Barbie: internautas percebem detalhe importante sobre o enredo do filme

Matheus Martins

O live-action de Barbie promete!

Com uma trend viral em várias redes sociais, o longa inspirado na linha de bonecas da Mattel será um dos maiores lançamentos do ano. E, muito embora os trailers e teasers não tenham revelado tanto sobre qual será a trama, ninguém impediu os internautas de teorizarem sobre o enredo do filme.

No tweet acima, vemos um fãs dos filmes de animação da boneca dizer que, os filmes da Barbie consistem exatamente em uma história de amor entre Barbie e Ken, os dois protagonistas principais dos filmes da boneca. Com mais ou menos 38 filmes desse segmento, isso dá uma baita história (ou histórias) de amor sem fim.

Para alguns fãs, no entanto, esse amor pode ter uma data de validade – ou, ao menos, ser interpretado de uma forma diferente. Com a divulgação do live-action espalhando o filme por aí, alguns fãs notaram que talvez a história do filme programado para esse ano seja diferente de tudo que os fãs da boneca viram até agora. Ao invés de uma história de amor, podemos esperar por algo que critique essa essência de “felizes para sempre” tão permanente na saga. Confira alguns detalhes:

Ken pode não amar Barbie

Uma das mudanças mais sentidas no live-action será a temática do filme. No longa previsto para 2023, não seremos apresentados a uma bela história de amor clichê onde a mocinha e o mocinho conseguem se dar bem no final. Embora a trama ainda seja um mistério para muitas pessoas, alguns já teorizam que se houver um romance entre esses dois personagens, ele não irá acontecer de maneira tão fácil – isso se acontecer.

https://twitter.com/hdisanders/status/1644905971972558848

Ken pedindo para passar a noite.

Por ser um live-action mergulhado em crítica social, o longa pode abordar uma faceta que os filmes voltados para o filme infantil nunca pôde fazer: a sexualidade da boneca. Sempre vista de forma inocente, nós nunca conhecemos exatamente como dois bonecos tão “bonitos” para os padrões de beleza impostos pela sociedade se vêem ou agem nesse âmbito. Os fãs esperam que esse assunto seja debatido de alguma forma no filme.

Ele é só o Ken.

A divulgação de postêres do filme pode ter dado mais um indicío de que o longa de Greta Gerwig não será tão simples. No pôster de Barbie com a atriz Margot Robbie caracterizada como a boneca, a legenda diz “ela é tudo”. Porém, naquele que apresenta Ryan Gosling no visual de Ken, está escrito apenas “ele é apenas o Ken”. O que isso quer dizer? Nós não temos como saber, apesar de várias interpretações terem sido deixadas no ar: seria “ele só é o Ken” significar “ele é só branco?”.

Uma aventura multiversal

Após a estreia do trailer do filme, uma coisa ficou bastante explicíta: o longa não irá se passar apenas na Barbielândia, onde a boneca e Ken parecem viver. Imagens já vazadas do set no ano passado revelaram Ken e Barbie próximos a uma espécie de barraca de camelô com a bandeira do Brasil.

Como se não bastasse, uma cena do primeiro trailer divulgado mostrou Barbie socando um rapaz que a assedia na rua. Se a ideia de multiverso está tão em alta em Universos cinematográficos de heróis, por que um filme como Barbie – que possui tantos outros – não iria aproveitar para explorar a ideia também?

Com Simu Liu de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, Emma Mackey e Ncuti Gatwa de Sex Education, Issa Rae, Kingsley Ben-Adir e Michael Cera, o live-action de Barbie chega aos cinemas no dia 20 de julho de 2023.