Em qualquer universo de mídias, existem sempre dois poros que separam os conteúdos: o raso e o mais profundo. Para a música, o pop e o indie clássico. Para a literatura, os Young Adults e os livros de distopia. E dentro do mundo Otaku, existe uma classificação para separar animes entre shounen e seinen, o que faz muitas pessoas ficarem interessadas em saber o que estão assistindo. Confira nesse artigo a diferença entre os dois tipos para ficar por dentro de tudo!
Shounen e Seinen são duas categorias de mangás e animes que se referem ao público-alvo das obras. Shounen é voltado para o público masculino jovem, entre 8 e 18 anos. Seinen atrai mais o público masculino adulto, algo entre 20 e 50 anos.
As histórias de Shounen costumam ter como tema principal a jornada do herói, com muita ação, aventura, superação, lutas e conquistas. Alguns exemplos de Shounen são Naruto, Dragon Ball, One Piece, Saint Seiya, entre outros.
Já as histórias Seinen, por outro lado, são mais comuns por terem como tema assuntos mais pesados, complexos e realistas, como violência, sexo, psicologia, política e etc.
A diferença entre as duas é bastante simples: quando um anime é carregado de aventura e luta, ele é um shounen. Mas o Seinen, por outro lado, é um pouco mais complexo e filosófico, além de ser mais intenso. O que não impede de ter algumas lutas também. Algo que faz bastante sentido quando paramos para analisar o significado das duas palavras. Shounen significa “menino” em japonês. Seinen significa “adulto”, ou homem adulto no caso.
Algumas histórias de seinen podem ter personagens em idade típica de shounen, mas com um tratamento mais maduro e menos idealizado. Por exemplo, em um anime shounen, o protagonista pode ter um poder escondido que o torna muito forte e capaz de derrotar seus inimigos. Em um anime seinen, o protagonista pode ter um poder que o faz sofrer ou ser perseguido por outras pessoas.
Isso nunca acontece em um shounen, onde é mais provável que além de ter um grande poder escondido, o protagonista seja capaz de passar até mesmo os vilões para o seu lado, e sempre pode contar com um grupo de amigos tão poderoso quanto ele.
Outros tipos de anime:
Mas nem só de Shounen e Seinen vive a comunidade. Além das outras duas classificações, outros tipos de anime acolhem os mais diversos tipos de animes espalhados por aí, levando em conta a idade, tipo de história e até estilo de animação.
Shoujo
As histórias costumam ter como foco o romance, o drama e a vida escolar das protagonistas. Em Sakura Card Captor, por exemplo, o romance é um tema que prevalece mesmo sob as questões paranormais que complementam a obra.
Josei
Mais voltado para a classe da casa dos 20 e indo até os 40, questões do cotidiano das mulheres, como trabalho, família, relacionamentos e sexualidade se entrelaçam entre as histórias. Os animes josei costumam ter um estilo de desenho mais realista, com cores mais sóbrias e expressões mais maduras.
Harem
Nesse subgênero de anime, o Harem pode se misturar com outros tipos de histórias, mas sempre terá um protagonista masculino que é rodeado por várias garotas que se interessam por ele. As situações tendem a ser cômicas dentro das histórias e as personalidades das personagens femininas diferentes, sempre visando apontar o ciúmes ou as disputas pelo protagonista.
Kodomo
Tipo de anime que é feito para o público infantil, sem distinção de gênero. Nelas, as histórias costumam ter como foco a educação, a diversão e a moral das crianças e investir em um estilo de desenho mais simples, com cores vibrantes e personagens fofos.