Neste sábado (14), algumas partes do mundo terão o privilégio de acompanhar um dos fenômenos mais chamativos do céu, o Eclipse Solar Anular.
Nas poucas horas em que acontecerá, a lua ficará entre o sol e a terra, proprocionando a visão de uma espécie de anel de fogo que ficará visível para alguns estados do Brasil.
Segundo informações do Observatório Nacional, especializado na área de pesquisas de Ciência e Tecnologia, o fenômeno deve acontecer por volta das 15 horas da tarde. Embora possa ser visto a olho nu, alguns cuidados devem ser tomados para quem for olhar o céu.
Em quais estados do Brasil o eclipse poderá ser visto?
Diferente da Super Lua Azul, que aconteceu em agosto desse ano, o evento terá maior visualização nas partes Norte e Nordeste do país. Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte estarão na mira do efeito, mas apenas Natal e João Pessoa terão o privilégio de ver o fenômeno por completo.
Além do Brasil, países como Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá e Colômbia poderão enxergar o fenômeno em fuso horários distintos.
Cuidados
Mesmo que seja um fenômeno de origem lunar, o cuidado com a visão continua sendo uma parte considerável por especialistas.
Apesar da ansiedade gigante, é recomendado não olhar diretamente para o sol, mesmo com materiais de proteção ocular, filtros de proteção, a recomendação é não olhar diretamente para o astro por mais de 10 segundos.
Transmissões de vídeo em canais que exibirão o fenômeno são mais indicados e seguros, além de proporcionarem uma experiência completa.