A crítica de cinema Isabela Boscov é conhecida por não ter papas na língua na hora de avaliar os filmes que assiste. Em seu canal no YouTube, ela já zombou de várias produções que considerou ruins, decepcionantes ou absurdas. Neste artigo, vamos relembrar os 7 filmes mais zombados por ela e entender por que eles não agradaram a crítica. Será que você concorda com as opiniões dela ou acha que ela foi injusta? Confira a seguir!
Quem é Isabela Boscov?
Isabela Boscov é uma jornalista e influenciadora digital brasileira, especializada em crítica cinematográfica. Ela é formada em Rádio e TV pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já trabalhou em jornais como Jornal da Tarde e Folha de S.Paulo, além de revistas como SET e Veja.
Ela se tornou conhecida por suas opiniões sinceras e bem-humoradas sobre os filmes que assiste, publicadas em seu blog, canal no YouTube e coluna na Veja. Ela já entrevistou pessoalmente celebridades do cinema como Steven Spielberg, Harrison Ford, Quentin Tarantino, Clint Eastwood e George Lucas.
Em 2021, ela ganhou repercussão nas redes sociais por causa dos memes feitos com suas críticas, que destacavam suas expressões e frases marcantes. Ela também participou de uma publicidade da Avon usando alguns dos memes que viralizaram.
1. Morbius
Quando Morbius tentou surfar na onda da fama de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, Isabela rapidamente atendeu aos pedidos dos seus fãs e reagiu ao filme que se passa dentro do Aranhaverso. Da sua maneira direta e sincera, Boscov disse que o filme não tinha sequer o potencial para ser chamado de “desastre”, descrevendo ele como sem alma, sem vida, sem ação e feito sem nenhuma fé.
Isa ainda descreveu que as atuações eram horríveis, o roteiro descrente, os efeitos um horror e o filme completamente arrastado. Esse é o famoso vídeo onde a youtuber lança uma das suas pérolas mais conhecidas: “Isso só pode ser dívida de jogo, porque só com alguém ameaçando quebrar as suas pernas é que você vai e topa um trabalho desse.”
O vídeo já conta com mais de 430 mil visualizações e 75 mil curtidas no YouTube.
2. Liga da Justiça – Snydercut
O amado e adorado Liga da Justiça – Snyder Cut foi um dos filmes mais aguardados de Zack Snyder, com um corte de quatro horas de produção que escondiam o verdadeiro potencial de um dos maiores gênios que o DC Universe já conheceu, sendo até hoje um dos motivos para os fãs clamarem pela volta de Snyder para o DCEU. Porém, para Isabela, é melhor Zack ficar pela Netflix mesmo.
Surpreendo a muitos Snydetes e DCnautas, a avaliadora chamou o filme de Snyder de longo demais, criticou as sequências em câmera lenta e calou a boca de todo mundo dando ótimos motivos para que todos vissem que, por um certo lado, ela tinha razão. O filme realmente não apresenta uma conexão entre personagens e não possui um senso artístico próprio nas palavras de Boscov. O Snyder Cut, por mais bom que seja, está ali apenas para promover um jogo de câmeras. Ainda assim, pelo menos não é Morbius.
3. My Policeman
Sempre achamos engraçado ou um tanto curioso quando artistas musicais adentram o cenário audiovisual do cinema. Mas, para Isabela, o negócio é sério. Tanto que em My Policeman, filme LGBTQIAP+ que estrela Harry Styles, ela pegou leve, mas não deixou de falar a verdade.
Boscov disse que a atuação de Harry causou a dois dos astros que o acompanham no filme, David Dawson e Emma Corin, a “carregarem” o personagem de Styles pelo braço, visto que ele estava ocupado demais fazendo cara de paisagem em todas as suas cenas. Isa até que foi gentil com o filme, parte do motivo pelo fandom do artista que concordou com suas ressalvas, e também criticou a direção do filme que é separado em duas épocas diferentes e não possui qualquer espaço para ser mais profundo.
