Na última sexta-feira (03), a Prime Video lançou o primeiro episódio da segunda temporada de Invencível, animação de sucesso do streaming baseada nas HQs de Robert Kirkman.
Com um número bem inferior à estreia da série em 2021, continuamos a história de Mark Grayson após a tragédia envolvendo uma série de pessoas mortas em Chicago e a traição de Nolan Grayson, o Omni-Man que revela um grande plano da raça Viltrumita.
As emoções no final da primeira temporada foram levadas até o último com muitas revelações, traições e plot-twits que ninguém previa.
Agora que a série está finalmente aqui de novo, nós conferimos o primeiro episódio da segunda temporada e analisamos o que nos aguarda para mais um ano da série.
Depois de um longo hiatus, Invencível retorna exatamente de onde parou, agora com uma pegada mais dramática após os eventos do final da primeira temporada. Mark e Debbie estão buscando superar o trauma que a decisão de Nolan causou na família, ele se culpando pelos eventos que levaram à morte de inocentes em um metrô e ela se sentindo usada pelo Omni-Man por todos esses anos. Ninguém está bem, mas todos estão tentando seguir em frente.
Mark tem que lidar com a desconfiança Cecil e de alguns membros dos Guardiões Globais que acreditam que ele é capaz de trair a humanidade da mesma forma que Nolan fez. Um medo que Mark também tem e isso o afeta pessoalmente. Quanto ao resto do mundo, todos pensam que o Omni-Man se explodiu, o que somente alguns sabem que não é verdade.
Se você gostou do arco dos Gêmeos Demolidores na primeira temporada, pode comemorar. Aqui a dupla ganhará uma nova história com direito a referências do último ano. A dupla irá se aliar um novo inimigo de Mark que promete trazer muitas consequências para o Invencível.
A mesma coisa pode ser dita sobre Rudy Connors, o robô que conseguiu transportar sua consciência para um corpo humano. O personagem enganou a todos como um vilão em potencial na última temporada, mas terá que lidar com a adaptação em sua nova forma.
Mesmo com apenas um episódio, está claro que a série será precisa em tocar nos sentimentos das personagens e não parece que vai ter a menor pressa em desenvolver como eles irão superar seus problemas – se é que vão superar.
Ainda bem! A dispensa do clichê oferece uma oportunidade de desenvolver melhor os plots que a obra de Kirkman precisa para ser bem adaptada nesse formato para streaming. E sendo uma série que subverte o gênero de super-heróis, o jeito criativo e único com que pode trabalhar essas questões pode ser inteligente como sempre tem sido.
O humor e a ironia continua tocando o carro-chefe da série, porém em arcos contidos e tiradas que não são tão inteligentes, mas que nos lembram de que esse universo é coberto de vários personagens dimensionais; personagem X pensa diferente, reage diferente, tem atitudes diferentes e consequências diferentes da mesma forma que na vida real, o que pode ajudar aquela parcela de fãs que buscam se identificar com algum arco até o final da temporada.
Em termos de história, Invencível fez algo incomum que outra séries não tem coragem de fazer. Como num filme, a série irá apresentar um personagem famoso dos quadrinhos que se torna um vilão graças às atitudes de Mark – o nosso Mark, para quem já conferiu o primeiro episódio. Em apenas quarenta e oito minutos conhecemos um novo personagem, seus desejos, ambições e motivações até o momento em que ele se torna o grande inimigo da temporada, o que é empolgante.
Existe uma brincadeira ali no começo do episódio que apesar de ser uma promessa que o criador da série já havia anunciado em entrevistas deste ano, abre uma janela curiosa para o universo de Invencível e a temática multiversal que sempre esteve tão em alta. Quem for pego desavisado pode acabar surpreso e pode até gostar se curtir a proposta da série. Nossa dica é ficar mesmo após a aparição da famosa introdução da série que sempre aparece em momentos chaves.
A nova temporada de Invencível chega com quatro episódios até o final do ano com um meio-final de temporada bombástico, depois retorna em 2024 com mais capítulos. A série está disponível na Prime Video.