OpenAI: conheça a empresa criadora do ChatGPT

Redator Texty

Atualizado em:

OpenAI

A inteligência artificial é sem sombra de dúvidas um dos assuntos mais comentados da atualidade, causando entusiasmo em alguns, e um certo receio em outros. O assunto explodiu no mundo depois do lançamento do ChatGPT, produzido pela  empresa OpenAI, tornando-se uma das ferramentas mais utilizadas em todo globo.

A tecnologia lançada pela OpenAI permite que o usuário interaja com a IA através de uma conversação, utilizando uma interface que permite que ele se comunique por textos. Assim, é possível que a ferramenta responda a inúmeras demandas solicitadas pelo usuário, batendo apenas ao indivíduo solicitar a tarefa desejada.

O ChatGPT tornou-se uma febre no mundo, pois a ferramenta simula a inteligência humana e disponibiliza ao usuário inúmeras possibilidades. Mas você sabe de onde surgiu a empresa criadora do ChatGPT, e como foi desenvolvida a tecnologia que hoje é sucesso no mundo?

Pensando nisso, criamos um artigo que vai abordar a origem do ChatGPT, descrevendo a história da OpenAI no desenvolvimento dessa tecnologia de grande sucesso mundial.

OpenAI: saiba como surgiu a startup

A OpenAi é uma startup criada em 2015, com o objetivo de desenvolver pesquisas acerca da inteligência artificial (AI ou no português IA). Assim, o laboratório de pesquisa surgiu em São Francisco, sendo fundado por Elon Musk, Peter Thiel, Sam Altman, Jessica Livingstonno, dentre outros importantes fundadores.

Como mencionado anteriormente, a principal meta da empresa era o desenvolvimento de uma IA, possibilitando o avanço da humanidade através da tecnologia. Durante os anos seguintes, a empresa lançou diversas outras ferramentas, como o Gym em 2016, que possibilitou um sistema de recompensa para treinamento da IA. Além disso, em 2019 a OpenAI se envolveu em uma grande polêmica ao criar uma ferramenta que possibilitava a elaboração de notícias falsas, e devido a isso nem chegou a ser lançada oficialmente.

A participação de Elon Musk na startup

Elon Musk
Foto: Patrick Fallon – Reuters/Reprodução.

Como já mencionado, o bilionário Elon Musk foi um dos investidores que participou da fundação da startup, pois acreditou na IA como promotora na resolução de problemas. No entanto, o fundador da Tesla abandonou a startup em 2019, mesmo mantendo os investimentos ainda vigentes.

Muitas especulações sobre o motivo do abandono de Musk surgiram, mas o bilionário afirma que saiu por discordar de algumas políticas da empresa. Musk afirmou que a OpenAI necessitava ser mais transparente, e ainda justificou sua saída para dar enfoque à implementação da IA na Tesla Motors.

O protagonismo de Sam Altman e as repercussões políticas

Sam Altman
Foto: Reuters/Reprodução.

O também fundador Sam Altman possui grande protagonismo frente ao desenvolvimento da IA, ocupando atualmente o cargo de diretor executivo da startup. Altman sempre reforçou o desejo pelas melhorias que a IA poderia trazer ao mundo, mas também salientou sobre os riscos inerentes ao novo advento.

Em março de 2023, Altman alertou sobre esses riscos no painel senado dos EUA, propondo uma regulação internacional para as IA’s. No discurso do CEO ele afirma que é crucial a criação de um marco regulatório internacional, pois a IA pode trazer danos imensuráveis à sociedade.

Microsoft e OpenAI: Entenda essa parceria

Em 2019, a Microsoft anunciou uma parceria com a OpenAI, investindo cerca de 1 bilhão de dólares no desenvolvimento da inteligência artificial.  A parceria possibilitou através do Microsoft Azure a contribuição para a criação de novas inteligências artificiais, abertas a todos os usuários do mundo.

Os investimentos não pararam por aí, em 2023 a Microsoft anunciou a aplicação de um valor multimilionário de vários anos, com o intuito de se manter na vanguarda da IA. O fato é que a parceria traz grandes inovações, com a possibilidade de uma IA generativa que poderá criar qualquer conteúdo utilizando um prompt de comando.   

Veja também:

Bill Gates: as empresas e previsões do bilionário da Microsoft

O que podemos esperar daqui pra frente?

É difícil supor como a tecnologia de fato poderá ser implementada, mas a IA possui o potencial de processamento que permite o cruzamento de dados de maneira muito mais eficiente.

O resultado disso é a descoberta de novos conhecimentos, como na medicina e saúde, permitindo um avanço indescritível. Estimativas apontam que um mundo diferente, tanto nas relações de trabalho, como na educação, desenvolvimento tecnológico e científico, dentre inúmeras inovações. Cabe a nós acompanhar as cenas dos próximos capítulos, e desfrutar dos benefícios prometidos por essa inovação tecnológica.

Alura

Torne-se um profissional extremamente qualificado com os cursos de tecnologia da Alura, a maior escola online de tecnologia do Brasil. Acesse 24h/dia cursos de Inteligência artificial, Programação, UX & Design e outros mais de 1400 cursos, 100% em português.