Apesar disso, durante a divulgação do filme, não ajudou nada Harry dizer que o seu filme envolvia um romance gay “amoroso”, apagando completamente a identidade de filmes que não só funcionam bem, como conseguem transpassar esse sentimento, como Moonlight.
4. Não se Preocupe, Querida
Novamente pegando Styles pela orelha, antes de My Policeman, existiu o vídeo de Não Se Preocupe, Querida onde Harry contracena ao lado de Florence Pugh, atriz bastante conhecida por atuar em Midsommar e em Viúva Negra. Começando pela escolha criativa de mostrar que o sexo entre os personagens de ambos atores estava bom a ponte de eles derrubarem comida, Isa não poupou saliva para mostrar que o filme era uma bagunça sem o menor sentido.
Não só da parte do roteiro, atuação ou plot, Isa foi bastante esperta em mencionar as controvérsias envolvendo o filme e a diretora e atriz Olivia Wilde, que foi completamente irresponsável durante a produção do filme e culpada por todo o desastre que se seguiu em volta dele. Existe até mesmo um vídeo da atriz implorando para o ator Shia LaBeouf voltar para o set de gravação, que revelou a todos que ele fazia parte da produção do filme. Tudo muito estranho e caótico, e é lógico que Boscov não podia estar mais do que certa.
5. Homem-Formiga: Quantumania
Que Homem-Formiga: Quantumania foi um desastre de filme, todo mundo sabe. Não só uma das piores entradas de uma Fase nova da Marvel, o terceiro volume da saga de Scott Lang nasceu não muito tempo antes das polêmicas envolvendo Jonathan Majors, que no filme faz o papel de Kang, O Conquistador e possui a atriz anti-vacina Evangeline Lilly que foi capaz de comparar a obrigatoriedade de vacinas como uma ditadura. Duas coisas que já nos mostram que coisa boa dali não ia sair.
Quantumania deixou Isa completamente claustrofóbica, implorando para que ao menos uma pessoa tomasse um copo de água para lembrar a ela o senso de realidade. Dessa vez, Boscov criticou o roteiro sem mais delongas, as decisões criativas que tornaram o clima do filme totalmente opaco e sem nenhum resquício dos dois primeiros filmes, que foram mais espirituosos.
6. Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore
Para Os Segredos de Dumbledore, Isa até que falou bem, sabendo ressaltar os pontos positivos do terceiro filme spin-off da lendária saga Harry Potter, assim como os seus pontos negativos como suas sub-tramas e suas dificuldades em definirem apenas um protagonista principal para a franquia, assim como Harry era para os sete primeiros filmes.
Apesar de tudo, Isa falou bem do filme, elogiou atuações, demonstrou interesse por outras coisas que fazem com que fãs desprezem não só desprezem Os Segredos de Dumbledore, mas a própria JK Rowling que é famosa por financiar propagandas anti-transsexuais.
7. Doutor Estranho: Multiverso da Loucura
No último lugar dessa lista de filmes zombados pela Isabela Boscov, temos o conhecidíssimo Multiverso da Loucura, segundo filme do Doutor Estranho. Isa elogiou bastante os enquadramentos do filme, a identidade de Sam Raimi em dar a câmera a sensação de que ela está possuída e puxou vários elogios ao diretor e suas técnicas que continuam vivas desde o lançamento de Uma Noite Alucinante ou A Morte do Demônio.
No entanto, ela também criticou o fato de que o filme não dá a liberdade para pessoas menos investidas ao Universo Marvel de entender o que está acontecendo dentro dele e cita várias produções como Homem–Aranha Sem Volta Para Casa, Loki e WandaVision.
Para a crítica de Boscov, a Marvel é o maior obstáculo para se gostar do filme como um todo. No entanto, volta sem humilhar e menosprezar para deixar a todos nós cientes do seu ponto de vista; que é, sempre, muito sensato e conciso.
Esses foram os filmes mais “zombados” por Isabela Boscov em seu canal no YouTube. Você gosta da Isabela? Já seguia o canal dela? Nos deixe saber!