No desenvolvimento mais recente da batalha legal entre a Apple e Epic Games, a desenvolvedora de Fortnite anunciou que entrou com um pedido de liminar para colocar seu jogo de volta na AppStore e restaurar sua conta de desenvolvedor.
Caso você tenha perdido como as coisas começaram, Fortnite Mega Drop da Epic em dispositivos móveis no mês passado incluiu uma oferta para pagar a empresa diretamente pela moeda do jogo – contornando os sistemas de pagamento da Apple e do Google que exigem uma parte dos lucros – e oferecendo aos jogadores um desconto para fazer isso.
Apple e Google removeram rapidamente o jogo de suas App Stores oficialmente suportadas e no iOS, deixando os jogadores sem nenhuma maneira de instalar o jogo ou mesmo remover atualizações.
O encerramento da conta de desenvolvedor da Epic também removeu seus outros jogos da App Store, incluindo alguns que a Apple havia usado anteriormente para exibir suas plataformas de desenvolvimento.
O juiz já decidiu que a Apple não pode expulsar o Unreal Engine como um todo de sua plataforma, por enquanto, e agora a Epic está pressionando para recuperar o acesso que foi perdido enquanto seu caso antitruste contra a Apple continua.
Em um comunicado, a Epic Games disse:
“Hoje pedimos ao Tribunal que impeça a Apple de retaliar a Epic por ousar desafiar a má conduta da Apple enquanto nosso caso antitruste prossegue. A Apple é monopolista e enfrentá-los é um passo necessário para libertar os consumidores e desenvolvedores das restrições ilegais que ela impôs sobre a distribuição de aplicativos e processamento de pagamentos em aplicativos no iOS. Por muito tempo, os desenvolvedores não se manifestaram porque temem a retaliação. As ações recentes da empresa mostram que se você desafiar o monopólio dela, ela tentará destruir seu negócio. Estamos empenhados em nos manifestar e garantir um custo mais baixo e acesso competitivo para todos ”.
Você pode ler um FAQ aqui e o arquivo de 182 páginas aqui (PDF), que inclui os e-mails do CEO Tim Sweeney para a Apple, bem como as respostas do departamento jurídico da Apple afirmando que sua posição protege o consumidor.
De acordo com Sweeney em um e-mail, “Se algum dia a Apple decidir retornar às suas raízes construindo plataformas abertas nas quais os consumidores tenham liberdade para instalar software de fontes de sua escolha, e os desenvolvedores possam alcançar consumidores e fazer negócios diretamente sem intermediação, então a Epic irá mais uma vez, ser uma grande defensora da Apple. Até então, a Epic está em um estado de desacordo substancial com a política e as práticas da Apple, e vai continuar a perseguir isso, como foi feito no passado para lidar com outras injustiças em nossa indústria. ”
Existem muitos grupos observando dos bastidores, incluindo desenvolvedores independentes que contam com as ferramentas de desenvolvimento da Epic, serviços que buscam lançar aplicativos de jogos em nuvem que funcionam em iOS e outros desenvolvedores que também desejam alguma flexibilidade para lidar com os 30 por cento de redução de aplicativos que as lojas obtêm de seus receita.
No momento, a única coisa que parece certa é que isso não vai desaparecer tão cedo. Enquanto isso, há um grande número de pessoas que aguarda para poder jogar Fornite no iOS.