Elon Musk X Mark Zuckerberg: entenda a origem da briga entre os dois bilionários

Matheus Martins

Com tanta coisa acontecendo no mundo, parece que há tempo para tudo. Foi o que os grandes ricaços do mundo Elon Musk e Mark Zuckerberg provaram essa semana ao se chamarem para um duelo nos ringues.

Quando ninguém da internet estava prestando atenção, os dois bilionários da tecnologia começaram a se provocar nas redes sociais para uma possível luta de artes marciais mistas (MMA) dentro de uma jaula.

Elon Musk, dono do Twitter e da Tesla, tuitou que estava “pronto para uma luta no cage” com Mark Zuckerberg, fundador da Meta. Zuckerberg respondeu com “Me passa o local” e Musk sugeriu o Octógono Vegas, onde acontecem as lutas do Ultimate Fighting Championship (UFC).

Não se sabe se eles estão falando sério ou apenas brincando, mas alguns fãs já estão animados com a ideia de ver os dois se enfrentarem no ringue. Zuckerberg tem alguma experiência em jiu-jítsu, uma arte marcial japonesa, e já ganhou medalhas em competições. Musk disse que tem uma jogada chamada “A morsa”, em que simplesmente deita em cima do seu oponente e não faz nada.

Alguns especulam que a rivalidade entre eles pode ter a ver com o fato de que a Meta está desenvolvendo um concorrente para o Twitter, um aplicativo baseado em texto chamado P92.

Como começou a treta?

A treta entre Elon Musk e Mark Zuckerberg começou por causa de uma disputa comercial entre o Twitter e a Meta. A Meta anunciou planos para lançar sua própria plataforma de comunicação somente de texto, chamada P92, que seria uma rival direta do Twitter. 

Musk, que comprou o Twitter recentemente, não gostou da ideia e começou a fazer várias declarações provocativas direcionadas a Zuckerberg no Twitter.

Foi então que no dia 21 de junho de 2023, Musk tuitou que estava “pronto para uma luta na jaula” com Zuckerberg. No dia seguinte, Zuckerberg respondeu no Instagram com “Me passa o local”. Musk então sugeriu o Octógono Vegas, onde acontecem as lutas do UFC. 

Desde então, os dois bilionários têm trocado provocações e brincadeiras nas redes sociais sobre o possível confronto. Para qual dos dois você irá torcer?

A Meta de Mark Zuckerberg é a empresa que controla os aplicativos Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram. Ela mudou de nome em outubro de 2021 para refletir sua visão de criar um metaverso, uma plataforma digital que integra realidade virtual, realidade aumentada e internet.

A Meta quer ser líder nesse mercado emergente e oferecer experiências imersivas e sociais para seus usuários. A P92 é uma dessas formas de expansão da Meta. A P92 permitiria que os usuários fizessem login por meio de suas contas do Instagram e compartilhassem atualizações sobre seus interesses.

A opção seria ótima para a empresa já que um dos grandes objetivos no futuro é querer atrair usuários mais jovens e criadores de conteúdo para sua plataforma com essa nova rede social, de forma a criar uma migração voluntária.

Então, dito isso, Musk teria mais do que motivos para alfinetar seu concorrente. É até um pouco pertinente Zuckerberg ter essa ideia, visto que desde que houve a aquisição de Musk com o Twitter, os escândalos sobre a situação de trabalho deixaram a rede social vulnerável.

Memes e reação da internet

Na internet, todos estão levando na brincadeira, ou estipulando quem poderia sair vitorioso de um possível confronto entre os bilionários. Confira alguns dos memes mais criativos e interessantes:

Alguns especialistas e apostadores já têm um favorito para vencer a luta: Zuckerberg. Eles levam em conta sua experiência em artes marciais, sua forma física, idade e sua determinação em combate.

Já Musk, por outro lado, diz estar se preparando para a luta diariamente, e recebeu até propostas como a do lutador brasileiro Charles do Bronx para treiná-lo até o dia do combate.

E aí, para quem vai sua torcida?

Deixe um comentário