Homem-Aranha: os filmes mais bem avaliados do herói no Rotten Tomatoes

Matheus Martins

O Homem-Aranha tem sido um dos super-heróis mais icônicos e amados da cultura pop há décadas. Desde sua estreia nos quadrinhos da Marvel até sua presença marcante nas telonas, o cabeça de teia conquistou o coração dos fãs ao redor do mundo. Com uma rica história cinematográfica, é interessante analisar como as diversas interpretações do Homem-Aranha foram recebidas pela crítica especializada e pelo público em geral.

Uma das maneiras de avaliar a qualidade de um filme é através do site Rotten Tomatoes, uma plataforma renomada que reúne críticas de filmes e séries de TV. O Rotten Tomatoes atribui uma classificação percentual baseada nas críticas positivas e negativas recebidas por um filme. Neste artigo, iremos explorar os filmes do Homem-Aranha que tiveram as melhores classificações no Rotten Tomatoes, revelando as aventuras do herói que mais encantaram tanto a crítica quanto o público.

Desde as primeiras adaptações até os mais recentes lançamentos, veremos como os diferentes atores que assumiram o papel do Homem-Aranha foram avaliados e como suas performances impactaram a recepção dos filmes.

8. O Espetacular Homem-Aranha (2012)

Começando a lista de filmes bem-avaliados, O Espetacular Homem-Aranha possui uma avaliação de 71% do público e da crítica. O filme, que é uma espécie de reboot para o teioso, foi o primeiro reboot do herói para as telonas, estrelado por Andrew Garfield que já havia brilhado em A Rede Social, filme biográfico do criador do Facebook, Mark Zuckerberg.

Para a crítica, o filme tinha potencial se fosse olhado nos mínimos detalhes, embora não possua a capacidade de fazer nossos queixos caírem. Muitos apontaram que o filme se esforça bastante para atingir um nível de emoção que integre todos os elementos da história do Homem-Aranha; tanto que chega a soar mecânico.

Apesar de ser apontado como uma ótima substituição de Tobey Maguire, o filme é o único da franquia de Garfield a ter uma nota “Fresh”, já que o seu segundo alcançou uma nota de apenas 51 pontos.

7. Homem-Aranha: Longe de Casa (2019)

Longe de Casa enfrentou um desafio que muitos filmes de heróis não tiveram que enfrentar: ser um dos primeiros grandes filmes a estrarem depois de Vingadores: Ultimato. Apesar de um desafio desses, o filme até que se deu bem, rendendo 90% de pontos em uma nota Fresh.

Previsto para um público de 13 anos para cima, o filme foi elogiado por ter uma espécie de brilho que lembra bastante Guardiões da Galáxia. Foi descrito por muitos como a “injeção de diversão” que muitos precisavam após a longa franquia dos Vingadores, ganhando assim o lugar de alívio cômico.

Apesar de tantos elogios, muitos apontaram que Jake Gyllenhall parecia destoado do filme comparado com outros atores que seguraram melhor o papel, como Samuel L. Jackson no papel de Nick Fury, por exemplo.

6. Homem-Aranha (2002)

Nada melhor que o original, não é mesmo?

O primeiro Homem-Aranha estrelado por Tobey Maguire e dirigido por Sam Raimi (que voltaria depois em Sem Volta Para Casa) também incorpora essa lista de filmes mais bem-avaliados da franquia com 90% de avaliação “Fresh” no site. Muitos chamam o sucesso do primeiro longa como uma surpresa, já que um casal romântico envolvido em uma “teia” de problemas é uma premissa capaz de transportar pessoas para uma realidade alternativa.

Descrito como despretensioso (diferente de outros filmes da Marvel), o título também é elogiado por levar o coração dos primeiros anos do herói que apenas brilhava nas HQs com emoção e essência fiéis ao seu espiríto. Apesar de não ser o melhor na visão de alguns, é descrito como o “template” perfeito para os próximos filmes da Marvel que viriam nos anos seguintes.

5. Homem-Aranha: De Volta ao Lar (2017)

De Volta ao Lar é o segundo filme que reinventa o teioso nas telonas e de uma forma bem diferente. Sem ser apresentado diretamente em sua própria leva de filmes, o Peter Parker de Tom Holland “deu as caras” primeiro em Guerra Civil e só em 2017 trouxe a sua apresentação para o novo e formulado Marvel Universe que tantos conhecemos.

