Com o segundo filme de James Wan para o icônico herói da DC, Aquaman, a DC pode estar encaminhando para ter a sua melhor estreia de 2023 após o fracasso dos títulos anteriores.
Então, para se preparar e adiantar um pouco a estreia do filme que chega no fim do ano, nada melhor que conhecer algumas curiosidades interessantes sobre a história de origem de um dos membros mais icônicos da Liga da Justiça!
Confira:
1. A Origem
O nome do Aquaman é Arthur Curry, e ele é um híbrido fruto da relação entre Atlana – uma atlantis e Rainha de Atlândida – e Thomas Curry, um faroleiro. Ao salvar Atlana de um afogamento, ambos se apaixonaram e deram luz ao personagem.
Apesar da origem misturada, o pai de Arthur, Thomas, só viria a descobrir que o filho era diferente aos cinco de anos de idade, quando flagrou ele brincando debaixo d’água como se não fosse nada demais.
Sem ter para onde correr, Atlana assumiu sua identidade e o papel que Arthur teria para com o reino dos mares, sendo o herdeiro do trono. Apesar disso, o personagem enfrentou uma grande rejeição, apenas conseguindo o título de rei após algumas missões.
Foi Poseidon quem o entregou seu famoso tridente, após entender que ele era bem mais digno.
2. Poderes e habilidades
Assim como o Superman e a Mulher-Maravilha, Aquaman não fica atrás no quesito poder e habilidades, sendo detentor de diversas características interessantes.
Assim como Kal-El, o Aquaman é super-forte, já tendo conseguido levantar uma placa tectônica sozinho. Ele também possui durabilidade, que o faz ser imune a tiros e explosões, além de ter o fator de regeneração como vantagem.
Dentro do mar, ele pode atingir a incrível marca de 1.800 KM de velocidade e um pulo de 20 metros, o que é uma coisa a se considerar. Famoso por sua habilidade de usar telepatia, pode usar seus poderes para controlar animais e ainda tem um quê de poder cósmico que o assemelha a magia.
Apesar de muito forte, quando estreou nos quadrinhos pela primeira vez, ele apenas conversava com os animais e era constantemente motivo de chacota.
3. Mão de gancho
Após uma reestruturação das suas histórias nos quadrinhos, o personagem já passou por maus bocados em batalhas sangrentas, onde já chegou a perder a mão.
Uma dessas ocasiões, foi na sua luta contra o Arraia Negra, seu arqui-inimigo, na fase O Dia Mais Claro, onde envolveu uma série de inimigos de Aquaman.
Enquanto o personagem estava ocupado lutando contra Sereia, Arraia Negra saiu de dentro da água e cortou sua mão fora. O acontecimento obrigou Aquaman então a usar um gancho no lugar da mão perdida.
4. Sofrida história nos quadrinhos e animações
Antes de se tornar o icônico personagem que conhecemos da DC, sua origem foi bastante sofrida. No começo, Arthur era apenas capaz de se comunicar com animais, pedindo a ajuda deles em missões e tendo aventuras limitadas dentro do mar.
Uma de suas maiores limitações, que chegou a ser um fator cômico, era que ele não podia ficar fora d’água por mais de 60 minutos.
A coisa não ficou melhor quando ele ganhou sua primeira animação ao lado dos heróis principais da DC, onde só aparecia algumas vezes em cima de um cavalo roxo, que se tornou sua marca registrada.
No canal Cartoon Network, algumas animações tiraram sarro da sua característica de falar com peixes, fazendo com que ele conversasse com uma lata de sardinha.
Foi só mais para frente, na linha editorial “Os Novos 52”, que o personagem adquiriu um certo respeito, demonstrando uma nova origem e um pavio bem mais curto quando provocado.
5. Atores que viveram Aquaman
Antes de Momoa, o personagem chegou a ser interpretado pelo ator Allan Ritchson na série de TV Smallville, onde ganhou uma origem bem mais interessante e episódios que ajudaram a popularizar sua história.
Dado a fama do personagem, a DC investiu em um spin-of com o ator Justin Hartley em 2006, mas o piloto teve uma recepção tão ruim que a série acabou sendo cancelada.
Por fim, foi a vez de Momoa dar vida ao herói nos filmes mais recentes do DCU como Liga da Justiça (2017), o Snydercut e no seu filme solo de 2018.
Na sequência do filme de James Wan, Aquaman retorna para enfrentar um velho-inimigo, o Arraia Negra, que detém de um poder grandioso que pode colocar em risco a humanidade. Para isto, ele terá de se aliar a Orm, seu irmão, na busca para que ambos consigam encontrar a paz.
Retornados no elenco do filme, Amber Heard, Patrick Wilson e Nicole Kidman incorporam seus papéis. O longa estreia nos cinemas no dia 20 de dezembro.
Enquanto a sequência não chega, você pode assistir ao primeiro filme na HBO Max.