Qual a relação entre o jogo Twin Mirror e a série Twin Peaks?

Qual a relação entre o jogo Twin Mirror e a série Twin Peaks?

A série Twin Peaks, uma das produções mais famosas do cineasta David Lynch, se tornou referência para muitas produções atuais, incluindo na indústria de games. 

O pessoal do estúdio francês Dontnod, conhecido por causa de Life is Strange, já deixou claro que se inspirou na série para fazer seu drama adolescente, mas a relação de amor com o seriado da ABC fica ainda mais clara no novo projeto do estúdio: Twin Mirror.

Além do nome parecido, as duas produções compartilham de muitas outras similaridades e isso fica mais claro a cada novo vídeo sobre Twin Mirror, que será lançado em formato episódio em 2019 no PC, PS4 e Xbox One.

Inspiração

Lançada originalmente em 1991 com duas temporadas (que renderam mais um filme e novos episódios), Twin Peaks conta a história do agente Dale Cooper investigando um assassinato numa pequena cidade do interior dos Estados Unidos.

Porém, o aparente caso de polícia se desdobra em uma série de eventos estranhos e inexplicáveis.

A estrutura fora do comum da produção feita por Mark Frost e David Lynch ganhou bastante notoriedade na época e deixou muitos telespectadores atiçados com as possibilidades da história, o que rendeu diversas teorias do público e muita audiência para a ABC, canal que transmitia a atração.

Inspirada na série da ABC e no sucesso do jogo The Walking Dead, da Telltale Games, o estúdio Dontnod conseguiu simular o feeling da série de TV com Life is Strange, que foi lançado em 2015 por episódios, de forma parecida com séries de TV.

A história do game é tão complexa e envolta em mistérios que rende teorias de fãs até hoje.

Twin Mirror chegará seguindo esta mesma estrutura de lançamento, mas a Dontnod já disse que pretende fazer um jogo ainda mais “adulto”, ao estilo de Heavy Rain, um dos jogos mais famosos quando o assunto são escolhas.

Com isso, podemos esperar referências ainda mais próximas de Twin Peaks no novo game, que vão desde cenários similares até conceitos já estabelecidos por David Lynch.

Aquele clima noir

twin peaks twin mirror comparacao
Qualquer semelhança não é mera coincidência

Assim como em Twin Peaks, a raiz da história de Twin Mirror é noir, uma subdivisão do cinema que se aproveita da obscuridade e temas mais pesados para contar histórias que mostram seres humanos ambiguos e densos emocionalmente.

E a relação do jogo com o gênero já fica bem clara no plot inicial da história.

Enquanto o sumiço de Laura Palmer é o ponto que faz a história andar na série de Lynch, a motivação de Samuel Higgs, o jornalista que protagoniza Twin Mirror, é a morte de seu amigo em Basswood, sua cidade natal que fica no interior de West Virginia.

twin mirror jornalista morre
Quem matou Laura Palmer o amigo de Sam?

O repórter investigativo não visita sua terra natal há anos e, em meio a uma “crise dos 30 anos”, é obrigado a voltar pra lá por causa da fatalidade com seu amigo.

E, segundo o que já vimos no gameplay do jogo, ele não voltará apenas para um funeral.

Do mesmo jeito que Twin Peaks desenrola sua trama a partir de um crime, a morte do amigo de Sam é só a ponta de um fio que puxou o jornalista para a cidade, que também está cheia de mistérios que serão revelados durante a narrativa do game.

Análise do gameplay de Twin Mirror

Logo de cara, os trailers de Twin Mirror mostram como a pequena cidade do interior é parecida com a pacata e estranha Twin Peaks esteticamente.

Segundo o pessoal da Dontnod, Basswood fica no chamado “Cinturão da Ferrugem”, uma zona decadente e que era referência na indústria pesada, o que garante a presença de grandes fábricas, uma névoa que toma conta da cidade e problemas sociais como desemprego.

A abertura da série da ABC, que pode ser vista acima, traz referências a esse mesmo conceito, com fábricas soltando fumaça e máquinas pesadas aparecendo na composição da cidade.

Durante a trama, Twin Peaks apresenta diversos personagens que podem estar por trás da morte de Laura, o que abre portas para apresentar os lados mais estranhos da população da cidade.

Conheça mais detalhes da cidade de Twin Mirror neste post

Segundo descreve a Dontnod neste tweet, “uma cidade pequena recheada de intrigas e segredos é um local perfeito para a construção de uma história de mistério noir”.

Twin Peaks comprova esse conceito, bem como outras produções inspiradas nela, incluindo a popular série Stranger Things. Resta agora esperar para descobrirmos os segredos de Basswood.

A exploração do subconsciente

Além de se passar em uma cidade do interior dos Estados Unidos e explorar toda a estranheza de um pequeno município, o jogo também aborda outro ponto comum de Twin Peaks e outras obras de David Lynch: o subconsciente.

No gameplay de 10 minutos de Twin Mirror apresentado na Gamescom 2018, a Dontnod apresentou uma das principais mecânicas do game: o palácio mental.

Quando precisa analisar uma situação friamente ou relembrar algo específico, o protagonista Samuel Higgs se enterra na própria mente para testar possibilidades e reviver momentos decisivos.

Em Twin Peaks, e também em outras obras de David Lynch, o protagonismo dos sonhos e do subconsciente são constantes.

Logo nos primeiros episódios da série, por exemplo, o agente especial Dale Cooper “desvenda” um grande mistério durante um de seus sonhos, que envolve falas ao contrário e um anão dançarino.

As viagens ao subconsciente terão um papel importante em Twin Mirror, tanto que o próprio Sam acaba criando cópias de si mesmo para ajudar, ou atrapalhar, durante seus raciocínios.

A parte mais interessante em tudo isso é que o jogador será o responsável pelas escolhas e o desfecho da história, o que abre mais portas para mistérios e teorias.

Um dos primeiros comentários que recebemos no vídeo sobre a jogabilidade de Twin Mirror que fizemos foi: “Não entendi nada, gostei”, algo que exprime muito bem a experiência de assistir Twin Peaks, e que possivelmente será similar ao que sentiremos jogando Twin Mirror.

Ps: Um dos investigadores do filme de Twin Peaks se chama Sam e é loiro. Coincidência? EU ACHO QUE NÃO.

Trailer de Twin Peaks

Assista abaixo um dos últimos trailers revelados pela Bandai Namco para o jogo

Redator Pixel

Escrito com carinho por um dos nossos melhores redatores :)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.