Apesar de ser uma apresentação nobre, o filme não estava para brincadeira com seus 92% de avaliação na entrada do site. Muitos elogios foram dados a essa nova tentativa, um deles sendo o próprio Tom Holland. Bob Mondello do NPR descreveu que o ator deixa o filme divertido com sua excitação em ser o famoso herói, mais ainda do que seu melhor amigo nerd, Ned.

Muitos críticos elogiaram a capacidade de unir um público diverso (crianças, jovens adultos) com uma história divertida e notável, além de ser charmoso e um perfeito filme “coming-of-age” sobre um herói que precisa lidar com as frustrações e responsabilidades de ser quem é.

Apesar disso, houve quem chamou o filme de inesquecível e uma entrada apressada da Marvel que apenas queria encaixar o herói de uma vez em seu universo.

4. Homem-Aranha 2 (2004)

O segundo filme do Homem-Aranha original retorna aqui como um dos mais bem-avaliados do site. Na sequência, voltamos com o Aranha enfrentando dilemas entre continuar sendo o herói que se tornou após um incidente ou ser um jovem rapaz normal apaixonado por sua namorada, Mary Jane.

A crítica não poupou palavras gentis à sequência, dizendo que ele teve tudo para superar seu antecessor, uma produção que soa como algo pertecente a um universo de quadrinhos, e munido de uma perversidade e uma velocidade aguda capaz de entrar na cabeça de qualquer um.

Alguns atribuíram a relevância do filme ao toque de Raimi, outros a atuação humana de Tobey que convence qualquer um que assiste de que esse não é apenas um filme de herói, mas de um herói transformado em humano.

3. Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021)

Sem Volta Para Casa é o extremo caso de que um fan-service é a melhor escolha para agradar seu público. Não a toa, o filme segura uma nota de 93% de nota Fresh mesmo depois de quase dois anos após a sua estreia. O longa que se tornou um dos mais aguardados e vangloriados do MCU é descrito como uma oportunidade muito boa de realocar os Peter’s de Maguire e Garfield de acertarem o que erraram em seus próprios filmes, algo que mexe tanto dentro da história quanto do lado de fora, visto que ambas as franquias de cada um afundaram após seus declínios.

O filme foi elogiado por subverter os elementos do legado de seus personagens como uma fonte de iluminação para um dos filmes mais ambiciosos da saga de Tom Holland. Surpreendente, impactante, filme de conforto – os adjetivos são vários para definir o grande crossover dos três heróis.

Ainda assim, houve quem achou o filme negativo por não aprender uma das lições mais importantes que os antigos filmes do herói não tinham: menos deveria ser mais. Significando que o filme apresentou demais.

2. Homem-Aranha Através do Aranhaverso (2023)

Homem-Aranha Através do Aranhaverso mal estrelou essa semana e já é um dos filmes mais bem-avaliados da franquia. Com 96% e recebendo o selo fresh, a animação que explora e continua a história do jovem Miles Morales em toque com Aranhas de outros universos está sendo altamente recomendado pela crítica.

Para o olhar especializado, o filme é de tirar o fôlego com um redemoinho de referências hispânicas, sagas de super-heróis e multíplas realidades sem perder sua trama bem-amarrada. Um clássico instantâneo, genial, e sucesso remarcante são um dos poucos de muitos elogios dados a essa nova entrada para o personagem que conquistou a todos com seu primeiro volume.

Para se ter uma noção desse sucesso, o filme carece até de críticas negativas, e, portanto, é uma das maiores sagas do herói nas telonas.

1. Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Em primeiro lugar no ranking de filmes bem-avaliados do teioso mais amado dos cinemas, Homem-Aranha no Aranhaverso é o longa mais bem-avaliado do herói com seus -97% de avaliações no Rotten Tomatoes.

Estrelado em 2018 – quase cinco anos antes do seu predecessor -, Aranhaverso possui várias características que o tornam absolutamente icônico. Uma delas é a sua habilidade em ser a única animação capaz de trazer a sensação de estar absorto dentro de uma história em quadrinhos. Outra é a sua imediata imersão nas histórias que apresenta e personagens que pegam emprestados da ampla coleção da Marvel icônica de Homens-Aranhas.

Inovador, CGI moderno, um combo de animações, a experiência de assistir o filme é fantástica e apontada por muitos como um clássico com vários potenciais de ser atemporal. Joseph Garcia do Dynamic Duel Podcast disse: “O que a Marvel tem aqui é algo especial. Não apenas aparenta ser único, mas também soa como à frente do seu tempo em termos de animação.”

Esses foram os filmes mais bem-avaliados do Homem-Aranha no site Rotten Tomatoes. Qual deles é o seu favorito até agora?

Deixe um comentário