O Gmail está planejando em breve lançar uma opção de encerrar rapidamente e-mails promocionais com um botão de “Cancelar Inscrição” bastante destacado.
A nova ferramenta bebe direto da fonte de inspiração do Google Inbox e aparecerá em destaque automático nos e-mails individuais. A informação foi detectada pelo TheSpAndroid em versões mais atualizadas do Gmail.
Nelas, a capacidade aparece na parte superior do e-mail. É dito que ele aparece automaticamente em e-mails elegíveis para ter suas inscrições canceladas, portanto pode ser não apareça tanto.
Atualmente, o e-mail do Google ainda é uma opção bem cotada para varejistas e sites que solicitam o endereço do e-mail. No entanto, não se sabe quando a opção será implementada de vez.
A medida mira em resolver um dos maiores problemas enfrentados pelo Gmail, o volume de spam e mensagens ignoradas pelos usuários, que são muitas.
A opção ficará disponível mesmo quando alguém estiver cadastrado em um serviço ou newsletter de algum site.
Comumente, links para sair de listas de marketing aparecem ao final de e-mails, porém com tantas informações colocadas no rodapé, é praticamente impossível que uma pessoa não ignore a opção.
A mudança do Gmail vem para dar mais controle aos usuários sobre a própria caixa de entrada, que geralmente avisa sobre armazenamento cheio.
O recurso já está disponível na versão para web da caixa de entrada e em versões do Gmail para Android que contam com a atualização 2023.11.12 do aplicativo.
Como parte da atualização, o Google introduziu a funcionalidade de retorno preditivo no aplicativo de e-mail.
Essa adição ao Android 14 simplifica o uso de gestos, proporcionando uma visualização antecipada da página que será acessada antes de concluir o movimento. Essa prévia permite a interrupção da ação de retornar no meio do caminho, oferecendo maior controle ao usuário.
Ainda de acordo com o TheSpAndroid, responsável por descobrir esse recurso, ele já estava presente em versões anteriores do aplicativo do Gmail para Android, embora fosse necessário ativá-lo nas configurações avançadas para desenvolvedores.
Agora, no entanto, espera-se que fique acessível a todos à medida que a atualização for distribuída.
Via: The SpAndroid