Crítica: “Ahsoka”, episódio seis avança na homenagem a Clone Wars

Matheus Martins

Quando a galáxia menos esperava, o Grande Almirante Thrawn ressurge em tempos de conflitos no Império. Sabine, refém dos inimigos, aterrisa em um mundo desconhecido em busca de Ezra Bridger, Jedi há muito tempo perdido.

Depois de encerrar o quinto episódio com um reencontro pra lá de especial, Ahsoka continua as aventuras pelo espaço em uma guerra entre os dois lados da Força.

Ahsoka e Huyang, de carona em um Purrgil, saltam pelo hiperespaço em um ritmo monótono e agitado.

Apesar de um breve foco na conversa dos dois sobre as histórias contadas para crianças no império, esse é um episódio que compensa a ausência de Sabine no anterior.

Em posse dos inimigos, ela é posta pelo desafio de tentar encontrar Ezra em Peridia enquanto Shin e Baylan seguem em seu encalço, plajenado matá-la em algum ponto da missão.

O investimento nos visuais da série continua um elemento em peso, com destaque para os visuais do hiperespaço, os uniformes dos Night Tropes de Thrawn e o planeta em si. Mas nada prepara os olhos de quem é fã para as criaturas de Peridia que parecem uma fusão entre tartarugas com olhos de lesma. Embora não saibamos quem são de fato, elas possuem o mesmo encanto que foi ver Jar Jar Binks pela primeira vez na franquia (porém, sem aquela dublagem terrível).

Embora Thrawn não seja lá uma novidade – visto que sua participação na série foi alvo de uma série de rumores -, o dinamarquês Mikkelnsen transmite aquele tom de seriedade, autoridade e perigo que o vilão tirado das animações Star Wars precisa para respirar aqui neste live-action, o que é mais do que uma adição para o visual encantador no DNA das produções da LucasFilm.

O episódio dá uma guinada em tudo que precisa acontecer sem se afobar ou investir em elementos audíveis para anunciar os momentos climáx. Embora na hora de apresentar Thrawn, isso acontece com um coro de vozes fantasmagóricas que arrepiam a espinha.

Quem for fã das lutas que vem acontecendo na série, pode achar pequena a quantide de combates com um episódio de quarenta minutos, mas convenhamos que seria um desastre trazer Ahsoka aparecendo meio caminho andado do sexto capítulo como uma heroína de final de dia, coisa que ela certamente não é, conforme as nuances apresentadas dela já destacaram. Seguimos com a sequência apenas de Sabine tocando o terror nos nômades do planeta por alguns minutos.

Embora essa seja uma reta final, ainda tem espaço para vários mistérios, como a identidade do Capitão Enoch, o poder que está se comunicando a Baylan Skoll e todo o objetivo de Thrawn em Peridia com Morgan Eslbeth. Infelizmente, um número maior de episódios satisfaria o interesse do público que vem sem conhecer Star Wars, e que apreciaria uma maior densidade nos enredos secretos, personagens e acontecimentos de grande impacto que serão necessários para se atrelar a linha cronológica dos filmes.

Embora a Disney tenha investido em peso recentemente na exploração de obras como uma forma de despertar a nostalgia do público, não há como negar que cada episódio da série encabeçada por Dave Filoni tenha sido um prato cheio de referências para os fãs que há anos tem esperado pacientemente (pelo menos alguns) pelo momento em que seus personagens e histórias favoritas sejam adaptados no live-action. É um bom momento para ser um Star Wars fan, seja para quem chegou agora ou que já esteve aqui há muito tempo.

A forma como Ezra e Sabine se reencontram pode parecer um pouco previsível, mas a atriz consegue soltar um pouco daquela exasperação que apenas Ezra poderia ressuscitar em uma personagem como ela. A caracterizão da Disney, que deixa os olhos azuis do personagem há muito tempo perdido do jeito que são na animação mostram a dedicação da produção da série para as produções do tipo.

No fim das contas, o episódio seis é tão parte da composição dos cinco que vieram antes dele que não surpreende, mas não desanima e sabe segurar sua audiência com homenagens e reencontros cada vez mais emocionantes.

Série: Ahsoka

Direção: Dave Filoni

Elenco: Rosario Dawnson, Natasha Liu Bordizzo, Mary Elizabeth, Ivanna Sakhno.

Nota: 10,00

Novos episódios de Ahsoka chegam ao Disney Plus todas às terças-feiras.

Deixe um comentário