A Epic Games Store chegou para brigar no mercado de vendas de jogos digitais.
A Steam nasceu em 2003 como um meio da Valve melhorar a distribuição de Half-Life 2.
E o que era pra ser apenas um aprimoramento no suporte de um game, acabou se tornando a maior loja de games do PC.
A entrada a Epic Games na venda de jogos digitais
Atualmente, vemos uma situação bem similar:
A Epic Games resolveu apostar na criação de sua própria plataforma de jogos no computador graças ao sucesso estrondoso de um de seus projetos, Fortnite.
A Epic Games Store distribui jogos e até já está dando um título de graça para chamar a atenção de novos consumidores (você pode ver como pegar Subnautica aqui).
Quando olhamos mais a fundo para a plataforma, porém, vemos como ela pode acabar desempenhando um papel parecido com o da Steam no passado e deve revolucionar o mercado de jogos no computador.
Qual o diferencial da Epic?
A Epic Games apresentou sua loja trazendo o mantra “desenvolvedores em primeiro lugar”.
Atualmente, quem vende jogos de maneira independente na Steam recebe 70% dos lucros obtidos com as vendas, com os 30% restantes indo para a Valve.
Recentemente, a plataforma de Gabe Newell anunciou mudanças para tornar o negócio mais interessante para grandes empresas, o que deixou os indie devs pistolas.
A loja da Epic quer valorizar os desenvolvedores e criadores de conteúdo
Pouco tempo depois, surgiu a Epic Games Store, que oferece 88% da grana para os criadores de games.
Para quem desenvolve em Unreal Engine 4, o popular motor gráfico da Epic, o negócio é ainda melhor: todas os royalties também são inclusos na taxa de 22% de uso da loja.
Ou seja, o principal diferencial da Epic Games Store é o preço.
Os desenvolvedores que conseguirem publicar na loja ganharão mais dinheiro quando tiverem seu produto vendido na plataforma.
A Epic Games Store também pretende se destacar pela curadoria.
Enquanto a Steam recebe milhares de jogos anualmente, a plataforma da dona de Fortnite trará jogos selecionados com base na qualidade.
Ou seja, além de ser vantajosa para quem vende, a loja também pretende se destacar pelos seus jogos de qualidade.
Outro destaque da plataforma é a valorização dos criadores de conteúdo.
Cada vez que a pessoa vai comprar um jogo na Epic Games Store, o usuário pode creditar o criador de conteúdo que indicou o game, basta que o influenciador faça um cadastro na loja para receber recompensas.
Quais os jogos que estão loja?
Durante o The Game Awards 2018, a Epic Games brilhou não apenas com o lançamento de sua loja, mas com a apresentação de títulos exclusivos da plataforma.
Além de trazer jogos que também estão presentes na Steam, como é o caso de Subnautica, que está gratuito, a Epic Games Store é o único local em que Hades, novo jogo da Supergiant, pode ser jogado em acesso antecipado.
Outro título exclusivo da loja é Ashen.
Para chamar a atenção do público, a Epic Games Store também promete que vai dar um jogo gratuito a cada duas semanas. Ou seja, vale a pena ficar de olho na loja.
A loja também é o local oficial de distribuição de Fortnite, o principal sucesso da Epic nos últimos anos.
Os planos da empresa são de lançar a loja também no Android futuramente, o que deve dar uma mexida no mercado de apps.
A Epic Games Store será lançada para Android também
A Play Store, loja oficial da Google, é o principal local para download de apps atualmente no sistema.
Além de permitir que Fortnite seja baixado facilmente no Android, a loja também deve servir como um sistema de curadoria para games mobile.
Como baixar a loja
Se você quiser experimentar a loja da Epic Games, é possível fazer isso sem gastar dinheiro pegando Subnautica, que está grátis até dia 25 de dezembro, ou então baixando Fortnite, que tem seu battle royale gratuito.
A loja possui tradução para português, mas não tem preços em real
O catálogo da loja pode ser acessado online, mas para fazer o download dos jogos é necessário instalar o cliente da Epic no computador.
Até o momento, os preços da loja só estão disponíveis em dólares, mas é possível fazer compras no Brasil por meio de uma conta da Amazon, bancos parceiros (Itaú, BB e Bradesco), cartão de crédito ou PayPal.
A estrutura da loja é bem similar ao que temos na Steam, com uma biblioteca que guarda seus jogos e faz o download dos games e updates.
O launcher da Epic Games também possui suporte para amigos, algo que já é conhecido por quem joga Fortnite.
Você pode conhecer o catálogo da loja e fazer o download por meio do site da Epic Games Store.
Concorrência é vida
Lembrando que além da loja da Epic e da Steam, o PC também é local de diversos outros comércios de games, como a Origin, da EA, e a UPlay, da Ubisoft, e plataformas grandes no mercado internacional, como Humble Bundle e GOG.
GTA 5 de graça derruba site da EPIC
GAMES e a internet faz seus comentários!
Outro modelo de negócios é o da Nuuvem, empresa brasileira que revende chaves de ativação para algumas das plataformas citadas acima, de vez em quando com preços mais atraentes que nas lojas oficiais.
Recentemente, o serviço de comunicação Discord também anunciou que terá sua própria loja, que ficará com apenas 10% da grana das vendas dos games publicados por lá, o que deve chamar a atenção de publicadoras e desenvolvedores.
Com toda essa competição, parece que todo mundo tem a ganhar, desde quem faz jogos até quem economiza para comprar sem gastar muito.