Inteligência artificial: como se preparar profissionalmente

Redator Texty

Inteligência artificial

Você sabia que é possível utilizar a inteligência artificial (IA) para otimizar o seu desempenho e preparar você profissionalmente?

Como temos assistido nos últimos anos, os avanços da IA são muito expressivos, graças ao aumento da capacidade de processamento, ao desenvolvimento de novos algoritmos e ao acúmulo de grandes quantidades de dados.

Consequentemente, a IA tem aplicações em diversas áreas, inclusive para o desenvolvimento humano a nível profissional.

E aí, está curioso para conhecer algumas das principais formas de como a IA pode contribuir para dar aquele upgrade na sua carreira?

Então, não perca este conteúdo! Acompanhe a leitura conosco.

Veja também:

Como a IA vai impactar nas carreiras?

A inteligência artificial está transformando várias áreas trazendo inovação, eficiência e novas oportunidades!

Então, por exemplo, a IA pode ser usada para analisar grandes conjuntos de dados, identificar tendências e insights relevantes, auxiliando os jornalistas, advogados e times de TI em suas atuações no dia a dia.

E pensando em uma linha mais criativa e visual, aplicativos como o MidJourney vem auxiliando arquitetos, artistas e designers a criar imagens com padrões únicos e inovadores, que podem ser aplicados em diferentes contextos.

É importante lembrar que a colaboração entre a inteligência artificial e os profissionais humanos é fundamental para aproveitar ao máximo os benefícios dessa tecnologia!

Para além disso, veja só alguns usos gerais em que a IA pode estar sendo útil para os mais diversos profissionais que buscam se preparar em suas carreiras e executar trabalhos cada vez melhores:

1.   Desenvolvimento de novas habilidades

Pensando em aprender novas habilidades e não saber por onde começar ou quem te ajudar?

Tenha o apoio de plataformas online que usam IA!

Você pode ter acesso a cursos personalizados, adaptados ao seu nível, ritmo e preferências de aprendizagem.

Além disso, a IA pode nos fornecer feedback imediato, dicas, sugestões e recomendações de conteúdos relevantes, oferecendo uma experiência cada vez mais eficiente e motivadora.

Uma das formas de usar a IA para aprender novas habilidades é através de plataformas como a Khan Academy.

Foto: Khan Academy/Reprodução.

Nele, você pode ter acesso a cursos gratuitos de matemática, ciências, artes, humanidades e outras áreas, usando um sistema de recomendação que identifica as lacunas e os interesses de cada estudante.

Outro exemplo é o Duolingo, um aplicativo que ensina idiomas estrangeiros usando um método gamificado que se adapta ao progresso e às preferências de cada usuário.

Foto: Duolingo/Reprodução.

Esse mesmo aplicativo utiliza o reconhecimento de voz e tradução automática para avaliar a pronúncia e a compreensão.

2.   Novas oportunidades de trabalho

Com o uso de algoritmos de análise de dados, a IA pode identificar as melhores vagas de emprego para você, levando em conta as nossas competências, experiências, interesses e objetivos.

Além disso, a IA pode auxiliar na elaboração de currículos, cartas de apresentação e portfólios, destacando os nossos pontos fortes e as nossas realizações.

Um bom exemplo da aplicação da IA é o LinkedIn, uma rede social profissional que é capaz de sugerir vagas relevantes para os usuários, com base em seus perfis, habilidades, experiências e conexões.

Além disso, o LinkedIn também usa IA para analisar os currículos dos candidatos e compará-los com os requisitos das vagas.

Assim, é gerado um índice de compatibilidade que ajuda os recrutadores a selecionar os melhores perfis.

Para praticamente o mesmo fim, o Indeed é um site de busca de empregos que usa IA para classificar as vagas por relevância, localização, salário e outros critérios.

Ele também oferece um serviço de chatbot que responde às dúvidas dos candidatos e os orienta na candidatura.

A inteligência artificial é uma ameaça para a humanidade? Veja mais sobre esse tema.

3.   Melhora no desempenho profissional

Através da IA, podemos ter acesso a ferramentas que facilitam o nosso trabalho, como assistentes virtuais, chatbots, sistemas de automação e otimização.

Esses recursos podem te ajudar a realizar tarefas mais rápidas, precisas e criativas.

Além disso, essas ferramentas são capazes de fornecer insights e soluções para os problemas que são enfrentados no dia a dia profissional.

Um bom exemplo é o Grammarly, uma ferramenta que usa IA para corrigir erros gramaticais, ortográficos e de estilo em textos escritos em inglês, sugerindo melhorias para o seu texto.

Já para a gestão de projetos, você pode contar com o Asana, uma plataforma que usa IA para ajudar os usuários a definir metas, priorizar tarefas, delegar responsabilidades, acompanhar o progresso e resolver problemas.

4.   Desenvolvimento de competências socioemocionais

Se tem algo que deve ser plenamente desenvolvido pelo profissional são as competências socioemocionais, tendo em vista que elas estão cada vez mais valorizadas no mercado.

Essas são relacionadas à nossa capacidade de lidar com as nossas emoções e as dos outros, como autoconhecimento, autocontrole, empatia, comunicação e colaboração.

Nessa realidade, a IA pode nos ajudar a desenvolver essas competências através de jogos, simuladores, aplicativos e plataformas que estimulam o nosso autoconhecimento e as nossas relações interpessoais.

Um representante de peso para este fim é a IA Replika, um aplicativo que cria um chatbot personalizado que conversa com o usuário sobre diversos assuntos, desde os seus hobbies até os seus sentimentos.

Foto: Replika/Reprodução.

Ele utiliza técnicas de processamento de linguagem natural e aprendizado profundo para gerar respostas coerentes e afetuosas.

Outro exemplo é o Woebot, um aplicativo que usa IA para oferecer uma espécie de suporte psicológico aos usuários que sofrem de ansiedade, depressão ou estresse.

Este app utiliza princípios da terapia cognitivo-comportamental para ensinar estratégias de enfrentamento e promover o bem-estar emocional do usuário.

Se você ainda não está familiarizado com o uso do IA, não precisa se preocupar! Ainda existem cursos como o Alura, que te ajudam a conhecer diferentes ferramentas que serão super benéficas para o seu desenvolvimento e aprendizado!

Alura

Torne-se um profissional extremamente qualificado com os cursos de tecnologia da Alura, a maior escola online de tecnologia do Brasil. Acesse 24h/dia cursos de Inteligência artificial, Programação, UX & Design e outros mais de 1400 cursos, 100% em português.