Crítica: “Invasão Secreta” e a reta final se aproxima

Matheus Martins

O quinto episódio de Invasão Secreta deixa o final da série de investigação da Marvel para o Disney Plus cada vez mais próximo. O que pode ser bom, mas também pode ser ruim para pessoas como eu que estão curtindo muito a viagem que está sendo a série.

Após o episódio quarto finalizar com uma tentativa de assassinato ao presidente e uma morte definitiva de outro personagem, seguimos Nick Fury na luta para vencer os skrulls rebeldes e impedir seus avanços na dominação total da Terra.

Está sendo cada vez mais empolgante acompanhar Invasão Secreta do que o reconhecimento que a série vem tendo. Os episódios fluem bem, assim como suas cenas, desfechos e planos que possuem uma sequência tensa, porém bem construída.

No episódio 5, essa característica mais do que deixou de ser um elemento e é colocada em cenas definitivas, onde vemos que desconfiar já não é mais o problema, mas sim o que fazer com aqueles que não confiamos mais. Essa afirmação é claro uma ode a Rhodes, personagem que se revelou uma skrull na pele de um Vingador original – e que, recentemente, tem sido algo de burburinhos e teorias sobre sua troca na linha do tempo fora da série. A traição de “Rhodes” é um rasgo, um corte na ferida de Nick que tinha tudo por sob controle, mas como se não bastasse, o alien está mais do que a comando de Gravik e logo coloca em ação um plano para incriminar o único que pode salvar a terra neste momento.

O episódio é tão igual quanto aos outros, mas ainda assim apresenta momentos diferentes que aumentam cada vez mais. É um selo Marvel: humor, tensão, surpresa, choque, mistério e mais tensão. A essa altura do campeonato, já sabemos como cada personagem irá reagir a um ataque, a um skrull disfarçado, a um obstáculo, a uma mentira ou a um convidado indesejado… bem, quase todos.

Quem viveu para ver os dias de glória de Gravik como vilão vai adorar saber que o reinado dele está chegando ao fim. O que é parte apreciado visto que, com tanta contradição apontada por seus seguidores, esteja mais do que claro que o vilão esteja perdendo o controle da situação.. uma bola já cantada pela Marvel antes? Talvez, com certeza, mas ainda assim muito diferente, impressionante e distinto de tudo que já foi feito antes por Loki ou Thanos.

O episódio é totalmente de Fury e Sonya, um duo que não só funciona tão bem como se complementa tão bem, seja no humor ou nas formas como lidam com inimigos em potencial e obstáculos temporários. Sonya está sempre três passos a frente de um Chefe da Investigação Especial sobre sua identidade, Nick sabe a localização dos soros de super-heróis poderosos que Gravik quer tanto botar as mãos.

Incomoda um pouco ver esses dois personagens terem tanto acesso de uma forma que não seja o roteiro, mas não há do que reclamar se pararmos para perguntar: de que outro modo a série solucionaria determinado problema?

Os elogios da vez vão para a atuação de Emilia Clarke. Com a velocidade que a série iniciou e o pouco espaço dado a G’iah, quase não dá para dar muita atenção a atuação da atriz. Mas aqui, o episódio acena para o talento dela e faz até um monólogo que nos levam para os seus gloriosos dias como Daenerys Targaryen, com direito a língua estrangeira e tudo.

É incrível como que, dado ao tempo tão curto que a série tem para se encerrar, Invasão Secreta ainda seja capaz de lançar ainda mais perguntas do que respostas e nos fazer questionar não apenas o que aconteceu com Fury, mas o quanto ele sabe, o quanto ele é capaz. Um exemplo disso vem com a revelação do nome ‘Colheita’ que promete abrir um leque de informações sobre o que mais Fury pode ter na manga em seu passado sombrio trabalhando para as forças secretas que procuram salvar o mundo.

Foi revelado está semana que o filme The Marvels irá continuar alguns eventos da série e mal podemos esperar para entender como os skrulls (especialmente Gravik) estarão ligados ao futuro do MCU.

Série: Invasão Secreta

Direção: Ali Selim

Elenco: Samuel L. Jackson, Emilia Clarke, Colbie Smulders, Kingsley Ben-Adir, Ben Mendelsohn, Olivia Colman, Martin Freeman, Dermot Mulroney e Killian Scott

Nota: 9,00

Invasão Secreta estreia episódios novos todas às quarta-feiras no Disney Plus.

Deixe um comentário