Segundo Elon Musk, o governo dos Estados Unidos está desperdiçando o dinheiro dos cidadãos americanos ao contratar uma concorrente da SpaceX, a ULA.
Isso porque a empresa concorrente não tem foguetes retornáveis.
“Como seus foguetes não são reutilizáveis, ficará óbvio com o tempo que o ULA é um desperdício completo do dinheiro do contribuinte”, disse Musk no Twitter.
O contrato milionário envolvendo NASA e ULA
A NASA, que é uma agência pública, assinou contrato com SpaceX e também com a United Launch Alliance (ULA) para fazer viagens e operações pelo Departamento de Defesa dos EUA até o ano de 2026.
Filho de Elon Musk com
Grimes é o sexto do bilionário
Ao todo, o acordo entre ULA e SpaceX soma U$653 milhões e os serviços só começam a ser prestados a partir de 2020.
Como a SpaceX já mostrou que seu foguete consegue ser lançado e retornar em segurança (na grande maioria das vezes), investir em algo que custou milhões e assistir ser inutilizado pode parecer loucura.
O governo dos EUA, nesta disputa espacial, pretende variar as empresas que fornecem os serviços a ela.
Incentivar diferentes empresas é uma forma de garantir que, no futuro, a NASA não dependa apenas da SpaceX e possa negociar com outras companhias que também têm tecnologia semelhante.
Esta disputa deve ficar mais acirrada nos próximos anos. Jeff Bezos, dono da Amazon, está pronto para compertir no mercado de exploração espacial com a Blue Origin.
Será interessante ver a briga entre bilionários para conseguir maior destaque no espaço.
via: CNBC