A franquia Transformers está de volta com o seu sétimo filme da franquia.
Intitulado O Despertar das Feras, o longa será um reboot da história que todos conhecemos e promete dar uma entrada a mais criaturas robóticas nunca antes exploradas no universo dos filmes, como os Maximals, os Predacons e os Terrorcons.
No entanto, para quem já conhece a franquia (e, assim como eu, decidiu abandona-lá nos útlimos anos) algumas coisas podem nos deixar confuso. Uma delas é o desaparecimento do personagem Sam Witwicky, o personagem que fez conexão com os Autobots pela primeira vez no universo de Transformers. O que aconteceu com Sam? Por que o personagem tão leal a Optimus não está mais na franquia?
Sam Witwicky é um personagem da franquia Transformers que apareceu nos três primeiros filmes. Ele era um amigo dos Autobots e tinha uma ligação com o bastão de Merlin, um artefato mágico que controla os robôs. Após lutar tanto tempo ao lado dos Autobots, o personagem misteriosamente desapareceu. Não apenas ele, mas Michaela e Carly, suas duas namoradas que também lutaram bravamente nas guerras contra os Decepticons.
O que aconteceu com Sam?
Sam Witwicky morreu em algum momento após o terceiro filme, pois em Transformers: O Último Cavaleiro, é revelado que Vivian, uma descendente de Merlin, é a última Witwicky viva.
Toda essa história é criada apenas para ocupar o espaço deixado após declarações de Shia LaBeouf, que deixou a franquia no terceiro filme e não retornou para o quarto. Após questionamentos dos fãs, a produção não queria deixar explicíto a substituição do ator por Cade Yeager (Mark Wahlberg), então resolveu criar essa desculpa.
No momento de sua saída, Shia chegou a declarar que “não conseguia encontrar mais um lugar para levar Sam”, e, por isso, decidiu encerrar sua participação. O diretor Michael Bay adotou uma postura semelhante, afirmando que “seria difícil fazer um quarto filme com os mesmos personagens” e que uma reinvenção se tornou necessária.
Shia e Bay sempre tiveram uma relação intensa, com relatos de discussões no set e tensões evidentes. O ator já criticou Bay por suas tentativas incessantes de imitar James Cameron e por não acreditar em Bumblebee, mas sempre se declarou um fã subestimado do artista, apesar de tudo.
E quanto a Mikaela?
Mikaela Banes é uma personagem da franquia Transformers que apareceu nos dois primeiros filmes. Ela era a namorada de Sam Witwicky e uma aliada dos Autobots. Ela tinha uma paixão por consertar carros, que aprendeu com seu pai, um ladrão de carros. Ela terminou o namoro com Sam entre o segundo e o terceiro filme, e não apareceu mais na série.
Assim como Shia, Megan Fox, atriz que interpretava a personagem, deixou a franquia Transformers após fazer comentários negativos sobre Bay, comparando-o a Hitler e dizendo que ele era um pesadelo para se trabalhar. Ela afirmou que foi uma decisão sua sair, mas alguns relatos dizem que ela foi demitida pelo produtor executivo Steven Spielberg, que ficou ofendido com as declarações dela. Ela não voltou mais para a série e foi substituída por outra atriz no terceiro filme.
Transformers: O Despertar das Feras
Transformers: O Despertar das Feras estreia em 8 de junho de 2023 no Brasil. O filme é o sétimo da franquia Transformers e se baseia na animação Beast Wars, que apresentava robôs que se transformavam em animais. O filme terá novos personagens como os Maximals, os Predacons e os Terrorcons, além dos já conhecidos Autobots e Decepticons.