Como saber em qual agência dos Correios está a minha encomenda

Matheus Martins

Muitas vezes, quando compramos ou enviamos algo pelos Correios, queremos saber o status da entrega e em qual agência o nosso objeto está. Para isso, existem diversas formas de rastrear a sua encomenda e ficar por dentro de todas as etapas do processo. Neste artigo, vamos te ensinar como rastrear a sua encomenda pelos Correios usando o código de rastreio, o CPF, o site oficial, aplicativos e outras ferramentas. Confira!

Caso você tenha optado por buscar a sua encomenda nos Correios em vez de recebê-la em sua casa (saiba mais sobre o programa “Clique e Retire” a seguir), é provável que ela tenha sido encaminhada para a agência mais perto de onde você mora. Porém, mesmo assim, é importante que você verifique oficialmente essa informação, bem como o endereço do local.

Como saber em qual agência dos Correios está a minha encomenda?

Para saber em qual agência dos Correios está a sua encomenda, você precisa do código de rastreio, também conhecido como código do objeto. Esse código deve ser informado pelo fornecedor da compra, ou pelo remetente da encomenda.

Com o código de rastreio em mãos, você pode acessar o site oficial dos Correios (Rastreamento – Correios) e digitar o código no campo de rastreamento. Você também pode criar uma conta na plataforma para buscar todos os pedidos vinculados ao seu CPF.

Outra opção é usar o aplicativo oficial dos Correios, disponível para Android e iOS. Com o aplicativo, você pode cadastrar os seus códigos de rastreamento e receber notificações a cada atualização do status da entrega.

Como rastrear um objeto pelo aplicativo do Correios?

Para rastrear um objeto pelo aplicativo dos Correios, você pode seguir os seguintes passos:

  • Faça o download do app oficial dos Correios para Android e iOS.
  • Abra o aplicativo e vá na opção “Rastreamento”.
  • Em seguida, no campo “Encontre um objeto”, digite o código de rastreamento.
  • A próxima tela trará todas as informações do objeto, como movimentação, localização e o atual status.

O que significa cada status de rastreamento?

Cada status de rastreamento dos Correios significa uma etapa diferente no processo de envio da sua encomenda. Alguns dos principais status são:

  • Postado: significa que o objeto foi postado na agência dos Correios e está em trânsito para o destino.
  • Encaminhado: significa que o objeto foi encaminhado para outra unidade dos Correios, geralmente mais próxima do destino.
  • Saiu para entrega: significa que o objeto saiu da unidade dos Correios para ser entregue ao destinatário.
  • Entregue: significa que o objeto foi entregue ao destinatário ou a um representante autorizado.
  • Aguardando retirada: significa que o objeto está disponível para retirada em uma agência dos Correios indicada no rastreamento.
  • Objeto devolvido ao remetente: significa que o objeto não pôde ser entregue ao destinatário por algum motivo e foi devolvido ao remetente.

Como faço para saber o código de rastreamento do meu objeto?

O código de rastreamento dos Correios é um número de identificação que registra e localiza uma encomenda durante o envio. Ele é composto por 9 números e 4 letras, duas no início e duas no final. Por exemplo: SL123456789BR.

O código de rastreamento dos Correios está localizado no cupom fiscal, também conhecido como comprovante do cliente, que é entregue pelo atendente após a postagem da encomenda. Normalmente ele fica na parte inferior da notinha e pode ser identificado pela palavra “Objeto”.

Se você não tem o cupom fiscal, você pode tentar obter o código de rastreamento de outras formas, como:

  • Verificar se o código foi enviado por e-mail ou mensagem de texto pela empresa que vendeu o produto.
  • Entrar em contato com a empresa que vendeu o produto e solicitar o código correto.
  • Verificar se o código está disponível no site ou aplicativo da empresa que vendeu o produto.

Como faço para rastrear um objeto internacionalmente?

Para rastrear um objeto internacionalmente, existem algumas opções que você pode usar, dependendo da origem e do destino da sua encomenda. Algumas delas são:

  • Rastrear diretamente no site da empresa que vendeu o produto. Essa é a forma mais comum e simples de acompanhar o andamento da sua encomenda. Basta acessar sua conta no site da compra, ir até meus pedidos, selecionar o pedido desejado e conferir as informações fornecidas sobre o progresso da sua encomenda.
  • Rastrear pelo site dos Correios. Essa opção é válida para objetos que foram enviados ou recebidos pelo Brasil. Você pode usar o mesmo código de rastreamento internacional que recebeu da empresa vendedora e digitar no campo “Encontre um objeto” no site dos Correios. Você também pode acessar a plataforma Minha Importações, com o seu ID Correios, para receber notificações sobre o status do seu objeto, bem como avisos de tributações e serviços relacionados à sua liberação.
  • Rastrear por outros aplicativos ou sites de rastreamento. Essa opção é útil para objetos que não são rastreáveis pelos Correios ou que estão em trânsito entre países diferentes. Existem vários aplicativos e sites que oferecem esse serviço, como o 17TRACK, o Track It Online, o Global Order Tracking, entre outros. Você só precisa digitar o código de rastreamento internacional no campo correspondente e verificar as informações atualizadas sobre a sua encomenda.

Deixe um comentário