As lives têm sido conhecidas nos últimos anos por serem uma forma de divulgar produtos, serviços, interagir com o público ou simplesmente compartilhar momentos do dia a dia. Elas também são uma maneira de se conectar com o seu público e ampliar o alcance da sua marca. Porém, não é todo mundo que detém o conhecimento do que é uma live e pode se perder ao ouvir essa palavra mesmo hoje em dia. Iremos explicar exatamente o que é uma live no artigo abaixo.
Uma live é uma transmissão ao vivo de áudio e vídeo na Internet, geralmente feita por meio das redes sociais. Você pode assistir a lives de pessoas famosas, músicos, jogadores ou qualquer outro usuário que queira compartilhar algo em tempo real. As lives permitem uma maior interação e proximidade entre quem transmite e quem assiste. Você também pode fazer uma live pelo seu celular usando aplicativos como YouTube, Instagram, Facebook, Twitter ou Twitch.
Uma live é comumente confundida com um vídeo gravado ou um podcast. Um vídeo gravado é um conteúdo que foi filmado e editado antes de ser publicado na Internet, enquanto um podcast é um programa de áudio que pode ser baixado ou transmitido online. Uma live, por outro lado, é um conteúdo que é transmitido ao mesmo tempo em que é gravado, sem edições ou cortes.
Qual utilidade as Lives têm?
As lives têm várias utilidades, dependendo do objetivo de quem as faz e de quem as assiste. Algumas possíveis utilidades são:
- Divulgar um produto, serviço ou ideia;
- Entreter e informar o público;
- Criar uma conexão mais próxima com os seguidores;
- Mostrar um talento ou uma habilidade;
- Arrecadar doações para uma causa;
- Aprender algo novo ou ensinar algo;
- Interagir com outras pessoas em tempo real.
Como fazer uma Live?
Para fazer uma live, você precisa seguir alguns passos, dependendo da plataforma que você escolher. Algumas dicas gerais são:
- Defina o tema, o objetivo e o público da sua live;
- Escolha um local com boa iluminação, som e cenário;
- Planeje o roteiro e o tempo da sua live;
- Teste os equipamentos e a conexão de internet antes de começar;
- Divulgue a sua live com antecedência nas suas redes sociais;
- Interaja com os espectadores durante a transmissão;
- Analise os resultados e o feedback da sua live.
Para fazer uma live pelo YouTube, você precisa ter uma conta e um canal na plataforma. Você pode usar o seu celular ou o seu computador para transmitir ao vivo. No celular, você precisa baixar o aplicativo do YouTube e tocar no ícone da câmera na parte superior da tela. Depois, selecione a opção “Transmitir ao vivo” e siga as instruções na tela. No computador, você precisa acessar o YouTube Studio e clicar em “Criar” no canto superior direito. Depois, escolha a opção “Transmitir ao vivo” e configure a sua transmissão.
Para fazer uma live pelo Instagram, você precisa ter uma conta na rede social e baixar o aplicativo no seu celular. Para começar a sua transmissão, é só ir até a função Stories (a câmera no canto superior esquerdo), arrastar para a esquerda e clicar em “Iniciar vídeo ao vivo” (ou “Start live video”). A partir daí, o Instagram vai avisar os seus seguidores que você entrou ao vivo.
Para fazer uma live pelo Facebook, você precisa ter uma conta na rede social e baixar o aplicativo no seu celular ou acessar o site no seu computador. No celular, você precisa tocar no ícone “O que você está pensando?” na parte superior do seu feed de notícias. Depois, selecione a opção “Vídeo ao vivo” e configure a sua transmissão. No computador, você precisa clicar no ícone “Criar publicação” na parte superior do seu feed de notícias. Depois, escolha a opção “Vídeo ao vivo” e configure a sua transmissão.
Quanto tempo pode durar uma live?
A duração de uma live depende da plataforma que você escolher para fazer a sua transmissão. Cada uma tem um limite máximo diferente, que pode variar de acordo com as políticas da comunidade ou o histórico do usuário. Veja alguns exemplos:
- No YouTube, você pode fazer uma live de até 12 horas pelo celular ou pelo computador.
- No Instagram, você pode fazer uma live de até 4 horas pelo celular.
- No Facebook, você pode fazer uma live de até 8 horas pelo celular ou pelo computador.
- Na Twitch, você pode fazer uma live de até 48 horas pelo celular ou pelo computador.
Você deve escolher a plataforma que melhor se adapta ao seu objetivo, público e conteúdo. Lembre-se também de respeitar as regras de cada uma e de manter a qualidade da sua live.