Saiba como fazer seu computador ligar e desligar mais rápido

Saiba como fazer seu computador ligar e desligar mais rápido

Uma das coisas que mais incomodam os internautas é quando o computador demora para ligar e desligar. Em alguns casos, o tempo entre apertar o botão de “power” e a inicialização total do sistema pode levar vários minutos, comprometendo a rotina do usuário.

Mas, existem soluções eficientes para resolver esse problema, deixando sua máquina mais ágil. Assim, você não fica na mão nos momentos em que mais precisar do seu dispositivo.

Mulher brava com o notebook lento

Então, conheça agora quais causas podem afetar o desempenho do seu computador e fique por dentro de dicas para deixá-lo mais rápido na hora de ligar e desligar. Confira:

O que deixa o PC lento

Alguns fatores contribuem para a lentidão do seu computador, como falhas no hardware ou softwares, a falta de espaço na memória, a inicialização automática de programas, problemas no HD, entre outros.

Como resolver o problema do PC lento?

O primeiro passo é tentar entender o que está deixando sua máquina lenta ao ligar e desligar. Para isso, você pode verificar a capacidade do HD, caso ele esteja lotado ou apresente falhas isso terá um impacto considerável na inicialização do sistema.

Se preferir, utilize programas específicos para monitorar o desempenho do hardware, realizando escaneamentos e identificando as condições reais do disco rígido.

Botão power notebook

Agora, se a memória do dispositivo estiver cheia, tanto a RAM quanto a do HD, a dica é investir em cartões de memória RAM ou SSD. Porém, antes de escolher o modelo desejado, é preciso conferir se a máquina oferece suporte para as instalações.

Outro problema que pode danificar o HD do seu notebook são as quedas. Então, fique de olho no tempo que sua máquina leva para executar tarefas caso ela tenha sofrido um tombo.

Além disso, a desfragmentação do disco rígido contribui para tornar seu computador mais rápido, inclusive ao ligar e desligar. O processo consiste em fragmentar e reorganizar os dados do aparelho fazendo com que o sistema opere de maneira mais eficiente.

Alguns softwares possuem funções específicas para realizar essa tarefa, mas você também pode escolher um programa para que essa ação seja realizada automaticamente e com frequência.

E, para manter seu computador rápido e livre das ameaças virtuais, você deve investir no melhor antivírus para computador, como a versão Plus da Bitdefender.

A solução oferece proteção garantida para Windows, prevenindo ataques de phishing, ransomwares e demais golpes online. Com tecnologia avançada, o programa consegue detectar e eliminar rapidamente até os perigos mais recentes.

Gostou de saber como deixar seu computador mais rápido? Conhece outras dicas? Conte nos comentários!

Imagens: Unsplash (JESHOOTS.COM; Ashkan Forouzani).
Imagem chamada: Pexels.com

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)