O Rotten Tomatoes é um dos maiores sites agregadores de críticas da face da internet. No ar desde 1998, o indicador tem sido um dos maiores portais de divulgações de filmes e séries, e produções de todo tipo. Apesar disso, muita gente se questiona ainda o que ele representa e a sua importância na história do cinema e da tv.
O que é o Rotten Tomatoes?
O Rotten Tomatoes é um site que avalia a qualidade de filmes e séries de TV com base nas opiniões de críticos e do público. O site usa um sistema chamado Tomatometer, que mede a porcentagem de críticas positivas para cada obra. As obras que têm pelo menos 60% de críticas positivas recebem o selo de “Certified Fresh”, que indica uma alta qualidade. Ele também oferece trailers, notícias e guias de streaming para os usuários.
Uma curiosidade é que o nome “Rotten Tomatoes” significa ‘Tomates Podres’. Apesar do nome aleatório, o título logo virou uma das categorias de filmes que possuem uma média baixa. o site.
De onde surgiu a ideia do site?
O filme A Hora do Rush, estrelado por Jackie Chan e Chris Tucker, foi a inspiração para a criação do site Rotten Tomatoes. O fundador do site, Senh Duong, era um grande fã de Jackie Chan e começou a coletar todas as críticas dos filmes de ação de Hong Kong de Chan quando eles foram lançados nos Estados Unidos.
O catalisador para a criação do site foi A Hora do Rush (1998), o primeiro grande crossover de Hollywood de Chan, que estava originalmente planejado para ser lançado em agosto de 1998. Duong programou o site em duas semanas e o site foi ao ar no mesmo mês, mas o lançamento de A Hora do Rush foi adiado até setembro de 1998.
Como são dadas as notas do Rotten Tomatoes?
É importante entender que o esquema do site não trabalha com notas necessariamente. O site é na realidade um medidor, como um termômetro, só que com qualidade.
As notas são chamadas de Tomatometer e são calculadas com base nas opiniões de críticos profissionais e usuários cadastrados no site.
O Tomatometer é exibido como uma porcentagem de 0 a 100%, que indica a proporção de críticas positivas para um determinado filme ou série. Por exemplo, se um filme tem 80% no Tomatometer, significa que 80% das críticas foram favoráveis. Os filmes e séries que têm pelo menos 60% de críticas positivas recebem o status de “tomate fresco” e um ícone de tomate vermelho. Os que têm menos de 60% recebem o status de “tomate podre” e um ícone de mancha verde.
Além disso, o site também concede um “selo de qualidade” para alguns títulos que atendem a certos requisitos, como ter uma nota igual ou acima de 75%, ter pelo menos 5 avaliações de críticos considerados importantes pelo site, e ter um número mínimo de avaliações dependendo do tipo de lançamento. Esses títulos são chamados de “Certified Fresh” e recebem um selo vermelho ao lado do Tomatometer.
Os usuários do site também podem avaliar os filmes e séries em uma escala de 0 a 5 estrelas, sendo exibidas na página do título com um ícone de balde de pipoca. Se pelo menos 60% dos usuários avaliaram o filme ou série com 3,5 estrelas ou mais, o balde de pipoca será vermelho e estará cheio. Caso contrário, o balde será verde e quase vazio.
Qual a importância do Rotten Tomatoes?
Ao longo dos anos, o site tem servido um histórico tanto para o público quanto para o cinema e a televisão. A tática de precisar “checar” uma produção antes de ela estrelar em algum lugar ajuda tanto na divulgação quanto no chamado ‘boca a boca’, método que ajuda a deixar um projeto com chances de ser desconhecido, famoso.
Fulano verá no Rotten que tal filme é bom e irá indicar a ciclano. Fulano irá ver que determinada série é ruim, e assim subsequentemente. De tempos em tempos também, as listas de indicação e a reunião de críticas que são reunidas em cada longa podem aumentar as chances da produção ganhar algum tipo de prestígio.
Apesar de sua importante marca, um escândalo recente envolvendo manipulação de empresas nas notas divulgadas pelo site pode colocar a popularidade do Rotten Tomatoes em evidência.
Saiba mais aqui: