ChatGPT registra primeira queda desde o lançamento

Matheus Martins

Desde que foi lançado, o ChatGPT inovou bastante o modo como profissionais da área da internet podem gerar conteúdo. Detentor de várias finalidades como gerador de texto e consulta de dados, a IA prometia ser um dos maiores avanços dos últimos tempos.

No entanto, de acordo com a Agência Reuters, a plataforma registrou sua primeira redução no volume global de tráfego, seja por meio de computadores ou celulares, desde o seu lançamento em novembro de 2022.

Conforme dados divulgados pela Similarweb, uma ferramenta de análise de sites e aplicativos, o ChatGPT experimentou uma queda de 9,7% em junho em relação a maio de 2023.

Em comparação, apenas dois meses após o seu lançamento em novembro, o ChatGPT conquistou a marca de 100 milhões de usuários ativos mensais em janeiro.

De acordo com a SimilarWeb, o tráfego global de computadores e dispositivos móveis conectados ao site registrou uma redução de 9,7% em junho em comparação com maio, enquanto os visitantes únicos diminuíram 5,7%. Além disso, a quantidade de usuários conectados ao ChatGPT apresentou uma queda de 8,5%.

David Carr, gerente sênior de insights da SimilarWeb, afirma que essa movimentação é bastante comum, pois aplicativos ou sites que experimentam uma explosão de popularidade eventualmente enfrentam um declínio. Portanto, a diminuição no tráfego indica que a novidade do ChatGPT está diminuindo.

Outros especialistas sugerem que essa diminuição pode ter sido influenciada pelo período de férias no hemisfério norte.

Deixe um comentário