, juntamente com outras otimizações, devem permitir que os proprietários de dispositivos Android aproveitem ao máximo a vida útil de suas baterias.

Além disso, a opção de verificar o “tempo de tela desde a última carga completa” (removida no Android 12) está de volta.

4. Notificações em flash

O Android 14 introduz a capacidade de ativar flashes da câmera e flashes da tela para notificações recebidas. Embora isso já estivesse disponível em outros smartphones Android (como os dispositivos Samsung) e iPhones, agora faz parte do sistema operacional em si.

Então, você pode escolher ativar um ou ambos os tipos de notificações piscantes e até mesmo selecionar a cor que sua tela irá piscar. Isso não só é útil para pessoas com perda auditiva, mas também para quem prefere não ser incomodado por sons ou vibrações a cada notificação.

5. Melhor suporte para aparelhos auditivos

O Android 14 traz mais boas notícias para pessoas com deficiência auditiva além das notificações em flash. Agora, o sistema operacional separa os aparelhos auditivos de outros dispositivos Bluetooth.

Há uma nova página dedicada para dispositivos auditivos, permitindo que você escolha quais sons devem ser transmitidos para os aparelhos auditivos e quais devem ser reproduzidos pelos alto-falantes do dispositivo.

Além disso, o Android 14 emitirá um aviso quando você tiver ouvido música alta por muito tempo, ajudando a prevenir danos auditivos.

6. Melhor suporte para telas grandes

A primeira melhoria anunciada na prévia inicial para desenvolvedores foi o suporte aprimorado para criar aplicativos que se ajustam de forma elegante a diferentes tamanhos de tela.

Com mais ferramentas e orientações de design disponíveis para os desenvolvedores, podemos esperar aplicativos que funcionem bem em smartphones, telefones dobráveis e tablets. Isso reflete o que a Apple fez para tornar seu ecossistema de aplicativos transição suavemente do iPhone para o iPad e MacBook.

7. Restrição de acesso a fotos e vídeos

Se você se sente desconfortável com a concessão de acesso a todas as suas fotos e vídeos a um aplicativo, o Android 14 traz uma opção para selecionar especificamente quais fotos e vídeos ele pode acessar. Essa funcionalidade se assemelha a uma introduzida pela Apple no iOS 14.

8. Segurança reforçada

O Android 14 se concentra em melhorar a segurança do sistema. Para combater o malware que geralmente atinge versões mais antigas do Android, esta atualização não permite a instalação de aplicativos mais antigos projetados para o Android 5.1 ou versões anteriores.

Além disso, há várias outras melhorias nos bastidores para fortalecer a segurança, sendo uma das mais notáveis o suporte aprimorado para autenticação por meio de passkeys, o que possibilita o login biométrico em vez do uso de senhas em mais aplicativos.

9. Melhorias na senha tipo PIN

Para maior segurança e privacidade, o Android 14 introduz uma opção que permite desativar as animações que normalmente aparecem ao inserir seu PIN. Isso dificulta a observação do seu PIN por outras pessoas.

Se o seu PIN tiver seis caracteres ou mais, você também pode remover o botão “OK” no final, permitindo que o dispositivo seja desbloqueado assim que você inserir o último número.

10. Integrações com foco em saúde

Para aqueles que usam diversos aplicativos para monitorar sua saúde e condicionamento físico, o Android 14 introduz o Health Connect.

Esse aplicativo centraliza seus dados de saúde e fitness, permitindo que você compartilhe essas informações entre diferentes aplicativos e serviços. Embora ainda esteja em versão beta, o Health Connect vem pré-instalado em todos os dispositivos Android 14 e será atualizado automaticamente.