Luzes no céu à noite assustam terráqueos, mas não são alienígenas; veja a explicação

Luzes no céu à noite assustam terráqueos, mas não são alienígenas; veja a explicação

As luzes no céu que foram avistadas nos últimos dias não são extraterrestres, como algumas pessoas estão acreditando, nem meteoros, são satélites.

A explicação é bastante curiosa para quem ainda não ouviu falar do assunto e também fundamental para o que vamos viver nas próximas décadas.

O que são as luzes no céu do Brasil?

Na verdade, não é apenas o Brasil que está sendo privilegiado com as luzes no céu à noite, o mundo todo pode conferir essas luzes em fila dependendo da hora do dia e da rota tomada pelos satélites.

Para entender certinho o que está acontecendo, tenho que começar explicando quem é Elon Musk.

Luzes à noite no céu do Brasil, seriam alienígenas?

Elon Musk é o cara por trás desses satélites, que já somam mais de 400, com a expectativa de se tornarem mais de 4000 nos próximos anos.

Musk é um bilionário bastante excêntrico e faz investimentos mais arriscados em áreas que pouco exploramos.

Ele ficou conhecido pela Tesla Motors, fabricante de carros elétricos, sendo uma das pioneiras no ramo.

Elon Musk é um bilionário excêntrico dono da Tesla e da SpaceX

Mas, além da Tesla e seus veículos elétricos de luxo, o bilionário também conta com outras empresas com investimentos variados, entre elas a SpaceX, que deve se tornar cada vez mais famosa.

Instagram vs Ralidade: veja
como são as pessoas na vida real

Essa é a empresa responsável por criar um foguete retornável, capaz de voar ao espaço e retornar, economizando uma boa grana (milhões de dólares) nos lançamentos e retornando para poder ser reutilizada.

Com essas aeronaves será possível fazer viagens comerciais no futuro, a Marte e outros pontos, incluindo entre continentes, substituindo os aviões.

Mas e os satélites?

E as luzes no céu à noite no Brasil?

Pois é, um dos planos de Musk e SpaceX é colocar satélites em órbita em todo o mundo para oferecer serviços de internet a todas as regiões do globo.

Apesar de não ser possível saber por quanto, já que o serviço está em estágios bastante iniciais de testes e tudo mais, é prometido um valor acessível para o produto.

Os satélites refletem a luz e são visíveis principalmente durante à noite, é claro.

Também é possível saber por onde os satélites estão passando, basta utilizar o Find Starlink, um serviço que te ajuda a localizar as peças, coloque seu estado e ele fará uma previsão de quando você poderá ver.

Como é um serviço alternativo, o próprio site explica que pode haver variações e que os satélites podem mudar de rota a qualquer momento, tornando difícil a previsão.

Ainda assim, deve funcionar na maioria dos casos.

Alguns tuítes com os satélites da Starlink no Brasil

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)