Essa saga de livros ganhou um novo livro e promete ser um sucesso nos cinemas este ano

Matheus Martins

A escritora Suzanne Collins está prestes a alcançar um feito ainda em 2023 que muitos autores de saga de livros têm o privilégio de chegar perto, mas que não conseguem: a de publicar sequências de suas histórias mesmo após a franquia ter sido considerada finalizada.

Não exatamente uma continuação da história que conhecemos, Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é passado 60 anos antes dos eventos da trilogia original, onde acompanhamos a história de Coriolanus Snow, o Presidente Snow e maior vilão da saga.

Apesar de ser um homem poderoso e ardiloso nos filmes, no passado Snow foi um jovem ambicioso e precisou enfrentar seus próprios desafios e obstáculos, assim como Katniss, em um mundo onde os Jogos Vorazes existem.

Após sua família acabar falida graças a guerra civil que ocasionou a criação dos Jogos Vorazes, Snow tenta agir como um alpinista social para salvar a si mesmo e sua família da fome e desnutrição.

Dessa forma, quando 10ª edição dos Jogos Vorazes chega o jovem aproveita a oportunidade para se tornar um dos vários jovens da Capital a se tornarem mentores dos tributos. Porém, quando o criador dos jogos, Casca Highbottom implica com o futuro Presidente de Panem, Snow é colocado para ser mentor de Lucy Gray, uma jovem do Distrito 12 que aparentemente parece ser fraca e incapaz de ganhar os jogos.

Quando o caminho de ambos se cruzam, é só uma questão de tempo para grandes acontecimentos que irão definir o futuro dos distritos, Snow e muitos outros personagens da saga sejam desenrolados dentro da trama.

Mesmo sagas de sucesso que venderam milhares de cópia pelo mundo jamais conseguiram atingir o feito que Collins está fazendo. Pois o livro spin-off de Jogos Vorazes foi lançado em 2020 e já contavam com uma promessa de uma adaptação. Em menos de três anos, os fãs poderão ver isso acontecer sem longos hiatus ou falsas promessas, como outras sagas adolescentes não viveram o suficiente para ver isso acontecer.

Mas esse não é o único feito do filme que chega mês que vem. A direção do longa é de Francis Lawrence, que dirigiu os quatro filmes anteriores da saga e retorna para dirigir essa história derivada. A crítica inicial que já teve acesso ao filme rasgou elogios à direção de Lawrence, afirmando que ela continua primorosa, além de ter muitos easter-eggs que prometem emocionar os fãs.

Como mais livros não foram publicados, o futuro da saga ainda é meio incerto depois que Cantiga dos Pássaros chegar aos cinemas. Ainda assim, só de ter chegado aqui, Jogos Vorazes atingiu um patamar longe de alcançar.


Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes chega aos cinemas no dia 15 de novembro.

Na trama, 64 anos antes do início da saga que tornaria Katniss Everdeen um dos símbolos de esperança para os distritos inferiores de Panem, o Presidente Snow é recrutado para ser monitor assim como outros adolescentes da Capital. Seu caminho cruza com o de Lucy Gray, uma jovem astuta e que o impressiona logo de cara.

O elenco conta com Tom Blyth, Rachel Zegler, Hunter Schafer, Viola Davis e Peter Dinklage.

Deixe um comentário