A Greve dos Roteiristas de Hollywood, organizada pela WGA, começou no dia 1º de Maio, e já afetou uma serie favorita dos fãs da Netflix. Na terça-feira (02), Jon Hurwitz, o showrunner responsável pela produção de Cobra Kai surpreendeu ao comunicar que, devido a greve, terão que esperar mais tempo para o desfecho da série.
Em um tweet, Hurwitz comunicou seu total apoio a paralisação dos roteiristas, afirmando que a decisão fez com que a produção da sexta temporada da série fosse interrompida. Confira abaixo o tweet:
“Detestamos atacar, mas se for preciso, atacamos com força. Lápis na sala dos roteiristas de Cobra Kai interrompidos. Nenhum escritor no set. Estes não são momentos divertidos, mas infelizmente são necessários. No momento em que um acordo justo estiver em vigor, voltaremos a detonar. Enquanto isso, mandando força e apoio ao comitê de negociação.“
O roteirista afirmou que os roteiristas entraram em greve em busca de melhores condições de trabalho. Ele disse que o grupo deixou seus lápis na sala dos roteiristas e que nenhum deles estará no set de filmagem até que um acordo justo seja alcançado. Ele também enviou força e apoio ao comitê de negociação responsável por negociar com as produtoras.
Outras produções também devem ser afetadas pela greve nos próximos dias. Na quinta temporada de Cobra Kai, lançada recentemente na Netflix, o dojo que dá nome à série se transformou em uma grande franquia de artes marciais, enquanto os alunos do Miyagi-Do e do Silver Fang planejavam seus próximos passos.
O Sindicato dos Roteiristas dos EUA (WGA) alega que a greve é resultado da falta de ajustes salariais e de direitos trabalhistas para roteiristas em Hollywood. Grandes empresas, como Disney e Netflix, que têm tido sucesso com os streamings e novas tecnologias no mercado, se recusam a entrar em acordo para um aumento salarial e remuneração específica para o streaming. Como resultado, várias salas de roteiristas foram fechadas.
Felizmente, há séries como A Casa do Dragão que já possuem roteiros finalizados para a segunda temporada. Embora o cronograma de gravações não seja alterado, qualquer necessidade de reescrita pode atrasar a produção.
Cobra Kai foi a primeira produção a ser paralisada, seguida pela série Yellowjackets. A produção da última temporada de “Cobra Kai” será atrasada, enquanto a equipe de Yellowjackets espera voltar assim que o WGA conseguir um acordo justo.
Alguns programas, como Night Court, não podem continuar a produção sem os roteiristas e, portanto, foram pausados. A sitcom Abbott Elementary, que já ganhou três Emmys, também está entre as produções paradas. Programas ao vivo e talk shows, como “The Late Show”, “Jimmy Kimmel Live!”, “The Tonight Show” e “Late Night” seguem paralisados e exibindo reprises, enquanto “Saturday Night Live” irá ao ar com episódios já gravados.
As cinco temporadas de Cobra Kai estão disponíveis na Netflix.