Michellee Yeoh foi um dos grandes destaques do SAG – cerimônia que homenagiea as melhores performances de cinema e televisão, teve acontecimento no último final de semana – levando para casa seu prêmio de Melhor Atriz em “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”.
A vitória foi um marco, visto que a atriz foi a primeira asiática a ganhar a melhor na categoria e dedicou a vitória a várias outras garotas como ela no mundo todo.
Então, para honrar essa grande vitória da atriz, nós do Pixel Nerd resolvemos relembrar alguns dos papéis mais icônicos de Yeoh com uma galeria de filmes e séries feitas ao longo dos anos. Veja abaixo:
O Tigre e o Dragão (2000)
Li Mu Bai (Chow Yun-fat) é um lendário guerreiro chinês que decide se aposentar após anos de batalhas. Ele entrega sua espada mágica, a “Destiny’s Sword”, para a governadora Yu Shu Lien (Michelle Yeoh), sua grande amiga e amor não correspondido.
Porém, a espada é roubada e os dois se unem para recuperá-la. Durante a jornada, eles encontram a jovem Jen Yu (Zhang Ziyi), filha de um aristocrata, que sonha em se tornar uma grande guerreira. O Tigre e o Dragão foi um grande sucesso de bilheteria e vencedor de quatro Oscars, incluindo o de Melhor Filme Estrangeiro.
007 – O Amanhã Nunca Morre (1997)
Neste filme da franquia James Bond, Michelle Yeoh interpreta a agente chinesa Wai Lin, que se une a Bond (Pierce Brosnan) para impedir que um magnata da mídia, Elliot Carver (Jonathan Pryce), cause uma guerra entre a China e o Reino Unido.
Wai Lin é uma personagem forte e habilidosa em artes marciais, o que permitiu que Yeoh mostrasse seu talento em cenas de ação.
Memórias de Uma Gueixa (2005)
Filme baseado no romance homônimo, Michelle Yeoh interpreta Mameha, uma gueixa que se torna mentora da protagonista Sayuri (Ziyi Zhang). Sayuri é uma jovem pobre que é vendida para se tornar gueixa, e Mameha a ajuda a se destacar na profissão e atrair a atenção do homem que ela ama.
O filme mostra o treinamento rigoroso e a vida das gueixas em uma época histórica do Japão.
Mestre Z: O Legado de Ip Man (2018)
Este é o quarto filme da franquia Ip Man, mas desta vez o foco é em Cheung Tin Chi (Max Zhang), um ex-lutador de Wing Chun que se torna mestre de uma loja de macarrão em Hong Kong. Quando ele é forçado a lutar contra um gangster local, Tin Chi se une a Ip Man (Donnie Yen) e sua turma para combater a violência em sua comunidade.
Em O Legado de Ip Man, Michelle Yeoh interpreta a personagem Wan, a dona do prédio onde Tin Chi tem sua loja e que se torna uma figura importante na luta contra o crime na região.
Podres de Ricos (2018)
Em Podres de Ricos, Michelle Yeoh interpreta Eleanor Young, a mãe do protagonista, que é um dos personagens mais ricos e influentes de Cingapura.
A trama acompanha a história de Rachel Chu (Constance Wu), uma jovem americana de ascendência asiática que se apaixona pelo charmoso Nick Young (Henry Golding), sem saber que ele é herdeiro de uma fortuna incalculável e um dos solteiros mais cobiçados da Ásia.
Quando Rachel decide acompanhá-lo em uma viagem para Cingapura para conhecer a família dele, ela se depara com um mundo de luxo, extravagância e conflitos familiares, especialmente quando a matriarca Eleanor não aprova o relacionamento por considerar Rachel inadequada para Nick.
O filme foi um grande sucesso de bilheteria e crítica, sendo elogiado por sua representação diversa e inclusiva de personagens asiáticos e por sua abordagem humorística e glamourosa.
Aubrey Plaza e Jenna Ortega também foram atrações da noite
Duas atrizes em destaques de 2022 por, respectivamente, White Lotus e Wandinha, as atrizes Aubrey Plaza e Jenna Ortega subiram ao palco no começo da premiação e brincaram sobre o fato de as duas serem “a mesma pessoa”.
“Eu sei, não temos nada em comum”, disse Ortega em determinado momento. “Devemos encontrar as pessoas que fizeram isso…”, Plaza complementou, logo após uma série de maldições aos “responsáveis” pela ida das duas ao palco. Tudo bem, agora eu vejo porque estamos aqui, concluiu Aubrey entrando na brincadeira.