A Apple começou a semana dando um ultimato para a Epic Games, anunciou que até o dia 28 a dona de Fortnite terá sua conta de desenvolvedora terminada.
Com esta ação, a Epic não poderá mais desenvolver aplicações para macOS e iOS, representando a saída definitiva do Programa de Desenvolvedor da empresa da maça.
Epic Games ganha apoio de Spotify na
guerra contra Apple e Google #FreeFortnite
Em seguida, a Epic entrou com um novo pedido na justiça, torcendo para que possa continuar fornecendo os apps enquanto o primeiro processo aguarda decisão.
Desenvolvedores e Unreal Engine também devem ser afetados
Outro desdobramento negativo para a Epic Games tem relação com o seu motor gráfico, a Unreal Engine, e outras aplicações envolvendo ele.
O que for gerado com a engine não poderá ter lugar no iOS e macOS, forçando a retirada de diversas ferramentas oferecidas nestas plataformas.
Criadores de jogos de todos os tamanhos, principalmente indies, seriam diretamente afetados nesta briga entre as gigantes.
Enquanto a situação não se acerta, fica difícil prever os reais desdobramentos disso tudo. Mas como elas estão em guerra, não é difícil imaginar uma quebra de relações tão profunda que resulte em incompatibilidades de aplicações.
Captura facial utilizando um iPhone e UE4
Combinando o que as empresas têm de melhor, é possível criar inúmeros projetos interessantes e inovadores em games e até mesmo para o cinema.
Um exemplo disso é a possibilidade de o dono de um iPhone capturar os seus movimentos faciais e aplicar em um boneco 3D dentro do motor gráfico da Epic Games.
É possível gravar as animações dentro da Unreal Engine e utilizar nos jogos.
De um jeito ou de outro, os desenvolvedores e até mesmo os consumidores estão sendo os maiores afetados entre a briga entre as empresas.
O pior é que isso pode se arrastar por anos, seja para provar um ponto ou até mesmo para garantir a maior fatia do mercado.
Se você quer aprender a criar jogos com o motor gráfico da Epic Games (que é de graça) pode acessar nosso curso grátis.
Também pode ficar de olho no canal DailyDev no YouTube para descobrir como os jogos são feitos.