Como fazer Motion Capture com Kinect de Xbox 360 e Unreal Engine

Redator Pixel

A tecnologia de Motion Capture (MoCap) tem sido amplamente utilizada na indústria de entretenimento para criar animações realistas e imersivas. Uma maneira econômica de acessar essa tecnologia é utilizando o sensor Kinect do Xbox 360 em conjunto com a Unreal Engine. Neste artigo, exploraremos como configurar e utilizar o Kinect de Xbox 360 e a Unreal Engine para criar animações de Motion Capture.

  1. Requisitos e Configuração

Antes de começar, você precisará dos seguintes itens:

  • Sensor Kinect de Xbox 360
  • Adaptador Kinect para PC (se necessário)
  • PC com Windows 10
  • Unreal Engine 4 ou superior instalada
  • Plugin Brekel Kinect Pro Body (ou similar) para Unreal Engine

1.1 Instalação do Driver Kinect

Primeiro, instale o driver Kinect para Windows SDK no seu computador. Este driver permitirá que o Kinect seja reconhecido como um dispositivo de entrada no seu PC.

1.2 Instalação do Plugin Brekel Kinect Pro Body

Baixe e instale o plugin Brekel Kinect Pro Body (ou similar) para a Unreal Engine. Este plugin permitirá a integração do Kinect com a Unreal Engine e facilitará a captura de movimento.

  1. Configurando o Espaço de Captura

Prepare o ambiente de captura garantindo que:

  • O espaço esteja livre de obstáculos e iluminado adequadamente
  • O Kinect esteja posicionado em um local estável, a cerca de 2 metros de altura e voltado para a área de captura
  • O usuário esteja vestindo roupas adequadas para a captura de movimento, como roupas justas e de cores sólidas
  1. Configurando o Projeto Unreal Engine

3.1 Crie um novo projeto ou abra um existente na Unreal Engine

3.2 Ative o plugin Brekel Kinect Pro Body (ou similar) nas configurações do projeto

3.3 Importe ou crie um personagem compatível com a captura de movimento, com esqueleto e controles apropriados

  1. Realizando a Captura de Movimento

4.1 Abra o painel do plugin Brekel Kinect Pro Body (ou similar) dentro da Unreal Engine

4.2 Inicie a pré-visualização do Kinect e calibre o sensor, seguindo as instruções fornecidas pelo plugin

4.3 Atribua o esqueleto do personagem importado ou criado às articulações capturadas pelo Kinect

4.4 Inicie a captura de movimento e execute as ações desejadas. O plugin registrará os movimentos e os aplicará ao personagem em tempo real

  1. Exportando e Refinando a Animação

Após concluir a captura de movimento, você pode exportar a animação para um arquivo e refiná-la usando ferramentas de animação dentro da Unreal Engine ou em outro software de animação, como o Autodesk Maya ou Blender.

Conclusão:

Com o Kinect de Xbox 360 e a Unreal Engine, é possível criar animações de Motion Capture de qualidade sem gastar uma fortuna em equipamentos especializados. Ao seguir os passos deste tutorial, você estará a caminho de produzir animações realistas e imersivas para seus projetos de jogos e filmes.

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